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Publicado em: 28 de abril de 2025

Educação


Florescendo Talentos: parcerias estratégicas para acesso à educação tecnológica em larga escala

Estudantes de escola pública de Pernambuco participando de aula de informática em laboratório de computação

Em um cenário em que as soluções de impacto social precisam ser, antes de tudo, relevantes para os territórios que se pretende transformar, o programa Florescendo Talentos é um exemplo de como boas políticas públicas podem nascer da escuta qualificada e se consolidar com a parceria certa.

Tudo começou quando o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação, realizou uma ampla escuta com estudantes da rede pública — de escolas urbanas às mais distantes no sertão. O objetivo norteador desta pesquisa foi identificar com o que os estudantes gostariam de trabalhar e a resposta que mais se sobressaiu indicava um desejo coletivo por formação em tecnologia. A partir desse sinal claro da juventude, nasceu o Trilhatec — um plano estruturado para levar qualificação profissional em tecnologia a milhares de estudantes do ensino médio e da EJA em escolas que ainda não contam com educação técnica integrada.

Para isso, o Governo articulou uma solução em rede com três instituições — SENAC, SENAI e CESAR — encarregadas de co-construir trilhas de qualificação profissional, com foco na capilaridade, qualidade e escalabilidade. Coube ao CESAR, referência nacional em inovação e educação tecnológica, o desafio de liderar a trilha de formação em TI, voltada para o desenvolvimento de sistemas web e visualização de dados. 

Essa aliança entre poder público e instituições com expertise comprovada mostra que é possível responder de forma ágil e eficaz às demandas sociais — com impacto territorial e soluções replicáveis.

Aula de informática com alunos do ensino médio da rede pública de Pernambuco

Mais que ensino técnico: uma estratégia de inclusão digital com base em escala e inteligência territorial

O diferencial do Florescendo Talentos não está apenas na robustez técnica da formação — são mais de 560 horas de curso para estudantes do ensino médio e 225 horas para alunos da EJA —, mas na forma como essa formação é implementada em mais de 170 escolas distribuídas em dezenas de municípios, respeitando a realidade de cada território.

O programa é inteiramente construído sob uma metodologia ativa e escalável desenvolvida pela CESAR School, nossa escola de inovação, baseada no conceito de learning by doing, com conteúdo 100% digital e apoio presencial feito por tutores capacitados pela própria School – a instituição possui uma escola de tutores, na qual desenvolve soft skills e aprendizagens didáticas e pedagógicas – com ciclos de avaliação iterativos. Mais de 170 tutores atuam hoje em campo, formando uma rede local de educadores que acompanham os estudantes de forma contínua, tornando o ensino mais próximo, contextualizado e engajador.  

Além disso, o programa vem avançando em inteligência territorial, realizando mapeamento sobre a vocação econômica de cada região para alinhar a formação às demandas locais. Um exemplo claro é o Agreste, onde há forte demanda por desenvolvedores — e onde os egressos do programa já começam a ser percebidos como talentos promissores.

“Oferecer qualificação profissional aos nossos estudantes da rede de ensino estadual é possibilitar que os jovens saiam do ensino médio com a capacidade de conquistar empregabilidade em diversas áreas do mercado de trabalho. Além disso, essa parceria do Governo do Estado com o CESAR tem como intuito manter os alunos dentro das escolas, garantindo-lhes o direito à uma educação digna e de qualidade.” – Gilson Monteiro, Secretário de Educação de Pernambuco. 

Infraestrutura, escala e personalização: o valor de uma boa execução

Um dos maiores trunfos do Florescendo Talentos é sua capacidade de escalar sem perder a qualidade. Para oferecer o melhor da tecnologia da informação, o conteúdo técnico abrange desde as principais linguagens da web até fundamentos de análise e visualização de dados, sendo entregue de forma estruturada, mas com margem para adaptação e contextualização. 

Isso acontece porque o tutor não é apenas um repassador de conteúdo: ele é um elo entre a metodologia do CESAR e a realidade do estudante. Ele identifica os interesses da turma, traz referências de necessidades locais e propõe projetos conectados com a vivência dos alunos — o que aumenta o engajamento e reduz a evasão escolar.

Essa estratégia vai além da sala de aula: a presença do CESAR nas escolas permite um diagnóstico real das condições de infraestrutura, gerando relatórios que ajudam o próprio governo a priorizar melhorias — como o reforço de internet, climatização de salas e atualização de equipamentos. Já há casos concretos em que essas recomendações resultaram na modernização de laboratórios, reforço de conectividade e melhorias no ambiente físico de aprendizagem. Esse olhar técnico-operacional, oferecido por um parceiro com experiência em inovação educacional, eleva o padrão da política pública como um todo.

Indicadores, metas e visão de futuro: do impacto à sustentabilidade

Com mais de 4.400 certificações emitidas apenas no primeiro ciclo, o Florescendo Talentos já demonstra sua capacidade de gerar impacto em larga escala. Mas o projeto não se limita a números expressivos: ele é sustentado por uma lógica de acompanhamento contínuo que garante visão estratégica e melhoria constante. A expectativa, até o fim do programa, é ultrapassar 36 mil certificações, expandindo o alcance para mais de 70 municípios pernambucanos.

Para isso, o CESAR estruturou um sistema de monitoramento baseado em quatro dimensões: insumos (infraestrutura, conectividade, equipamentos), processos (execução, tutoria, engajamento), resultados (certificações, evasão, aprendizado) e impacto (transformação de vida, empregabilidade, retorno à escolarização). Esses dados não apenas comprovam a efetividade da iniciativa, como também alimentam decisões estratégicas e políticas públicas mais inteligentes.

Conheça mais sobre o Florescendo Talentos e confira depoimentos de quem participa dessa iniciativa:


Projetos educacionais

Vamos formar futuros juntos?

O Florescendo Talentos é uma política pública robusta que se apoia na expertise de um parceiro com longa trajetória em educação tecnológica e inovação social, tornando-se exemplo de como parcerias bem desenhadas entre setor público e organizações com capacidade de execução são essenciais para promover desenvolvimento com equidade.

Se você representa uma fundação, instituto ou organização que acredita no poder da educação como ferramenta de inclusão e quer fazer parte de uma transformação concreta, essa é a hora. Juntos, podemos ampliar o alcance, fortalecer políticas públicas e levar letramento digital e oportunidades reais para quem mais precisa.

Entre em contato com o time do CESAR e descubra como podemos co-criar formações transformadoras, conectadas com os desafios do presente e as possibilidades do futuro.



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