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CESAR .


2023-09-21T00:00:00

Tecnologia


Como usar o open innovation para aceleração de projetos?

Inovar é fundamental para se manter competitivo no mercado, isso é um fato. Por esse motivo, com o passar dos anos, foram sendo desenvolvidos diversos modelos e tipos de inovação. Entre eles temos o open innovation, um conceito que valoriza uma abordagem descentralizada e participativa na realização de projetos diversos.

Mas afinal, como o open innovation pode ser utilizado para acelerar projetos e alavancar o sucesso das startups? Você encontrará essas e muitas outras informações neste conteúdo! Por isso, continue conosco e confira as informações que o CESAR preparou para você.

Por que o open innovation é o modelo ideal para acelerar projetos?

O open innovation envolve a colaboração com fontes externas de conhecimento, como universidades, startups, parceiros comerciais e comunidades no geral. Isso permite que as organizações aproveitem ideias e conhecimentos que não estariam disponíveis internamente, acelerando o desenvolvimento de projetos.

Ao abrir as portas para colaboradores externos, as empresas podem aproveitar uma ampla gama de perspectivas e abordagens. Isso pode levar a soluções inovadoras que podem não ter sido consideradas de outra forma, além de aproveitar recursos especializados que o negócio não possui internamente.

Também não poderíamos deixar de comentar sobre a vantagem competitiva garantida pela inovação aberta. Afinal, ela permite que as empresas cheguem mais rapidamente ao mercado com seus produtos ou serviços. Vale ressaltar que a rapidez é um fator fundamental em diversos setores do mercado.

A colaboração com parceiros externos também proporciona oportunidades de aprendizado contínuo e desenvolvimento de habilidades dos colaboradores, o que pode ser valioso a longo prazo para a organização.

Como escolher a startup certa para investir?

Um dos grandes parceiros para os projetos de open innovation são as startups. Essas empresas são alternativas viáveis e muito vantajosas para as organizações que precisam de mais agilidade e eficácia rumo à transformação digital.

Apesar disso, é preciso escolher a startup certa para desenvolver uma parceria
agregadora para sua organização. Primeiramente, você deve definir quais são os desafios para a inovação aberta. Isso te ajudará a compreender os objetivos do seu negócio, bem como as oportunidades existentes.

Além disso, é muito importante escolher o modelo de startup certo, afinal existem diversas opções voltadas para setores diferentes do mercado. Conheça um pouco mais sobre cada um deles e entenda qual é a melhor opção para o seu negócio:

Deep Tech

As Deep Techs são startups voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias disruptivas por meio da realização de pesquisas aprofundadas sobre os assuntos. As inovações desenvolvidas são utilizadas para solucionar problemas específicos e complexos.

É importante ressaltar que esse tipo de empresa demanda muito tempo, investimento, profissionais capacitados e recursos. Apesar disso, possuem um ótimo potencial para promover a transformação digital nas organizações.

FoodTech

As FoodTechs, como o próprio nome diz, são empresas focadas no desenvolvimento tecnológico do setor alimentício. Essas startups utilizam tecnologias emergentes como a Internet das Coisas (IoT) e Big Data para revolucionar a indústria alimentícia. Elas desenvolvem projetos que envolvem a produção de alimentos, até a logística para entrega.

MarTech

MarTech se refere ao conjunto de ferramentas, plataformas e tecnologias utilizadas na área do marketing para auxiliar na criação, execução e gerenciamento de estratégias. Por esse motivo, é o modelo de startup ideal para as empresas que buscam desenvolver projetos de open innovation na área da comunicação.

Essas empresas estão em um crescimento significativo à medida que as empresas buscam aproveitar as vantagens das tecnologias digitais para melhorar suas campanhas de marketing e tomar decisões mais informadas.

HRTech

HRTech é uma abreviação de “Human Resources Technology” (Tecnologia de Recursos Humanos). Ele está relacionado com o conjunto de tecnologias, ferramentas e soluções utilizadas para auxiliar e otimizar os processos de gestão de recursos humanos.

O principal objetivo do HRTech é melhorar a eficiência, a precisão e a eficácia das atividades relacionadas à gestão de pessoas em uma empresa. Por isso, esse tipo de startup é altamente indicado para organizações que visam desenvolver soluções para a gestão de pessoas.

RegTech

As RegTechs são responsáveis por desenvolver tecnologias reguladoras que otimizam atividades diversas, incluindo compliance, gerenciamento de dados e relatórios. Essas empresas têm ganhado destaque à medida que as regulamentações e o ambiente organizacional se tornam cada vez mais complexos.

Esse tipo de startup é um ótimo parceiro para desenvolver uma rede de inovação aberta. Dessa forma, sua organização pode se beneficiar das inovações criadas pela parceria, independentemente da área de atuação.

AgTech

As AgTechs são muito semelhantes às FoodTechs, porém essas empresas são voltadas para a produção de alimentos e agricultura. Elas desempenham um papel fundamental na modernização da indústria agrícola, auxiliando os agricultores a aumentar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade de suas operações.

EnergyTech

Como o próprio nome diz, as EnergyTechs envolvem o uso de tecnologia e inovação para melhorar a eficiência, a geração, a distribuição e o uso de energia nas organizações. Dessa forma, o setor se torna mais sustentável, acessível e eficiente.

Entre as atividades desempenhadas por essas empresas estão o desenvolvimento e otimização de energias renováveis, ações para garantir a eficiência energética, monitoramento ambiental e mais.

RetailTech

As RetailTechs realizam suas atividades voltadas para o setor do varejo. Essas empresas são uma resposta à evolução das expectativas dos consumidores e às mudanças nos hábitos de compra. Dessa forma, os varejistas impulsionam a adoção de tecnologias para melhorar a experiência do cliente, otimizar operações e promover vendas.

