3 min para ler
CESAR .
Publicado em: 09 de fevereiro de 2026
Tecnologia
Laboratório IIoT: Como provas de conceito estão reduzindo riscos e acelerando a inovação industrial em Manaus

Testar a viabilidade de uma tecnologia, avaliar a consistência técnica de uma ideia e verificar se um problema pode ser efetivamente resolvido da forma proposta são alguns dos fatores que fazem da prova de conceito (Proof of Concept – PoC) um dos principais instrumentos de redução de riscos na indústria. Ao permitir experimentações controladas antes da adoção em larga escala, esse modelo contribui para a economia de tempo, recursos financeiros e energia, além de qualificar o processo de tomada de decisão empresarial.
Especialistas e aplicação em condições operacionais
Os resultados tendem a ser ainda mais relevantes quando as provas de conceito são desenvolvidas por especialistas e aplicadas em condições operacionais. Com esse objetivo, o CESAR, o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, consolidou o Laboratório IIoT Manaus, iniciativa voltada ao fortalecimento de soluções tecnológicas de maior complexidade.
🔗Leia também: Da Amazônia para o mundo: conheça a Auditrax, a solução de auditoria inteligente da LG com o CESAR
Inovação aplicada às indústrias da Zona Franca de Manaus
Com atuação local na região amazônica, o laboratório tem foco nas indústrias da Zona Franca de Manaus e promove o desenvolvimento conjunto de provas de conceito que integram Internet das Coisas (IoT) e análise de dados, com priorização de soluções mais sustentáveis. A proposta é conectar inovação tecnológica a desafios ambientais e produtivos estratégicos, com investimento integral realizado pelo CESAR.
Casos que mostram o impacto das PoCs
Além da entrega técnica, o programa oferece visibilidade, resultados mensuráveis e conexão com o ecossistema de inovação, posicionando as empresas participantes na vanguarda do desenvolvimento tecnológico regional. Entre os exemplos estão o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), que transformou dados de monitoramento do solo em inteligência aplicada à sustentabilidade; a Boardtec, que automatizou o controle de paradas produtivas; e a UCB Power, que avançou da inspeção manual para a inspeção inteligente por meio de visão computacional.
Equipes multidisciplinares e entrega de valor
As PoCs são desenvolvidas por equipes multidisciplinares, reunindo especialistas em hardware, pesquisa científica, design, análise de dados e visão computacional, garantindo uma abordagem completa — do desafio técnico à validação prática da solução.
“A empresa entra com o desafio, e o CESAR aporta o conhecimento, o investimento e o time técnico. Juntos, desenvolvemos um protótipo funcional, construímos um caso de sucesso e demonstramos como a inovação pode, de fato, gerar valor para o negócio”, afirma José Henrique Lima, gerente da unidade CESAR Manaus.
,
Talvez você goste também

Projeto Yara acelera formação de talentos em tecnologia na Zona Franca de Manaus

CESAR e The Shift se unem em série de conteúdos sobre cibersegurança

CESAR potencializa projetos de inovação com novo “fast track” da Lei do Bem, a partir de acordo estratégico entre MCTI e EMBRAPII

