logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosEducação

3 min para ler


CESAR .


2022-07-13T00:00:00

Educação


Brasscom lança currículos de referência inéditos para o Ensino Superior em Tecnologia

As propostas foram construídas em parceria com a CESAR School e propõem grades para cursos nas áreas de Telecom, Tecnologia da Comunicação e Tecnologia da Informação

Em 2019, quando realizou o primeiro estudo de Formação Educacional e Empregabilidade em TIC, a Brasscom identificou a obsolescência curricular no que tem sido ensinado nos cursos da área. Para enfrentar o problema, a entidade desenvolveu currículos de referência para o Ensino Superior que, agora, são disponibilizados de forma pública.

Ao todo, dez currículos já estão lançados – orientando as instituições de ensino quanto às atualizações necessárias para que a parte técnica dos cursos seja ensinada de acordo com a demanda das empresas do setor. Nove currículos são de referência para os cursos superiores em grau tecnólogo, e um para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

“A Brasscom analisou o Ensino Superior em Tecnologia e um dos achados foi a necessidade de elevação da qualidade dos cursos”, justifica Sergio Paulo Gallindo, presidente executivo da entidade. “Isso permitiria elevar também a aderência dos estudantes, evitando a evasão e, consequentemente, ampliando a oferta de profissionais”, acrescenta.

“A partir da análise dos currículos, foi possível comparar o que é ensinado em sala de aula com aquilo que de fato as empresas precisam tecnicamente”, explica a diretora executiva da Brasscom, Mariana Rolim, ressaltando que, “em diversos cursos, ficou claro que não houve atualização das grades, ainda que a tecnologia tenha avançado de forma significativa nos últimos anos”.

Em Tecnologia da Informação, são propostos currículos para Big Data e Introdução à Ciência de Dados; Inteligência Artificial; Nuvem; e Segurança da Informação. Para Tecnologia da Comunicação, há currículos de Defesa Cibernética; Internet das Coisas; e Roteamento e Gerenciamento de Redes. Sistema de Serviço Móvel e Sistemas de Transmissão são os dois currículos na área de Telecom.

As propostas foram construídas em parceria com a CESAR School, o braço educacional do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), que foi contratado pela Brasscom para conjuntamente desenvolver os currículos de referência.

“O objetivo desses referenciais é nortear a atualização dos currículos dos cursos superiores, à luz das necessidades contemporâneas do Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação”, pontua Felipe Furtado, Diretor Executivo da CESAR School.

“Através de interlocuções com o poder público e instituições de ensino, atuaremos pela ampla adoção das mudanças propostas, que deverão ser atualizadas constantemente”, conclui Mariana Rolim.

Em breve, a Brasscom lançará também Itinerários Formativos de Tecnologia voltados ao Ensino Médio. Com eles, o propósito é estimular o interesse e o engajamento dos jovens na formação introdutória na área de TIC.

Acesse os currículos aqui.
 


educaçãotecnologia