logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

2 min para ler


CESAR .


2023-03-17T00:00:00

Tecnologia


Conheça o IoT: confira o guia do CESAR sobre o assunto!

A Internet das Coisas (ou Internet of Things) é a tecnologia que possibilita a conectividade de diferentes objetos a um sistema avançado, que possibilita o acesso à internet e para a performance de comandos, que não necessitam de interferência humana.

A temática, vista como uma das principais vertentes do futuro, ainda gera muitas dúvidas e questionamentos, afinal, abre um campo completamente plural de possibilidades e novas formas de relações tecnológicas. E, se deseja conferir mais sobre ela, continue a leitura e confira!

O que é o IoT?

A Internet das Coisas, também denominada como IoT, é a terminologia e conceituação que descreve dispositivos e tecnologias integrados com sensores, com o foco na conexão e compartilhamento de dados e informações por meio da rede Wi-Fi.

Esse encadeamento é responsável por trazer inúmeras funcionalidades e implicações diretas ao transformar esses sistemas e agregar novas potencialidades aos aparelhos. Em termos estruturais, essa conexão entre os dispositivos ocasiona em uma expressiva ampliação do conhecimento técnico, diminuindo o custo de desenvolvimento de tecnologias empregadas para a continuidade de planejamento e aprimoramento da IoT.

Enquanto constante inovação e transformação digital, surge como resultado da combinação e integração entre telecomunicações, setores da computação e o surgimento de tecnologias que não mais demandam a presença de cabos e redes para suas conexões, direcionando para uma composição wireless globalizada. 

A distribuição dessa comunicação, que gradualmente se torna ainda mais invisível aos usuários, passa a compor os setores industriais e de produção, mas também parte para dispositivos e aparelhos completamente integrados ao nosso dia a dia, constituindo uma identidade e campo cada vez mais expansivos em possibilidades.

iot