HealthTech

As startups de HealthTech desenvolvem tecnologias e inovações voltadas para o setor de saúde, como hospitais, clínicas médicas, consultórios e outros. Elas desempenham um papel crucial na modernização da área, ajudando a melhorar o atendimento ao paciente, a eficiência dos serviços oferecidos e a tomada de decisões.

EdTech

EdTechs são empresas voltadas para o desenvolvimento de inovações para o setor da educação. Essas startups visam melhorar e enriquecer a experiência de ensino e aprendizado, tornando-a mais acessível, eficaz e envolvente. Para isso, são utilizadas diversas tecnologias disruptivas, como inteligência artificial e realidade aumentada.

FinTech

As FinTechs são empresas que utilizam tecnologia, inovação e soluções digitais para desenvolver inovações para o setor financeiro. Por exemplo, essas startups podem desenvolver serviços de pagamentos digitais, aplicativos para gestão financeira, seguros digitais e muitos outros.

Entenda também qual é o estágio da startup na jornada de desenvolvimento

Para desenvolver um projeto de open innovation, além de escolher o tipo de startup ideal, é preciso estar atento à jornada de desenvolvimento da organização, entendendo em que etapa ela se encontra.

Ao compreender em qual estágio de desenvolvimento uma startup se encontra, as empresas podem identificar oportunidades de colaboração que se alinhem com seus próprios objetivos estratégicos.

Por exemplo, uma empresa que busca inovação disruptiva pode estar mais interessada em parcerias com startups em estágios iniciais. Enquanto isso, uma organização que procura soluções específicas para mercados estabelecidos pode se concentrar em negócios em estágios mais avançados.

Continue conosco para entender os três estágios de uma startup:

Early-stage

O estágio inicial da jornada de desenvolvimento das startups é conhecido como “Early-stage”. Essa etapa é fundamental para uma boa ideiação e criação de um negócio viável e escalável. É um período marcado por um foco intenso na validação da ideia inicial, no desenvolvimento do produto mínimo viável (MVP) e na aquisição dos primeiros clientes.

Esse período é de muita incerteza, por isso, pode ser considerado arriscado para os empreendedores. Apesar disso, é uma alternativa muito viável para as empresas que desejam se arriscar mais em suas parcerias, investindo em novos negócios.

Venture-funded (growth) stage

Nessa etapa, as atividades desenvolvidas pela startup já estão a todo vapor, a cultura de inovação da organização está bem desenvolvida e a empresa está em uma ótima ascensão. Por esse motivo, consideramos o Growth Stage como a etapa de maturidade do negócio.

Uma vez que as atividades já estão bem organizadas e desenvolvidas com excelência, esse tipo de empresa passa a atrair muitos investidores. Com isso, é possível ter noção de que muitas organizações procuram essa startup para participarem de seus projetos de open innovation.

Late stage

O Late Stage (Estágio Avançado) na jornada de desenvolvimento de uma startup é caracterizado por um alto grau de maturidade e estabilidade alcançados pelo negócio. Nesse estágio, a empresa já superou os estágios iniciais de incerteza e cresceu a ponto de se tornar uma organização estabelecida e líder em seu mercado ou setor.

Com essa maturidade e domínio do setor, são ótimas apostas para projetos de inovação aberta que exigem mais experiência ou conhecimento específico na área.

O que mais considerar para encontrar a parceria ideal?

Encontrar a parceria ideal para um projeto de inovação aberta é fundamental para o sucesso da iniciativa. Afinal, sua empresa deve encontrar pessoas que agreguem conhecimentos e informações valiosas para a solução que você está buscando.

Buscar os parceiros corretos exige uma abordagem cuidadosa e estratégica. Selecionamos algumas dicas para te ajudar com isso, confira:

Capacidade de solução do problema

Primeiramente, seus parceiros devem possuir as habilidades e conhecimentos necessários para solucionar o problema proposto por sua empresa. É importante ressaltar que essas pessoas devem trazer algo único para o projeto, como conhecimento técnico, experiência de mercado ou recursos financeiros.

MVP

O MVP (produto mínimo viável) é uma versão mais simplificada da solução oferecida por uma empresa. É muito importante avaliar o MVP das startups para garantir que a parceria será valiosa e agregará para o desenvolvimento do projeto da sua organização.

Cultura organizacional

Seus parceiros devem ter uma cultura organizacional e objetivos semelhantes aos seus. Dessa forma, eles compartilham as mesmas ambições que sua empresa e é possível evitar divergências que colocam em risco a estabilidade da parceria.

Portanto, ao escolher um parceiro, leve em consideração não apenas a compatibilidade atual, mas também a visão de futuro e a vontade de crescimento mútuo.

Como o CESAR pode ajudar a sua empresa no modelo de open innovation?

O CESAR tem 27 anos de experiencia no apoio de estratégias de inovação de empresas, conexão entre investidores e startus e aceleração de novos negócios.

Fornecemos não apenas recursos técnicos e estratégicos, como também apoiamos o fomento a Cultura de Inovação, impulsionando a evolução de corporates e startups.

Para impulsionar startups no contexto do open innovation, oferecemos mentorias, auxiliamos na conexão com investidores e oferecemos apoio especializado para encontrar as fontes de incentivo à inovação.

Já para as empresas, criamos conexões com as startups, realizamos avaliações técnicas completas e co-criamos processos e métodos ágeis para a aceleração da inovação.

Conte com toda a expertise e conexão com o ecossistema de inovação aberta do CESAR. Entre em contato conosco e agende uma conversa!


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