logo
EN
HomeConteúdosInsightsNegócios

2 min para ler


CESAR .


2022-01-31T00:00:00

Negócios


A quinta geração de internet no Brasil e no mundo

O 5G é uma tecnologia desenvolvida para suceder o 4G em serviços móveis. Um dos seus principais benefícios é o aumento da velocidade de conexão à internet, permitindo um consumo de serviços mais complexos com menos dificuldade como: as transferências de arquivos, comunicação em tempo real, o consumo de vídeo e áudio em tempo real (streaming) e jogos eletrônicos (principalmente os e-sports).

Ela também permite mais dispositivos conectados (densidade), o que está se tornando necessário diante do crescimento da IoT ou “Internet das Coisas”, aumentando a quantidade de comunicação máquina com máquina, fator que beneficiará e trará oportunidades para diversos setores do mercado. 

O tempo de resposta da conexão (latência) diminui, melhorando e contribuindo para que os dispositivos móveis tenham uma conexão que permita aplicações em tempo real ou que demandem trocas de informação de forma rápida.

A promessa do 5G se baseia no tripé alta velocidade, alta densidade de conexões e baixa latência. Muita ênfase tem sido dada ao aspecto da velocidade, mas existe toda uma gama de aplicações que só se tornarão possíveis por conta do aumento significativo da densidade de conexões e da grande redução da latência, muitas das quais nem dependem de alta velocidade. Exemplos típicos são aplicações como redes de sensores e controle de processos físicos e químicos (IoT Industrial). Fábio Maia, consultor em tecnologia do CESAR 

É graças a essas suas principais mudanças que o 5G poderá ser utilizado tanto em smartphones através da rede móvel quanto em objetos conectados de qualquer indústria. Confira abaixo como o 5G está no mundo e o seu plano de entrada para o Brasil.

5G no mundo

Dados divulgados pela Omdia, líder global em pesquisa na área de tecnologia, afirmam que mesmo com o impacto causado pela disseminação da COVID-19, mais de 236 milhões de pessoas terminaram o ano de 2020 com acesso ao 5G. 

Os países que estão liderando o uso do 5G são China, Estados Unidos e Coréia do Sul, com a maior adoção da tecnologia em sua população. A estimativa é de que esse número chegue a 1,8 bilhão até 2025. 


internet