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CESAR .
Publicado em: 28 de abril de 2025
Educação
Florescendo Talentos: parcerias estratégicas para acesso à educação tecnológica em larga escala

Em um cenário em que as soluções de impacto social precisam ser, antes de tudo, relevantes para os territórios que se pretende transformar, o programa Florescendo Talentos é um exemplo de como boas políticas públicas podem nascer da escuta qualificada e se consolidar com a parceria certa.
Tudo começou quando o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação, realizou uma ampla escuta com estudantes da rede pública — de escolas urbanas às mais distantes no sertão. O objetivo norteador desta pesquisa foi identificar com o que os estudantes gostariam de trabalhar e a resposta que mais se sobressaiu indicava um desejo coletivo por formação em tecnologia. A partir desse sinal claro da juventude, nasceu o Trilhatec — um plano estruturado para levar qualificação profissional em tecnologia a milhares de estudantes do ensino médio e da EJA em escolas que ainda não contam com educação técnica integrada.
Para isso, o Governo articulou uma solução em rede com três instituições — SENAC, SENAI e CESAR — encarregadas de co-construir trilhas de qualificação profissional, com foco na capilaridade, qualidade e escalabilidade. Coube ao CESAR, referência nacional em inovação e educação tecnológica, o desafio de liderar a trilha de formação em TI, voltada para o desenvolvimento de sistemas web e visualização de dados.
Essa aliança entre poder público e instituições com expertise comprovada mostra que é possível responder de forma ágil e eficaz às demandas sociais — com impacto territorial e soluções replicáveis.
Mais que ensino técnico: uma estratégia de inclusão digital com base em escala e inteligência territorial
O diferencial do Florescendo Talentos não está apenas na robustez técnica da formação — são mais de 560 horas de curso para estudantes do ensino médio e 225 horas para alunos da EJA —, mas na forma como essa formação é implementada em mais de 170 escolas distribuídas em dezenas de municípios, respeitando a realidade de cada território.
O programa é inteiramente construído sob uma metodologia ativa e escalável desenvolvida pela CESAR School, nossa escola de inovação, baseada no conceito de learning by doing, com conteúdo 100% digital e apoio presencial feito por tutores capacitados pela própria School – a instituição possui uma escola de tutores, na qual desenvolve soft skills e aprendizagens didáticas e pedagógicas – com ciclos de avaliação iterativos. Mais de 170 tutores atuam hoje em campo, formando uma rede local de educadores que acompanham os estudantes de forma contínua, tornando o ensino mais próximo, contextualizado e engajador.
Além disso, o programa vem avançando em inteligência territorial, realizando mapeamento sobre a vocação econômica de cada região para alinhar a formação às demandas locais. Um exemplo claro é o Agreste, onde há forte demanda por desenvolvedores — e onde os egressos do programa já começam a ser percebidos como talentos promissores.
“Oferecer qualificação profissional aos nossos estudantes da rede de ensino estadual é possibilitar que os jovens saiam do ensino médio com a capacidade de conquistar empregabilidade em diversas áreas do mercado de trabalho. Além disso, essa parceria do Governo do Estado com o CESAR tem como intuito manter os alunos dentro das escolas, garantindo-lhes o direito à uma educação digna e de qualidade.” – Gilson Monteiro, Secretário de Educação de Pernambuco.
Infraestrutura, escala e personalização: o valor de uma boa execução
Um dos maiores trunfos do Florescendo Talentos é sua capacidade de escalar sem perder a qualidade. Para oferecer o melhor da tecnologia da informação, o conteúdo técnico abrange desde as principais linguagens da web até fundamentos de análise e visualização de dados, sendo entregue de forma estruturada, mas com margem para adaptação e contextualização.
Isso acontece porque o tutor não é apenas um repassador de conteúdo: ele é um elo entre a metodologia do CESAR e a realidade do estudante. Ele identifica os interesses da turma, traz referências de necessidades locais e propõe projetos conectados com a vivência dos alunos — o que aumenta o engajamento e reduz a evasão escolar.
Essa estratégia vai além da sala de aula: a presença do CESAR nas escolas permite um diagnóstico real das condições de infraestrutura, gerando relatórios que ajudam o próprio governo a priorizar melhorias — como o reforço de internet, climatização de salas e atualização de equipamentos. Já há casos concretos em que essas recomendações resultaram na modernização de laboratórios, reforço de conectividade e melhorias no ambiente físico de aprendizagem. Esse olhar técnico-operacional, oferecido por um parceiro com experiência em inovação educacional, eleva o padrão da política pública como um todo.
Indicadores, metas e visão de futuro: do impacto à sustentabilidade
Com mais de 4.400 certificações emitidas apenas no primeiro ciclo, o Florescendo Talentos já demonstra sua capacidade de gerar impacto em larga escala. Mas o projeto não se limita a números expressivos: ele é sustentado por uma lógica de acompanhamento contínuo que garante visão estratégica e melhoria constante. A expectativa, até o fim do programa, é ultrapassar 36 mil certificações, expandindo o alcance para mais de 70 municípios pernambucanos.
Para isso, o CESAR estruturou um sistema de monitoramento baseado em quatro dimensões: insumos (infraestrutura, conectividade, equipamentos), processos (execução, tutoria, engajamento), resultados (certificações, evasão, aprendizado) e impacto (transformação de vida, empregabilidade, retorno à escolarização). Esses dados não apenas comprovam a efetividade da iniciativa, como também alimentam decisões estratégicas e políticas públicas mais inteligentes.
Vamos formar futuros juntos?
O Florescendo Talentos é uma política pública robusta que se apoia na expertise de um parceiro com longa trajetória em educação tecnológica e inovação social, tornando-se exemplo de como parcerias bem desenhadas entre setor público e organizações com capacidade de execução são essenciais para promover desenvolvimento com equidade.
Se você representa uma fundação, instituto ou organização que acredita no poder da educação como ferramenta de inclusão e quer fazer parte de uma transformação concreta, essa é a hora. Juntos, podemos ampliar o alcance, fortalecer políticas públicas e levar letramento digital e oportunidades reais para quem mais precisa.