logo
EN
HomePortfólioCasesEducação

6 min para ler


CESAR .


2023-07-19T23:19:19

Educação


Como a LG e o CESAR usaram a Educação Corporativa para impulsionar o ecossistema de Manaus

Antes, eu não sentia necessidade de ser mestre. Mas recebi a missão de contribuir com meu setor através do curso e, a partir daí, uma transformação profissional teve início. Virou um divisor de águas”, Deleon Martins, supervisor de Inovação da LG, no Polo Industrial de Manaus.

Junto a outros colaboradores da LG, Deleon Martins, supervisor de Inovação da LG, no Polo Industrial de Manaus, realizou o Mestrado Profissional em Design da CESAR School graças a uma parceria da gigante dos eletrônicos com a instituição de ensino. As aulas ocorreram na capital amazonense, onde a escola de inovação do CESAR, sediada no Recife, também está instalada. Um  exemplo bem-sucedido da importância da Educação Corporativa.

A parceria da LG com a CESAR School na oferta de bolsas de mestrado aos colaboradores começou em 2019 e, até aqui, já formou cerca de 25 mestres. A iniciativa se deu pelo Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos, voltado a avanços em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento regional. Por meio dele, empresas beneficiadas pela Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (Suframa) e aquelas com obrigação de aplicação de recursos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) estabelecida na definição do processo produtivo básico investem em projetos alinhados com essas áreas.

Deleon Martins, supervisor de Inovação da LG

Deleon fez parte da primeira turma de colaboradores da LG no mestrado. Sua pesquisa, assim como rege a cartilha da CESAR School, teve total aplicabilidade nos desafios da companhia, em um método de ensino para unir academia e mercado. “Na LG Manaus, temos um treinamento único, no modo vivencial, onde ensinamos na prática sobre trabalho em equipe, liderança, confiança, comunicação e o cotidiano da empresa. Após a fase teórica, nós levamos os participantes para um acampamento na Selva Amazônica e lá fizemos várias atividades, como orientação com bússola, remada, entre outras. No meu projeto, usei a teoria da gamificação para justificar a efetividade dessas ações”, explica.

A oportunidade trouxe ainda mais ganhos. “O mestrado me fez entender a composição das coisas (projetos, criação em geral) em uma perspectiva diferente. E então eu passei a ser mais estrategista e considerar a perspectiva dos meus clientes. Comprei a empatia como uma filosofia e passei a realizar todos os meus projetos de maneira mais personalizada”, afirma.

Aprendizagem contínua e retenção de talentos

O turnover está em alta no Brasil. Segundo pesquisa da Robert Half (2021), uma das maiores empresas de recrutamento especializado no mundo, 54% dos gestores entrevistados disseram que o turnover cresceu em comparação ao período pré-pandemia. Em 2020, do total de desligamentos no país, 33% foram de saída voluntária. Já no ano seguinte, o percentual aumentou para 48%. Um plano robusto de Educação Corporativa é o caminho para mudar este fluxo, com aprendizagem contínua e retenção de talentos. É o caso de Deleon.

“Minha carreira profissional iniciou aos 17 anos, como menor aprendiz na LG, e hoje permaneço na mesma empresa há quase 13 anos. Atualmente, sou supervisor de Inovação e trabalho fomentando melhorias no ambiente de trabalho juntamente com cultura e clima organizacional”, diz, destacando a importância da educação nas corporações. “Minha formação profissional sempre foi orgânica, tive ótimos líderes e, conforme as oportunidades de promoção iam surgindo, eu ia me adaptando, passando pela área de treinamentos, eventos internos, projetos de melhoria, entre outras ações.”

Pós-graduado em Lean Manufacturing e, há dois anos, mestre em Design, os planos de Deleon agora são de doutorado. “É muito importante para empresa ter uma mão de obra qualificada e, por isso, é de grande valia o investimento desse desenvolvimento”, conclui.

Projetos de inovação e educação em Manaus

Criado há 27 anos, instituição âncora e integrante do Porto Digital do Recife, o CESAR se aproximou do Amazonas no início dos anos 2000.  No ano de 2016, fixou a regional CESAR Norte em Manaus com projetos em P&D, por ser habilitado para o uso dos recursos da Lei da Informática gerados na região. Desde então, o Centro desenvolveu mais de 40 projetos em Tecnologia da Informação e Comunicação com diversas empresas de variados portes e contribui no desenvolvimento de competências tecnológicas, com projetos de educação a exemplo do Mestrado Profissional em Design – o Mestrado Profissional em Engenharia de Software, a Especialização em Testes Ágeis, a Extensão de Design Thinking, a Residência de Software e o programa CESAR Summer Job são outros programas realizados.

O CESAR tem atualmente 70 colaboradores na região da Amazônia, uma equipe com foco em estender inovação e educação para pessoas, startups e empresas. “Queremos somar forças ao ecossistema de Manaus, pois sabemos da importância da Zona Franca e de como a região cresceu economicamente em decorrência disso. Sabemos também da necessidade de desenvolver novas matrizes econômicas e estamos dispostos a contribuir fortemente com a região, reforçando nosso compromisso regional. Estamos trabalhando fortemente para alavancar os parceiros locais, o CESAR e a CESAR School pela região”, diz José Henrique Lima, responsável pelo CESAR Norte e representante titular na Associação do Polo Digital de Manaus (APDM).

Transformar o mundo através das pessoas

Em um mercado altamente competitivo e com escassez de mão de obra qualificada, as organizações que não se posicionam como centros de aprendizagem perdem a oportunidade de aproveitar plenamente seu capital humano.

“A educação é uma forma de inovar, de transformar o mundo através das pessoas. E, por isso, formar melhores profissionais dentro de uma empresa deve ser uma preocupação constante”, afirma Karla Godoy, COO do CESAR e executiva à frente do time de Gente e Gestão.

A Educação Corporativa desempenha papel crucial para as empresas ao atrair, capacitar e reter talentos (saiba o passo a passo para a criação de um plano de EC). A abordagem deve ser encarada como um processo formativo, onde tanto o aprendizado formal quanto o informal são valorizados dentro da empresa. É fundamental focar no desenvolvimento das competências dos colaboradores, fortalecendo os laços e a cultura organizacional.

Programas como o mestrado são meios de cultivar a aprendizagem contínua dos seus colaboradores, além de uma estratégia chave para alcançar os objetivos estratégicos da sua empresa. Se você deseja investir no desenvolvimento do seu time, preparamos um ebook para sobre como o Lifelong Learning pode ser aliado da estratégia de Educação Corporativa da sua empresa. Clique para baixar.