logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosNegócios

4 min para ler


CESAR .


Publicado em: 28 de outubro de 2025

Negócios


Google firma parceria com o Centro de Competência Embrapii operado pelo CESAR

Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, realizando palestra sobre Cibersegurança em evento.

Empresa de tecnologia se une ao CISSA, no Porto Digital, para reforçar a defesa cibernética global diante do aumento das ameaças originadas no mercado digital que mais cresce na América Latina.

O CISSA, Centro de Competência Embrapii em Segurança Cibernética operado pelo CESAR, anuncia o Google como novo associado tecnológico para o desenvolvimento de pesquisas avançadas na área de cibersegurança. Estar ao lado de uma das maiores e mais influentes empresas de tecnologia do mundo posiciona o CISSA como um ator relevante no cenário global. A colaboração tem como objetivo fortalecer soluções inovadoras, promover a formação de profissionais na área e fomentar a atração e criação de startups voltadas à proteção de dados digitais, diante dos desafios impostos por ameaças cada vez mais rápidas e sofisticadas.

O mercado de cibersegurança no Brasil vive um momento de crescimento explosivo, com aumento de 75% nos investimentos em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, e uma projeção de crescimento de 37% na oferta de vagas na área até 2025. A parceria com o Google reforça a liderança brasileira, tanto local quanto global, em segurança digital.

Como parte da colaboração, o Google passará a integrar o conselho consultivo do CISSA, ao lado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), contribuindo com o direcionamento estratégico das pesquisas e das soluções que serão desenvolvidas.

“Ter um parceiro global no nosso conselho consultivo fortalece nossa capacidade de direcionar caminhos de atuação, ampliar as frentes de pesquisa e contribuir ativamente para a formulação de políticas públicas em cibersegurança. Existe uma clara convergência de interesses com o Google. Queremos construir soluções inovadoras e efetivas para os desafios da segurança digital”, destaca Georgia Barbosa, gerente executiva do CISSA. 

“A crescente sofisticação das ameaças digitais no Brasil exige uma colaboração robusta e estratégica. Para o Google, a parceria com um centro de referência como o CISSA, operado pelo CESAR, é um passo fundamental. Nosso objetivo é combinar nossa experiência global com o conhecimento local para desenvolver soluções inovadoras para os desafios mais complexos da cibersegurança. Juntos, vamos não apenas fomentar a pesquisa de ponta, mas também qualificar a próxima geração de especialistas que irão garantir um ambiente digital mais seguro para todos”, explica Newton Neto, diretor de parcerias globais do Google para a América Latina.

Com o propósito de liderar avanços tecnológicos e gerar novos conhecimentos sobre o tema, o CISSA vem se consolidando como uma referência na área de segurança digital. As atividades mobilizam um ecossistema multidisciplinar de talentos, reunindo pesquisadores de pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica, além de profissionais indicados por associados e parceiros.

As pesquisas do CISSA são organizadas em quatro eixos temáticos: gestão de identidade e acesso; proteção e privacidade de dados; inteligência contra ameaças cibernéticas; aspectos legais, éticos e comportamentais. Além de desenvolver soluções de impacto, o centro também busca contribuir para a formação de profissionais na área e integrar startups ao seu ecossistema, ampliando o alcance das inovações em cibersegurança.

SOBRE  O CESAR

O CESAR é o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas de alta complexidade, com impacto para toda a sociedade. Atua, há quase 30 anos, integrando pesquisa, aceleração de negócios e tecnologia para elevar organizações a um novo patamar de competitividade, além de educação, por meio da CESAR School.

Sediado no Recife, no coração do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos da América Latina, entrega mais de 130 projetos por ano em parceria com grandes empresas globais, formou mais de 9 mil pessoas, e impulsionou, nos últimos dois anos, mais de 1000 startups, contando, hoje, com mais de 1.400 colaboradores e expandiu os negócios para a Europa, com sede em Aveiro, Portugal. 


CibersegurançaEmbrapii

,

Talvez você goste também

Ao todo, oito projetos do CESAR e da CESAR School estavam entre os finalistas em três categorias
cesarInovaçãoPremiaçãoPrêmio Recife de Inovação

CESAR é destaque ao vencer duas categorias no Prêmio Recife de Inovação 2025

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card CESAR é premiado na ERAD Sudeste 2025 por pesquisa em previsão de desempenho de simulações HPC
ERAD Sudeste 2025HPC

CESAR é premiado na ERAD Sudeste 2025 por pesquisa em previsão de desempenho de simulações HPC

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Gravaê: startup do portfólio do CESAR que está mudando a forma de registrar momentos esportivos
GravaêStartupsVentures

Gravaê: startup do portfólio do CESAR que está mudando a forma de registrar momentos esportivos

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Acordo entre CESAR Europa e o CCG/ZGDV, centro português amplia cooperação tecnológica entre Brasil e União Europeia
Acordo de cooperaçãoCCG/ZGDVcesar

Acordo entre CESAR Europa e o CCG/ZGDV, centro português amplia cooperação tecnológica entre Brasil e União Europeia

Leia mais