4 min para ler
CESAR .
Publicado em: 25 de agosto de 2025
Pessoas
Saiba como participar do Inova.Ação PCD. Inscreva-se já!

Inclusão e diversidade deixaram de ser diferenciais: hoje, são pré-requisitos para um mercado de inovação cada vez mais plural. Com essa proposta, o programa Inova.Ação PCD busca ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao setor, promovendo empregabilidade e formação com foco em equidade no ecossistema tecnológico. A iniciativa é uma parceria entre o CESAR, mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, e a Télos, empresa especializada em potencializar o desenvolvimento de equipes por meio da capacitação em tecnologia e Inteligência Artificial. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 2 de setembro AQUI.
Após a inscrição, os participantes passarão por uma pré-seleção com testes aplicados pela Télos através do programa Télos DiversiTech. Ao final dessa etapa, será necessário gravar um vídeo de 90 segundos, com apresentação pessoal e da motivação para entrar na área de tecnologia. A divulgação dos pré-selecionados será feita no dia 17 de setembro, e os candidatos aprovados avançam para um hackathon, que será realizado no CESAR, no Recife, nos dias 20 e 21 de setembro.
Ao final do processo, até 35 pessoas poderão ser contratadas pelo centro de inovação e passarão por uma formação de seis meses para atuar na área de Desenvolvimento de Software. “O CESAR é uma organização comprometida com a inclusão de grupos subrepresentados no mercado de trabalho. Somos signatários do Pacto de Equidade Racial Brasil, da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU, além de termos o selo Women on Board por possuirmos um número representativo de mulheres em nosso conselho”, explica Karla Godoy, COO do CESAR.
“Além disso, já realizamos outras ações no passado para ampliar a entrada de mulheres, pessoas negras e com deficiência no mercado de trabalho, porque acreditamos que a verdadeira inovação não se faz com iguais, e sim com olhares e perspectivas diferentes, que representem a diversidade da sociedade em que vivemos”, completa.
Segundo a PNAD Contínua 2022, do IBGE, Recife é a capital brasileira com o maior percentual de pessoas com deficiência: 11,1% da população com 2 anos ou mais, cerca de 182 mil pessoas. Destas, 74,5% estão em idade ativa, mas fora do mercado de trabalho. O Inova.Ação PCD surge como resposta a esse cenário, com o objetivo de transformar realidades, impulsionar carreiras e tornar o mercado de tecnologia mais inclusivo e representativo.
O lançamento do programa também dialoga com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a construção de um mercado mais inclusivo, acessível e representativo.
Os nomes dos participantes aprovados serão divulgados no dia 24 de setembro, e a contratação está prevista para outubro. “A Télos acredita no poder da tecnologia como propulsor da educação e diminuição das desigualdades. E, com esse projeto, temos a chance de mostrar que inclusão não é só discurso, é prática, é processo, é investimento em gente”, destaca a fundadora e CEO da Télos, Gabriella Ribeiro.
Quem pode participar?
O Inova.Ação PCD é um projeto 100% gratuito, com duração até abril de 2026, e está aberto a quem:
- Reside no Recife ou Região Metropolitana;
- Tem 18 anos ou mais;
- Comprove, por meio de laudo médico, algum tipo de deficiência (física, visual ou auditiva) ou tenha Transtorno do Espectro Autista (TEA) níveis 1 ou 2;
- Já tenha concluído ou esteja cursando um curso técnico ou superior em áreas de Tecnologia
Inscreva-se já clicando aqui!
Inova.Ação PCD
Inscrições
De 25 de agosto a 2 de setembro
Live de apresentação
01 de setembro, no canal do CESAR no YouTube
Hackathon Inova.Ação PCD
20 e 21 de setembro
,
Talvez você goste também

Grupo Keep se une ao CESAR para inovar o uso de recebíveis no varejo

CESAR aprofunda entendimento sobre o carbono azul em manguezais pernambucanos

Parceria entre CESAR e Bossa Invest une smart money e expertise tecnológica para impulsionar startups além dos grandes centros
