4 min para ler
CESAR .
2024-08-08T19:00:28
Educação
Em parceria com o Governo do Estado, CESAR lança o programa Florescendo Talentos para qualificação profissional em tecnologia em Pernambuco
Em evento realizado no CESAR na noite da última quinta-feira (08/08), o Governo do Estado de Pernambuco anunciou o lançamento do Trilhatec, destinado a oferecer qualificação profissional a estudantes do ensino público (inscrições abertas neste link até o dia 14/08). Com colaboração do CESAR, SENAI e SENAC, o programa busca preparar jovens para o mercado de trabalho em posições com grande demanda por profissionais capacitados. Mais de 14 mil alunos do ensino médio e 11 mil do EJA serão impactados com formação nas áreas de desenvolvimento de sistemas web e visualização de dados.
Dentro do escopo do projeto, o CESAR é responsável pela execução do Florescendo Talentos, que tem como objetivos principais a interiorização da formação tecnológica, o aumento das matrículas e a diminuição da evasão escolar em Pernambuco – além de aumentar as chances de empregabilidade dos egressos por proporcionar uma formação alinhada a demandas atuais do mercado de trabalho. O Florescendo Talentos tem metodologia desenvolvida pelo CESAR e dividida em três partes: transmissão ao vivo em broadcast, aprendizagem em pares e por projetos.
“Esse projeto é importante para o estado porque começa a levar educação em tecnologia da informação e comunicação de qualidade, com empregabilidade, para mais de 70 municípios. A gente nasceu com a missão de transformar a vida de pessoas e organizações. Ficamos muito felizes e realizados com esse desafio que nos foi entregue”, destaca o CEO do CESAR, Eduardo Peixoto. “Cumprimos aqui uma etapa importante para garantir profissionalização dentro das escolas públicas, com os melhores parceiros que nós poderíamos ter”, pontuou a governadora Rachel Lyra, durante o evento de lançamento.
Para os estudantes do ensino médio, será oferecido um curso de operador de computador com ênfase em desenvolvimento de sistemas web, com carga horária de 560 horas, abrangendo conteúdos como Python, Javascript, HTML e CSS. Já para os estudantes do EJA, a formação será de operador de computador com ênfase em visualização de dados. Distribuídas em 225 horas, as atividades serão focadas em visualização e monitoramento de dados, incluindo ferramentas como Google Sheets, Looker Studio e SQL.
Em julho, como primeira etapa do programa, foram realizadas visitas técnicas a cada uma das 16 regionais de ensino do estado para apresentação e análise das condições para operacionalização, bem como captação de feedbacks dos servidores. A partir disso, o Florescendo Talentos terá início em agosto de 2024 em diversas escolas espalhadas por mais de 70 municípios de Pernambuco. A expectativa é alcançar mais de 26 mil estudantes de cerca de 170 escolas estaduais, distribuídas por todas as regiões do estado.
Inscrições
As inscrições foram abertas na última sexta-feira, dia 09/08, e ficam disponíveis até o dia 14/08 (próxima quarta-feira). Os estudantes interessados podem conferir o edital e fazer a inscrição neste link.
CESAR e o programa Florescendo Talentos
O CESAR, o maior centro de inovação e conhecimento do Brasil, foi escolhido para o programa Trilhatec devido à vasta experiência na operação de projetos que integram inovação e educação em tecnologia. O centro acumula mais de dez iniciativas educacionais de sucesso, como o programa NAVE (Núcleo Avançado de Educação) do Oi Futuro – que forma anualmente estudantes de ensino médio do Rio de Janeiro e Pernambuco, com foco no ensino técnico de programação e multimídia – e o Pernambucoders, que impactou mais de 400 estudantes em escolas públicas estaduais em apenas quatro meses.
Trilhatec
Com parceria do CESAR, SENAC e SENAI, o Trilhatec, que tem o Florescendo Talentos como um de seus componentes, foi desenvolvido em resposta a dados preocupantes sobre a educação em Pernambuco. De acordo com o Conecta Plano Nacional de Educação (2020), houve um aumento de 4,83% na taxa de matrícula no ensino médio entre 2014 e 2020, mas a meta de 85% ainda não foi atingida. Além disso, apenas 0,4% das matrículas do EJA são vinculadas à educação profissional, bem abaixo da referência nacional de 25%. O programa Trilhatec busca abordar essas questões, oferecendo qualificação profissional relevante que promova a frequência escolar e melhore as perspectivas de emprego.
Para saber mais sobre o programa, acesse o portal da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco
Crédito das imagens: Claudio Ebson / Divulgação CESAR