logo
EN
HomeConteúdosInsightsPessoas

5 min para ler


CESAR .


Publicado em: 12 de setembro de 2022

Pessoas


Do remoto ao presencial: Bootcamp e Imersão Leader X – Banco do Brasil

Grande grupo de pessoas sorrindo para a câmera, reunidas em um escritório moderno com iluminação colorida.

Por Verônica Tebas, Gerente de Negócios do CESAR

O projeto do Bootcamp Leader X surgiu da necessidade do nosso parceiro, o Banco do Brasil por meio da DIPES – Diretoria de Pessoas, em dar continuidade a uma jornada de ideação com colaboradores de todo o país. Mais de 2000 funcionários participaram da jornada desde o início e chegamos ao número de 50 finalistas.

Para nós do CESAR existem algumas premissas antes de apertarmos as mãos junto a uma instituição: missão, visão e propósito comuns. Cocriar uma caminhada em parceria neste projeto foi mais uma prova viva de que quando o olhar é para o desenvolvimento, antes de tudo das pessoas e, depois dos profissionais, o sucesso é garantido.

O desafio de uma jornada remota

Foram meses angustiantes. A ideia inicial seria fazermos algo híbrido misturando a vibe inovadora poderosa do Porto Digital e encontros remotos com muita troca e conhecimento. Mas, como a vida tem algumas surpresas, fomos pegos pela pandemia. Em pleno século XXI, muitos trancados em casa, vivendo os desafios da incerteza e tendo que estruturar a vida diante das novidades. Do grupo de 50 finalistas, muitos eram funcionários que atuavam em agências, na ponta,  e tinham que lidar com o desafio da pandemia, a necessidade de dar sua melhor contribuição para o país no seu trabalho e absorver os conteúdos e atividades do Leader X.

Sabem o que foi mais interessante durante esse período incerto? Ficamos todos unidos. Nossa comunidade trocava experiências, frustrações e em vários momentos ficamos desanimados pela impossibilidade de estarmos juntos presencialmente. Quando a energia de um caia, vinha outro e levantava.

Foram horas de mentorias, de frio na barriga pra ensaiar o tal do pitch e muitas risadas. Quando eu me lembro de cada pitch que foi encaminhado para a gente eu misturo gargalhada com emoção. Teve neném que nasceu, gente que foi promovida (indo até pra Sede em Brasília!), gente que perdeu pessoas queridas, teve casamento que acabou e novos amores começando.

E o que aprendemos com isso tudo? O digital nos ensinou demais. Para alguns foi mais desafiador do que para os outros, mas uma certeza tiramos disso tudo: somos absolutamente diferentes hoje como pessoas e profissionais comparando com quem éramos no início do nosso projeto. E o digital? Não morde!

E o encontro presencial veio?

Mas é claro que veio! No tão esperado mês de agosto tivemos a alegria do caloroso encontro presencial. Praticamente todos puderam estar no CESAR, em Recife, conhecendo nossas várias instalações e se conectando com mentores e colegas que estiveram conosco além de estarem com nosso C-Level e Diretoria. Um encontro regado de afeto, de reconhecimento, de comida gostosa e de muitos passos dados pelas ruas encantadoras e coloridas do nosso Porto Digital.

Foto de grupo de diversos participantes em um evento do Porto Digital, apresentando diferentes trajes e poses em um ambiente de teatro.

 

“O mix que fizeram de palestras, cultura e visitas aos parceiros foi excelente. Divertido, inspirador e gratificante. Para muitos foi muito mais do que a premiação do Leader, mas a oportunidade de estar imerso em uma realidade muito, muito distante da minha, mas que permite o sonho e a desejabilidade de trabalhar mais com inovação no banco.” – Felippe Bond, Gerente Geral de Unidade de Negócios do Banco do Brasil

A cada abraço em quem chegava conseguimos materializar todo o companheirismo que construímos na nossa comunidade digital. Falamos do Futuro do Dinheiro, de Liderança Inovadora, de Inovação Aberta e tenho convicção de que todos saíram de lá com o coração aquecido e a mente cheia de novas ideias para a inovação do Banco do Brasil.

Três mulheres posando juntas em frente a uma tela de apresentação colorida com ilustrações e texto.

“Estar com o CESAR foi maravilhoso em diversos aspectos: respiramos inovação, percebemos o quanto ela pode ser simples e reforçamos o fato de que as pessoas são o centro de tudo. O CESAR deu um show de carinho, cuidado e dedicação. Os conteúdos foram passados de forma leve e o encadeamento de temas foi bem acertado”. – Cristine Cardoso, assessora em unidade estratégica da Dipes do UniBB.

Se for pra escrever aqui o nome de cada um a quem devo gratidão por essa nossa conquista, vou gastar laudas e laudas. Se eu puder, como forma de representar os participantes, tomar a liberdade de citar uma pessoa é a Alessandra Volkmer Fell. Que sorte o Banco poder contar com gente tão comprometida e especial como essa amigona. Do lado do CESAR, agradeço à Gerente de Projetos do CESAR, Renata Sellaro, e Julyenne Moura, Gerente de Produtos: a prova de que as gerações depois da minha tem muito a nos ensinar.

Público sentado em uma sala de conferências moderna, ouvindo um palestrante apresentando em uma tela sobre o futuro das finanças, com luzes coloridas penduradas acima.

O último recado é: se conecte com as pessoas. São elas que vão potencializar a inovação da sua empresa. É na ponta, no contato com as necessidades dos clientes que estão as soluções mais rápidas e escaláveis pros seus problemas. Permita que esses colaboradores acessem o melhor conhecimento e as ferramentas necessárias para fazerem a transformação mais do que urgente.

E nós, aqui do CESAR, estamos ansiosos em contribuir com você. Para saber mais sobre como podemos fazer a diferença juntos, entre em contato conosco e fale com um consultor.

Nosso Bootcamp é sensacional!


Bootcamp

,

Talvez você goste também

Imagem Ilustrativa do card Por que apostar em educação corporativa como vantagem competitiva empresarial?
Aprendizagem contínuaEducação Corporativa

Por que apostar em educação corporativa como vantagem competitiva empresarial?

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Tecnologia que antecipa falhas: como manutenção preditiva gera eficiência no setor de óleo e gás?
Indústria 4.0Manutenção PreditivaÓleo e Gás

Tecnologia que antecipa falhas: como manutenção preditiva gera eficiência no setor de óleo e gás?

Leia mais
Parcerias público-privadas
Inclusão digitalInclusão socioprodutivaProjetos educacionais

Como o investimento social privado pode impulsionar novos modelos de educação?

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Inovação circular: entenda o novo motor da mobilidade sustentável
inovação circularMobilidade 4.0mobilidade inteligente

Inovação circular: entenda o novo motor da mobilidade sustentável

Leia mais