logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosEducação

4 min para ler


CESAR .


Publicado em: 03 de fevereiro de 2026

Educação


Projeto Yara acelera formação de talentos em tecnologia na Zona Franca de Manaus

Imagem do artigo Projeto Yara acelera formação de talentos em tecnologia na Zona Franca de Manaus

Com mais de 13 anos de atuação consolidada no Polo Industrial de Manaus, o CESAR Manaus, unidade regional do mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, anuncia o Projeto Yara – Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Matias Machline (FMM), a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), oferecerá uma trilha de formação completa, gratuita e remunerada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio da FMM.

Inspirado na “Mãe d’Água” da mitologia amazônica, o nome “Yara” simboliza o propósito do projeto de despertar o talento dos jovens da região para que liderem o futuro digital. A iniciativa surge como uma resposta estratégica a um duplo desafio: o cenário de mais de 270 mil jovens amazonenses fora da escola ou do mercado de trabalho, e a carência de mão de obra qualificada para preencher as mais de 70 mil vagas abertas anualmente no setor de tecnologia no Brasil.

“Nossos mais de 13 anos de atuação no Polo Industrial de Manaus nos deram uma visão clara das necessidades da indústria. O Projeto Yara é a materialização da nossa missão, ao nos valermos de nossa expertise para criar uma solução de impacto direto para a ZFM”, afirma Victor Hugo, Diretor Executivo do CESAR. “É sobre transformar o potencial dos jovens da Amazônia em protagonistas do futuro digital, aqui mesmo em Manaus, atuando ativamente para conectar esses jovens às oportunidades de um mercado em plena expansão.

“A parceria com o CESAR Manaus é um passo decisivo para o futuro da educação e da tecnologia na nossa região. Enquanto Fundação, nosso papel é formar jovens e conectar com parceiros, garantindo que o talento da Amazônia se torne a força de trabalho especializada, não apenas que a Zona Franca precisa, mas que entende e vive o contexto do cenário regional”, destaca Neide Souza, Diretora Institucional & Parcerias da FMM.

🔗Leia também: Da Amazônia para o mundo: conheça a Auditrax, a solução de auditoria inteligente da LG com o CESAR

Uma trilha de formação completa e focada em Manaus

O projeto Yara foi desenhado para ser uma jornada imersiva e totalmente executada em Manaus, combinando aulas síncronas e assíncronas com encontros presenciais em todas as etapas, garantindo uma formação prática e conectada à realidade local.

Estruturada como uma trilha formativa modular, completamente gratuita e remunerada com bolsas-auxílio, a iniciativa se divide em quatro etapas:.

  • Seleção e Nivelamento (Etapa 1 – Presencial): 60 estudantes serão selecionados para uma formação de 240 horas, com foco em raciocínio lógico, matemática aplicada e introdução à programação. Os participantes receberão uma bola-auxílio de R$ 400,00 mensais.
  • Graduação Tecnológica em GTI (Etapa 2): Os 30 alunos com melhor desempenho na etapa de nivelamento avançam para o curso superior de 30 meses de Graduação Tecnológica em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da  CESAR School, em formato EaD com momentos presenciais semanais. A formação, com bolsa mensal de R$ 800,00, terá ênfase em Desenvolvimento de Software, Gestão de Projetos e Inovação Digital
  • Habilidades Globais (Etapa 3): Cursos de Língua Inglesa e Negócios, fundamentais para o acesso à documentação técnica e para a competitividade global.
  • Especialização de Mercado (Etapa 4): Cursos de extensão avançados em Desenvolvimento Android ou Qualidade de Software, alinhados às tendências da Indústria 4.0.

🔗Leia também: CBA: Transformando dados em sustentabilidade com monitoramento do solo em Manaus

Parceria Estratégica para o Desenvolvimento Regional

A alta adesão inicial, com 151 inscrições registradas em apenas 48 horas após a apresentação aos alunos, comprova a relevância e o potencial transformador da iniciativa. A viabilidade do projeto é assegurada pela Softex, com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reforçando o compromisso federal com o desenvolvimento de capital humano na região.

A Fundação Matias Machline (FMM) desempenha um papel fundamental na execução do projeto, aproveitando sua experiência e infraestrutura local para identificar e capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo que o impacto social seja maximizado.

Com a metodologia hands-on da CESAR School, os egressos receberão certificações por competências (micro credenciais), preparados para atuar imediatamente em áreas altamente estratégicas do mercado de TIC da ZFM.

Fale com um consultor do CESAR e conheça as oportunidades de parceria.


CESAR ManausProjeto YaraZFM

,

Talvez você goste também

Imagem Ilustrativa do card CESAR e The Shift se unem em série de conteúdos sobre cibersegurança
CibersegurançaConteúdosNovidadeThe Shift

CESAR e The Shift se unem em série de conteúdos sobre cibersegurança

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card CESAR potencializa projetos de inovação com novo “fast track” da Lei do Bem, a partir de acordo estratégico entre MCTI e EMBRAPII
Lei do Bemsegurança jurídica e previsibilidadeUnidade EMBRAPII

CESAR potencializa projetos de inovação com novo “fast track” da Lei do Bem, a partir de acordo estratégico entre MCTI e EMBRAPII

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Projeto Fundação Digital abre vagas para formação gratuita em tecnologia no Maranhão
FMRBFormaçãoGratuitaProjeto Fundação Digital

Projeto Fundação Digital abre vagas para formação gratuita em tecnologia no Maranhão

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Por que a qualidade é o motor da inovação em produtos digitais
ArtigoQA

Por que a qualidade é o motor da inovação em produtos digitais

Leia mais