logo
EN
HomeConteúdosInsightsNegócios

3 min para ler


CESAR .


2023-02-07T00:00:00

Negócios


Techfins, Fintechs e as transformações do setor financeiro

Os termos são facilmente confundidas e ambos estão atreladas às transformações tecnológicas na maneira de lidar com as finanças. Mas, apesar do trocadilho e da missão de tornar a vida financeira dos consumidores mais ágil e acessível, Fintechs e Techfins são dois tipos muito diferentes de negócio. Conhecer as características de cada, para além da devida importância dada ao seu dinheiro, é entender a evolução do mercado financeiro.

Techfin se refere ao uso da tecnologia para melhorar o setor financeiro, enquanto Fintech é a combinação de tecnologia e finanças, resultando em inovações e novos modelos de negócios. 

Fintechs: Tecnologia para democratizar o acesso aos serviços
financeiros

As Fintechs são empresas de tecnologia financeira e surgiram como resposta às limitações e ineficiências das instituições tradicionais. Muitas delas oferecem serviços tradicionais, mas com tecnologia avançada para torná-los mais acessíveis e eficientes, como pagamentos digitais, empréstimos online e investimentos automatizados. Outras desenvolvem soluções mais novas, como moedas digitais, insurtech (tecnologia para o setor de seguros) e plataformas de investimento social. Nubank, PagSeguro, PicPay e Méliuz são exemplos de Fintechs.

Empresas do tipo têm revolucionado a forma como as pessoas gerenciam as finanças, oferecendo soluções mais fáceis, rápidas e seguras. Além disso, democratiza o acesso a serviços financeiros, tornando-os mais acessíveis a um público maior. Tratam-se de startups com foco no cliente e atuação com produtos definidos.

Techfins: Foco em oferecer experiências

As Techfins, ao contrário, são empresas de tecnologia com abordagem ampla e não limitadas a um setor financeiro específico – ou seja, possuem um portfólio mais diversificado de produtos e serviços. Elas criam soluções para operações de áreas e se posicionam como empresas de tecnologia de dados, pois utilizam-se desse meio para tornar mais simples, acessível e amplo o acesso aos produtos financeiros dos clientes, como, por exemplo, crédito consignado, antecipação de recebíveis e tipos de pagamento.

A atuação das Techfins não está em ofertar serviços e produtos para o consumidor, mas sim em oferecer experiências e facilidades financeiras para clientes já consolidados. Em resumo, o foco é na tecnologia e, como exemplo, existem empresas tradicionais, tais quais Google Pay, AliPay, Apple Pay, entre outras.

As Techfins permitem que as instituições financeiras acessem informações mais precisas e relevantes, melhorando a tomada de decisões e a eficiência operacional. As tecnologias envolvidas incluem inteligência artificial, Blockchain, cloud computing, entre outras, usando-as para automatizar processos financeiros, como a contabilidade e o gerenciamento de ativos, bem como para oferecer novos serviços financeiros, como pagamentos móveis e robo-advisors.

As techfins possuem um portfólio mais diversificado de produtos e serviços
As Techfins possuem um portfólio mais diversificado de produtos e serviços

fintech