8 min para ler
CESAR .
2023-03-03T23:20:10
Negócios
Allugg: Corporate Venture Building para construção de tecnologia e impulsionamento do negócio
Quando encontramos do outro lado uma empresa que tem o mesmo propósito que o nosso, que é dar acesso, educação e meios de qualidade para o máximo de pessoas, é simples montar um modelo de negócio que gere valor para todo mundo. – Felipe Rabaçal, Cofundador da Allugg.
A pandemia surgiu de forma avassaladora, provocando uma grande mudança na forma como as pessoas operam em sociedade. Além disso, esse impacto também é bastante perceptível quando voltamos nosso olhar para a economia e para o mundo corporativo.
O isolamento social criou a necessidade de tornar o trabalho remoto, assim, organizações de todo o mundo precisaram fornecer materiais de trabalho para seus colaboradores. Esse cenário logo se revelou um grande desafio, afinal, as empresas não tinham experiência ou estratégia de logística para tal.
Pensando em oferecer uma alternativa ágil para esse contexto, nasceu a Allugg, startup de aluguel de equipamentos de TI, como notebooks e servidores. Desde o início das suas operações, há 2 anos, o empreendimento já alugou o equivalente a 10 milhões em materiais a outras empresas, especialmente startups.
O modelo de negócio da Allugg é de Hardware as a Service, oferecendo às organizações a praticidade digital da locação, somada à centralização de processos de logística, atenção à experiência do usuário e compromisso com a sustentabilidade.
Entendemos que o negócio fazia sentido de uma forma digital e escalável – não sabíamos onde ia dar, mas sabíamos que precisaria ser mais parecido com uma startup, do que uma empresa tradicional. Nosso objetivo era ser uma plataforma capaz de conectar clientes, fornecedores e logística. – Felipe Rabaçal.
Esse combo de pontos positivos tornou o modelo de negócio atrativo não só para os clientes, como também para investidores e Venture Builders como o CESAR. Não à toa, a startup acaba de levantar R$4 milhões em uma rodada para escalar o negócio e triplicar o tamanho da companhia até 2024.
Conexões criadas para impulsionar startups
Nos seus estágios iniciais, a Allugg fornecia o serviço de aluguel de maneira mais rudimentar e desconectada, utilizando vários canais de comunicação para tocar a operação. Assim, um dos principais desafios da startup era atrair uma equipe de tecnologia que não apenas construísse uma plataforma digital unificada, como também fosse capaz de entender seu propósito.
O objetivo do negócio era encontrar, dentro dos ecossistemas de inovação brasileiros, parceiros que possuíssem know-how de inovação tecnológica, porém, os fundadores se depararam com perfis somente interessados em desenhar modelo de negócios, plano financeiro ou estrutura de RH – pontos que já estavam mais avançados e não precisavam de atenção especial.
Então, no ano de 2021, Felipe Rabaçal, um dos cofundadores da startup, participou de uma palestra realizada por Eduardo Peixoto, atual CEO do CESAR.
O Eduardo contou um pouco sobre o CESAR e enxergamos muito valor nessa conexão. Compartilhamos o mesmo propósito de pensar em gente e escala, e esse alinhamento foi moldando como o projeto deveria ser construído – não apenas como um serviço, mas uma parceria no modelo CVB, – Felipe Rabaçal.
Assim, os fundadores decidiram que, em vez de buscar investidores e utilizar o aporte financeiro para contratar uma equipe de desenvolvimento, era mais eficiente formar uma ligação com o CESAR, conseguindo um parceiro com a expertise técnica necessária para desenvolver a tecnologia da plataforma de forma robusta. Adicionalmente, o CESAR também possuía o conhecimento para contribuir na estruturação do modelo de negócios e no estudo da melhor experiência para os clientes dentro da plataforma.
Atuação em tecnologia, negócios, design e experiência
Como Venture Builder, o CESAR acreditou no projeto e se tornou parceiro da Allugg, aplicando nossa metodologia e co-investindo na criação e concepção da plataforma digital de gestão de ativos e contratos.
“Ainda nos estágios iniciais, já foi possível perceber o quão competentes eram os executivos envolvidos, mostrando pleno domínio do negócio e do mercado que estão atuando. Quando chegou no nosso Venture Board apenas chancelamos que temos uma cultura muito parecida, o que tem refletido positivamente para um trabalho em conjunto com a Allugg e com resultados incríveis até aqui.” – Átila Bittencourt, Head de Novos Negócios no CESAR.
