3 min para ler
CESAR .
Publicado em: 11 de julho de 2025
Tecnologia
Parceria entre CESAR e Bossa Invest une smart money e expertise tecnológica para impulsionar startups além dos grandes centros

Em um mercado cada vez mais seletivo, onde só o capital já não é suficiente, uma nova parceria é firmada para unir smart money e Tech Venture Building. A Bossa Invest, maior investidora early stage da América Latina, e o CESAR, o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, somam forças para impulsionar startups de forma robusta e multifacetada, do investimento inicial ao desenvolvimento de soluções tecnológicas escaláveis.
Com o número de rodadas de venture capital em queda de 44,9% em 2024, mas com aumento de 24,7% no volume investido, segundo a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), o que se destaca é a combinação entre dinheiro com propósito e apoio técnico qualificado. A união entre as duas instituições tem como foco descentralizar o acesso a capital de risco e criar oportunidades para empreendedores fora dos grandes centros urbanos, atingindo diferentes regiões do país.
Presença nacional e impacto expressivo
Com presença em todos os estados do Brasil, a Bossa já investiu mais de R$ 190 milhões em startups, apoiando mais de 1.500 negócios desde 2015. Em 2024, analisou quase 1.800 startups e realizou 48 novos aportes. “Essa união marca um movimento decisivo para descentralizar a inovação no Brasil. Queremos fortalecer fundadores com potencial de impacto nacional”, afirma Paulo Tomazela, CEO da Bossa Invest.
“No CESAR, apoiamos startups no desenvolvimento de soluções tecnológicas robustas em todas as etapas, da concepção à implementação, garantindo inovação e escalabilidade desde o início. Com a parceria firmada com a Bossa Invest, nosso objetivo é ampliar ainda mais a rede de impulsionadas, promovendo diversidade não apenas nos modelos de negócio, mas também na distribuição geográfica”, reforça Augusto Galvão, diretor executivo do centro de inovação.
O CESAR é referência nacional no desenvolvimento de soluções tecnológicas de alta complexidade, com impacto direto na transformação de negócios e da sociedade. Ao longo de quase três décadas de atuação, o instituto integra pesquisa aplicada, aceleração de negócios e tecnologia para elevar organizações a um novo patamar de competitividade.
São mais de 54 investimentos realizados, uma média de 1300 startups impulsionadas na plataforma Dates nos últimos dois anos e 11 negócios no atual portfólio, distribuídos em diferentes modelos de atuação. Sediado no Recife, no coração do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos da América Latina, o CESAR já expandiu os negócios para a Europa, com abertura de escritório em Aveiro, Portugal.
Co-investimento em startups B2B e expansão do ecossistema nacional
A parceria entre as duas organizações tem como objetivo estabelecer um canal estruturado de co-investimento em startups B2B early-stage, com ênfase em modelos SaaS, além de fortalecer a troca de inteligência entre os times. “Nosso papel é conectar talentos de todas as regiões com o que há de mais estratégico no ecossistema. Essa parceria une nossa expertise em investimento com a capacidade técnica e formativa do CESAR, criando pontes reais para o desenvolvimento de negócios inovadores em todo o país”, completa Paulo Tomazela.