logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

3 min para ler


CESAR .


Publicado em: 10 de outubro de 2023

Tecnologia


Como a Inteligência Artificial Generativa está transformando a Educação

Imagem em preto e branco de estudantes usando laptops em uma sala de aula, com uma sobreposição de um círculo laranja com o texto “CESAR WHITE PAPER A.I. SERIES”.

O campo da Inteligência Artificial Generativa na educação possui raízes profundas, datando de estudos realizados ainda na década de 1960. Chatbots e programas educacionais pioneiros, como Eliza e Scholar, abriram caminho para sistemas de tutoria inteligente. Hoje, com seus avanços recentes, a IA molda a educação de maneira inovadora, ao oferecer oportunidades para melhorar a qualidade do ensino e aprendizado, proporcionando avaliação, feedback e envolvimento mais eficazes.

A IA Generativa engloba diversas subáreas, como Análise de Aprendizado, Mineração de Dados e Aprendizado em Escala, e contribui com perspectivas e metodologias diversas para a integração das novas tecnologias em contextos educacionais. Este potencial, bem como aplicações bem-sucedidas, limitações, considerações éticas e tendências futuras, é explorado no white paper Educação na era da IA ​​Generativa – Contexto e desenvolvimentos recentes (Education in the age of Generative AI – Context and recent developments). O artigo é assinado pelos professores Rafael Ferreira Mello (CESAR), Elyda Freitas (CESAR e UPE), Filipe Dwan Pereira (CESAR), Luciano Cabral (CESAR e IFPE), Patricia Tedesco (UFPE) e Geber Ramalho (UFPE).

O documento faz parte de uma série para esclarecer o papel da IA na educação, com uma visão abrangente do campo, destacando os desenvolvimentos recentes. Trata-se de uma visão holística do tópico e dos principais conceitos, abordando questões críticas a serem discutidas para facilitar a integração eficaz da IA generativa nas instituições educacionais.

O aprendizado personalizado tem sido um dos pilares na utilização da IA para avanços na educação, com experiências individualizadas adaptadas às necessidades de cada aluno. Um dos exemplos bem-sucedidos é o OpenEdX, uma plataforma fundada pelas universidades de Harvard e MIT. Outro ponto importante deste modelo de integração é análise preditiva, onde são usadas técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina para analisar dados educacionais históricos e prever resultados educacionais futuros ou desconhecidos.

Entre os assistentes virtuais inteligentes, temos ainda o exemplo do Cognitive Tutor, da Universidade Carnegie Mellon. Trata-se de um sistema com algoritmos de IA para modificar o conteúdo instrucional de forma dinâmica e fornecer feedback personalizado aos alunos.

“Ao aproveitar a aprendizagem personalizada, tutoria inteligente, avaliação automatizada e feedback individualizado (entre outros) por meio de ferramentas impulsionadas por IA, a educação pode se transformar em uma experiência mais adaptativa, eficiente e imersiva. No entanto, simplesmente adotar a IA, a GenAI ou outros avanços tecnológicos em ambientes educacionais não é suficiente para superar os desafios enfrentados por instituições, professores e alunos”, discorre o texto.

Para ler o white paper completo, clique AQUI.


EducaçãoIA Generativa

,

Talvez você goste também

Imagem Ilustrativa do card Por que apostar em educação corporativa como vantagem competitiva empresarial?
Aprendizagem contínuaEducação Corporativa

Por que apostar em educação corporativa como vantagem competitiva empresarial?

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Tecnologia que antecipa falhas: como manutenção preditiva gera eficiência no setor de óleo e gás?
Indústria 4.0Manutenção PreditivaÓleo e Gás

Tecnologia que antecipa falhas: como manutenção preditiva gera eficiência no setor de óleo e gás?

Leia mais
Parcerias público-privadas
Inclusão digitalInclusão socioprodutivaProjetos educacionais

Como o investimento social privado pode impulsionar novos modelos de educação?

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Inovação circular: entenda o novo motor da mobilidade sustentável
inovação circularMobilidade 4.0mobilidade inteligente

Inovação circular: entenda o novo motor da mobilidade sustentável

Leia mais