Com o objetivo de desenhar o MVP de uma plataforma que realmente gerasse valor para a Allugg, investimos em uma dinâmica de Lean Inception ainda durante a avaliação do negócio para mapear uma ideia de escopo inicial. Em seguida, construímos uma proposta de Targeted Innovation Lab (TIL), nosso laboratório customizado para cada problema, que define um trabalho com ciclos rápidos de experimentação e priorização do que seria mais relevante para o desafio dentro do timebox do projeto.
Hoje, o projeto conta com um time de desenvolvedores, designers e especialistas em empreendedorismo do CESAR, dedicados a construir a solução digital e desenhar o roadmap do negócio com o objetivo de escalar a startup. Além disso, juntamente à fase de desenvolvimento da tecnologia, o CESAR também vem apoiando na contratação de profissionais para compor o time técnico da Allugg, que serão responsáveis por realizar a manutenção da plataforma, devidamente capacitados por meio de uma passagem de conhecimento técnico e treinamento ambos diluídos ao longo de toda jornada para uma melhor aprendizagem.
Minha participação no processo com a Allugg, começou antes mesmo do Venture Building, quando estávamos procurando startups para investir. A gente viu nela uma oportunidade de transformar a vida das pessoas e das organizações. Montamos um time muito capacitado para o desafio e estamos ao longo da jornada já preparando o time Allugg que irá assumir a plataforma. Tem sido um case fantástico de inovação e impulsionamento de startups com todo o conhecimento técnico do CESAR sendo usado para construir uma plataforma inovadora por meio de ciclos de experimentação. – Thiago Veras, Principal Technical Manager no CESAR.
Outro ponto bastante positivo da parceria são as oportunidades criadas para estudantes que querem ingressar no mercado de trabalho em TI, principalmente do Nordeste. Hoje, as contratações para estágio e efetivo realizadas pela Allugg contemplaram, em sua maioria, estudantes universitários pernambucanos, incluindo alunos da CESAR School, nossa escola de inovação.
A Allugg quer dar acesso a equipamentos de tecnologia de ponta para a maior quantidade de empresas possível, fomentando, assim, o crescimento do mercado brasileiro. Após passar por todas as etapas do roadmap de uma startup junto ao CESAR, incluindo a criação de um MVP, market-fit e ICP, o objetivo do negócio é continuar a tração e se preparar para escalar em 2024 com tudo.
Estamos totalmente integrados, sabemos exatamente o que está sendo feito, para onde o projeto está indo, não apenas entendemos como desenvolver a solução, hoje nos sentimos seguros para fazer uma internalização da equipe de tecnologia, considerando que ela é exponencial. – Francisco Rabaçal, cofundador da Allugg.
E a grande vantagem da estratégia de Venture Building é a possibilidade de que, mesmo após a passagem do bastão técnico, a Allugg sempre tenha no CESAR um parceiro de confiança para guiá-la nas áreas de design, tecnologia e negócios em iniciativas que venham a adotar para acompanhar a movimentação do mercado.
“Encontramos na Allugg a oportunidade perfeita de unir omelhor entre dois mundos: O know-how do CESAR em construir soluções tecnológicas pioneiras em diversos mercados, com a vasta experiência empreendedora dos fundadores e o amplo conhecimento que possuem do mercado em que a startup atua. Com isso, acreditamos que o resultado dessa parceria de negócios será um rápido crescimento da Allugg e uma maior satisfação dos clientes que buscam os serviços da empresa. – José Augusto Branco, Analista de Empreendedorismo do CESAR.
Potencializando negócios através do Venture Building
Um dos braços de inovação do CESAR identifica modelos de negócios escaláveis e impulsiona startups por meio do Corporate Venture Building. Para essa estratégia, nossa atuação é bastante transversal: além de apoiar no desenvolvimento de tecnologias, também contribuímos na estruturação, análise e aprimoramento do modelo de negócio, além da experiência do usuário, afinal, entendemos que tecnologia, design e negócios andam juntos.
O apoio de um centro de inovação pode ser chave para empreendedores que não são da área de tecnologia ou não possuem o know-how para estruturar um time técnico com as competências necessárias. Assim, as startups podem contar com programas de Corporate Venture desde o momento da concepção da solução, garantindo a qualidade e credibilidade, e trilhando um caminho mais certeiro para o sucesso do negócio.
Em parceria com a Kyvo, criamos a Arbos, iniciativa que une investimentos corporativos e ação conjunta com startups numa jornada assistida para acelerar negócios e indicadores de impacto socioambiental em escala mundial.
Para saber como a sua organização ou startup pode se conectar a Arbos ou a outras iniciativas de Venture Building do CESAR, clique aqui e converse com um consultor.