2 min para ler
CESAR .
Publicado em: 14 de novembro de 2025
Negócios
Acordo entre CESAR Europa e o CCG/ZGDV, centro português amplia cooperação tecnológica entre Brasil e União Europeia

O CESAR Europa e o Centro de Computação Gráfica de Portugal (CCG) oficializaram a assinatura de um protocolo de cooperação estratégica destinado a impulsionar projetos conjuntos de pesquisa, inovação aplicada e desenvolvimento tecnológico entre Brasil e União Europeia. A iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização iniciada em 2023 e deve ampliar a atuação das instituições em áreas como inteligência artificial, cibersegurança e computação de alto desempenho.
Criado em 2023, o CESAR Europa surgiu com o objetivo de expandir a rede internacional do CESAR, o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, por meio de alianças com centros de pesquisa e organizações europeias. A assinatura do acordo com o CCG, realizada em cerimônia oficial em Portugal, integra essa estratégia de aproximação.
🔗Leia também: Web Summit Lisboa: CESAR e Porto Digital exaltam o papel do ecossistema lusófono no cenário digital global
O CCG, sediado em Guimarães, é reconhecido pela atuação em computação gráfica, tecnologias digitais e projetos de inovação com foco em indústria e governo. A instituição será uma das parceiras europeias do CESARE, hub de cooperação internacional sediado em Aveiro e responsável por articular projetos entre o ecossistema brasileiro de inovação e centros de pesquisa da União Europeia.
“A parceria é um passo importante para o fortalecimento de nossa estratégia de internacionalização, pois nos conecta a uma instituição de grande relevância, com experiência e capacidades que ampliam nosso alcance e fortalecem nossa atuação na construção de soluções para desafios cada vez mais complexos”, explica Eduardo Peixoto, CEO do CESAR.
O CESARE atua na conexão entre pesquisa, formação de talentos e inovação aplicada, promovendo iniciativas de transferência de conhecimento, colaborações científicas e desenvolvimento de soluções em áreas estratégicas. Entre os focos estão a cibersegurança, inteligência artificial, computação de alto desempenho e computação quântica, além da articulação para captação de recursos europeus destinados à pesquisa e inovação.
,
Talvez você goste também

Web Summit Lisboa: CESAR e Porto Digital exaltam o papel do ecossistema lusófono no cenário digital global

CESAR é finalista em dobro no Prêmio Brasileiro de Design 2025

CESAR marca presença no Web Summit Lisboa 2025


“A parceria é um passo importante para o fortalecimento de nossa estratégia de internacionalização, pois nos conecta a