logo
EN
HomeConteúdosInsightsEducação

4 min para ler


CESAR .


2022-09-21T00:00:00

Educação


Design Expansivo: soluções e inovações que nascem da construção coletiva

Por Raquel Laureano dos Santos, Analista de Relacionamento Educacional

O mundo está em constante mudança, e ela acontece tão rapidamente que chegamos a nos sentir impotentes diante do futuro, ameaçados com as incertezas do amanhã, com novas formas de viver e de trabalhar. “E não adianta tentar fugir do futuro, porque  ele não é uma opção, acontece e vem do futuro. O  futuro acontece por design, e é resultado de ter uma estratégia, de um processo de transformar aspirações e expectativas em capacidades e performances. E quando você não tem uma estratégia, a sua, você vai fazer parte da estratégia de alguém…” (MEIRA, 2021). 

Aprender é uma estratégia (MEIRA,2021). Na Cesar School, aprende-se desenhando conhecimento, na  graduação e pós graduação. O Problem Based Learning com Learning by Development são usados em projetos que tratam problemas reais, com trabalho em equipe, desenvolvendo competências e habilidades nos seus aprendizes. E é neste ambiente que as soluções e inovações acontecem.

Inovar é uma estratégia. Gerar novas idéias exige, com frequência, a ligação da sua área de conhecimento com as de outras pessoas. ”Os inovadores ganham uma perspectiva nova quando dedicam tempo e energia a descobrir e testar ideais por meio de uma rede de pessoas diversificadas” (DYER et al., 2012). Em outras palavras, como diz Silvio Meira (2014), a inovação é criação coletiva.

Ainda que não possa ensinar a alguém a ser inovador, a metodologia do design facilita a geração de novas soluções, criando novos produtos e experiências que transcendem o funcional.

E o design, segundo Silvio Meira, “…. não é fazer uma caixa nova, não é fazer a feição externa de um carro, de uma casa, muito menos de um produto, ou de um website, ou de uma aplicação para você rodar no seu smartphone, Design é desenhar conhecimento, na maioria das vezes,  na forma de processos e métodos que articulam performances comunitárias” (MEIRA, 2021).

O design expansivo é um dos métodos que contribui para a criação coletiva de novas formas de atividade, produzindo conhecimento e também colaborando para o desenvolvimento e aprendizagens dos sujeitos envolvidos na redefinição e/ou melhoria da atividade em que estão inseridos. 

O que é Design Expansivo? 

O design expansivo foi um conceito apresentado no Instituto Ivrea de Design de Interação, em 2004, por Yrjo Engestrom (2014), que o define como uma tendência de transformação do Design de Interação, direcionado não só a produtos, mas também a relações, processos, serviços, organizações. O termo expansivo, significa que ele expande o escopo de atuação de um designer, ou um grupo de designers, para não se preocupar apenas com a parte tecnológica do produto, mas também com as relações sociais, processos, serviços e questões organizacionais.

Engestrom é professor na Universidade de Helsinki, reconhecido mundialmente por aplicar e desenvolver a Teoria da Atividade, como uma abordagem teórica em estudos sobre o processo de transformação e aprendizado em atividades de trabalho em organizações, e também pela teoria de aprendizagem expansiva e a metodologia intervencionista da Pesquisa e Desenvolvimento do Trabalho  (LEMOS et al., 2013).

Para entender o design expansivo é necessário aprender sobre a Teoria  da Atividade e a Teoria da Aprendizagem Expansiva, ambas fundamentais para aplicação do método.

A teoria da atividade

A Teoria da Atividade tem a sua origem no conceito de mediação por ferramentas de Vygotsky (1978), que originalmente introduziu a ideia de que as interações entre o homem e o seu ambiente não são diretas e sim mediadas por meio de ferramentas e signos. A atividade é realizada de forma individual e segue o ciclo da Figura 01.

Figura 01:  O modelo básico de mediação proposto por Vygotsky
Fonte: A autora, 2022.

design