logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosTecnologia

5 min para ler


CESAR .


Publicado em: 21 de julho de 2025

Tecnologia


Grupo Keep se une ao CESAR para inovar o uso de recebíveis no varejo

O portfólio de Tech Venture Building do CESAR, mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, acaba de crescer: o Grupo Keep se une às demais investidas para transformar a relação entre o varejo e o sistema financeiro brasileiro. 

A parceria, formalizada em maio com o apoio da corporate venture builder Grupo Vellore, marca o início de uma jornada colaborativa focada no desenvolvimento de tecnologias escaláveis e centradas no usuário.

O principal objetivo é ampliar a autonomia dos varejistas nas negociações com credenciadoras e instituições financeiras. Para isso, serão investidos R$ 2 milhões na Keepay, plataforma que simplifica a antecipação de recebíveis* para lojistas.

Keepay: tecnologia para descentralizar os recebíveis

A proposta da Keepay é inovadora: funcionar como um meio de pagamento que permite ao lojista utilizar seus próprios recebíveis como moeda para pagar fornecedores. A plataforma reduz os custos com antecipação, evita a inadimplência e proporciona maior previsibilidade ao fluxo de caixa, ao mesmo tempo em que garante liquidez ao fornecedor.

Com mais transparência e custos reduzidos, a solução surge como uma alternativa aos desafios enfrentados pelos varejistas, como a dependência de grandes credenciadoras e as altas taxas para antecipar valores a receber. 

“A Keepay é revolucionária e tem potencial para transformar a relação entre o varejo e o setor financeiro. É uma honra para o CESAR contribuir com tecnologia, conhecimento aplicado e inovação nessa jornada”, destaca Renata Sellaro, Gerente de Projetos do CESAR. 

Benefícios da plataforma:

  1. Pagamento de fornecedores sem taxa ou necessidade de empréstimos;
  2. Gerenciamento de recebíveis e melhor projeção da receita; 
  3. Antecipação dos valores a receber das transações feitas com maquininhas de cartão de crédito com taxas menores que as das credenciadoras.

🔗Leia também: ED SEGUROS: startup possibilita “leilão invertido” para facilitar a contratação de serviços de seguro

Estruturação e crescimento

Entre as metas e expectativas para os próximos 12 meses, estão:

  • 200 clientes ativos utilizando a nova plataforma;
  • R$ 60 milhões movimentados por mês em recebíveis;
  • Capacidade de processar 10 mil unidades de recebíveis por segundo;
  • Integração com cinco FIDCs e três bancos.

 Tech Venture Building

Com quase 30 anos de atuação, o CESAR é referência nacional e internacional na criação de soluções digitais de alta complexidade, unindo pesquisa aplicada, inovação e aceleração de negócios. O modelo de Tech Venture Building já soma:

  • Mais de 54 investimentos realizados;
  • 1.300 startups impulsionadas pela plataforma Dates nos últimos dois anos;
  • 11 negócios ativos no portfólio atual, em diferentes modelos de atuação.

🔗 Leia também: ESG NOW: em parceria com o CESAR, startup inova com assistente virtual de IA para impulsionar práticas ESG

A chegada do Grupo Keep reforça o compromisso do instituto com o desenvolvimento de soluções inovadoras que resolvem problemas reais do mercado, impulsionando empresas e promovendo a transformação de setores inteiros por meio da tecnologia e do conhecimento aplicado.

“Na prática, esperamos, ao final desta jornada, ter desenvolvido uma solução segura e escalável a partir de uma tecnologia própria, focando em uma experiência definitiva no uso dos recebíveis pelo varejo”, destaca Vinícius Leonart, CEO do Grupo Keep.  

 

Sobre a Keep

Fundado com o propósito de reequilibrar as relações entre empreendedores e grandes instituições financeiras, o Grupo Keep desenvolve soluções digitais que atuam diretamente no coração do sistema de pagamentos, oferecendo liquidez, segurança e controle para quem vive o dia a dia do varejo.

Além da Keepay, o ecossistema é formado por outras duas frentes complementares:

Rekeep – Recupere os erros do passado

Um serviço especializado em auditoria de meios de pagamento que recupera valores indevidamente cobrados nas maquininhas e transforma dados históricos de venda em inteligência estratégica. Combinando tecnologia e análise humana, a Rekeep entrega relatórios personalizados que ajudam o varejista a renegociar taxas e ampliar sua margem de lucro.

Datakeep – Melhore suas decisões do presente

Plataforma que conhece os dados omitidos pela credenciadora, interpretados e revisados por um método que combina o talento humano e a IA.

 

Sobre o Grupo Vellore

O Grupo Vellore é uma empresa brasileira que atua nos segmentos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas e utilidades domésticas com mais de 8500 clientes varejistas ativos e 1200 SKUs. Fundado em 1997 e sediado em Pinhais, Paraná, o grupo é composto por marcas reconhecidas no mercado, como Foxlux e Famastil.
A Foxlux, com mais de 20 anos de história, oferece um portfólio de mais de 650 produtos nos segmentos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas e utilidades. Já a Famastil, incorporada ao grupo em 2018, é uma das marcas mais tradicionais no mercado de ferramentas da América do Sul, oferecendo produtos nas linhas de construção civil e jardinagem desde 1953.
A Vellore Ventures é uma corporate venture builder brasileira fundada em 2022, originada pelo Grupo Vellore, cujo objetivo é fomentar a inovação no setor de materiais de construção (Matcon) por meio do desenvolvimento de startups inovadoras e tecnológicas.

 

*Recebível é o valor futuro que um varejista ainda não recebeu das vendas feitas a prazo, como no cartão de crédito, por exemplo. 

 

Conecte sua startup às melhores oportunidades de negócios e acelere seu crescimento! Acesse o Dates e faça seu cadastro agora mesmo.


Grupo KeeprecebíveisstartupsVentures

,

Talvez você goste também

Carbono azulDescarbonizaçãopesquisaSoluções Baseadas na Natureza

CESAR aprofunda entendimento sobre o carbono azul em manguezais pernambucanos

Leia mais
Bossa InveststartupsTech Venture BuildingVentures

Parceria entre CESAR e Bossa Invest une smart money e expertise tecnológica para impulsionar startups além dos grandes centros

Leia mais
Navio cargueiro cheio de containers
CESARLogística portuáriaPMISPorto de Suape

Com solução criada pelo CESAR, Porto de Suape se torna referência nacional em digitalização e automação logística

Leia mais
WEB SUMMIT RIO
CESARinovaçãoInsightsweb summit

Futuro da tecnologia em debate: IA, energia e cibersegurança no Web Summit Rio 2025

Leia mais