logo
EN
HomeConteúdosInsightsNegócios

2 min para ler


CESAR .


2021-07-14T00:00:00

Negócios


Práticas colaborativas que impactam na cultura de inovação

POR: RENATA SELLARO / ANALISTA DE EMPREENDEDORISMO NO CESAR

Não é novidade que a Era da Transformação Digital acelera cada vez mais o potencial inovador das pessoas, e, consequentemente, dos negócios. Essas mesmas pessoas são os principais atores para impulsionar essas transformações nos negócios. 

“Inovação é a mudança de comportamento de agentes na sociedade, como provedores e usuários. Inovação é a mudança de comportamento de agentes no mercado, como fornecedores e consumidores.” (Peter Drucker)

Mas é preciso estar atento. A inovação  obteve uma complexidade tamanha  que não é possível fazê-la isoladamente<">,  em caixinhas, setores ou em silos isolados. 

Para trabalhar efetivamente com inovação,  disseminando-a como cultura  organizacional, temos que praticá-la no dia- a-dia de forma horizontal. É   fundamental aproveitar o que há de melhor em cada um dos nossos colaboradores. 

Assim, conseguimos identificar,  potencializar e concretizar oportunidades  de inovações aproveitando o que cada  membro da equipe pode contribuir em sua  maior experiência. Além disso, é necessário  permitir uma cultura de experimentação   através do aprendizado. Dessa forma, as organizações trabalham não em setores individuais, mas construindo um novo ecossistema.

A estratégia é permitir que a organização tenha uma abordagem cada vez mais bem distribuída e descentralizada, onde o medo de errar não esteja presente. Assim, as novas ideias de cada colaborador permitirá  a aceleração constante da cultura inovadora.

Mas, como uma liderança pode sair da teoria e trabalhar práticas que facilitem um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis para inovar de forma colaborativa?

1.  Incentive trabalhos em grupos, em formatos de SQUADS, simulando pequenas startups dentro de sua organização, estimulando-os a trabalhar com metodologias ágeis, aprendizagem colaborativa e senso de pertencimento daquilo que estão construindo.

cultura da inovação