O 5G impulsionando os pilares ESG

O 5G impulsionando os pilares ESG

Por: Benedito Macedo Diretor de Desenvolvimento e Operações do CESAR

A pandemia do COVID-19 deixou clara a importância da Internet e da conectividade para a sociedade funcionar. De repente, passamos a fazer tudo online: nossos trabalhos se tornaram remotos, as escolas e universidades passaram a ser pelo Zoom. Até para receber atendimento médico a internet tem se mostrado um meio cada vez mais presente, como mostra a pesquisa do Global Top Industry Health 

Neste contexto do último ano e meio, a perspectiva da chegada do 5G no Brasil abre uma gama de oportunidades e se torna fundamental para acelerar a transformação digital no país.

O novo padrão tecnológico para comunicação móvel é o 5G, desenvolvido para suceder o 4G, que está em processo de licitação no Brasil e já em instalação em diversas partes do mundo. As principais características do 5G são maior capacidade de vazão de dados, menor latência  (tempo de resposta) e a capacidade de suportar mais dispositivos simultaneamente em uma estação radiobase (erb). 

Essas características possibilitam a criação de serviços e produtos, integrando inteligência artificial e realidade aumentada mista, como podemos ver em diversos “cases” que já estão sendo desenvolvidos pelo mundo:

  • Parceria do CESAR com a Ponto Care, empresa norte-americana, que criou uma solução de medicina remota para aumentar o cuidado com a saúde, onde uma van com equipamentos médicos e conectada a rede 5G vai até a casa do paciente para a realização de exames. 
  • 5G Super Stadium – onde a Verizon desenvolveu uma experiência de uso para audiência dos jogos de futebol americano, com estatísticas em tempo real, múltiplas câmeras e realidade aumentada

Ainda estamos em um processo de descoberta das oportunidades e entendimento dos impactos da tecnologia 5G nos diversos contextos de negócios. Nesse cenário, o design thinking se torna peça fundamental para que as oportunidades possam ser exploradas e problemas possam ser resolvidos sempre pela ótica dos usuários desses serviços e produtos.

A conectividade traz desenvolvimento social e econômico

O acesso a uma maior conectividade faz parte da infraestrutura básica para promover o desenvolvimento social. Em países como o Brasil, no qual 58% da população  acessa a rede exclusivamente pelo telefone móvel, ter mais conectividade implica em maior alcance de serviços em locais onde hoje não estão disponíveis, levando assim a uma maior inclusão social. 

Com o progresso da instalação da infra-estrutura de 5G e progressiva queda dos preços dos aparelhos, essa maior inclusão social será possível, assim como foi nas gerações anteriores (4G/3G).

Com a pandemia, ficou cada vez mais evidente a importância de boas redes de comunicação, da conectividade para todos e de direcionar recursos para que boas práticas de sustentabilidade e uma agenda ESG (sigla em inglês para  Ambiental, Social e Governança) sejam aplicadas na implementação desta e de outras possíveis novas tecnologias. 

Em um país continental como o Brasil, onde os serviços médicos estão concentrados nas grandes cidades, a rede 5G irá permitir que as populações do interior tenham acesso não só a consulta médica, mas também a exames sofisticados e até cirurgias remotas. De forma idêntica, os serviços educacionais estarão disponíveis fora das capitais.

E-book 5G: um panorama das oportunidades para o mercado de inovaçãoUm outro ponto de destaque, principalmente no momento atual de crise  no suprimento de energia elétrica, inclusive com ameaça de apagão, é o consumo de energia. Os equipamentos de 5G consomem até 90% menos energia por unidade trafegada do que os equipamentos de 4G. 

É preciso pensar a tecnologia como um catalisador de mudanças sociais, ao conectar comunidades off the grid, gerar novas oportunidades de aprendizado e emprego. 

Agora que você já entendeu como o 5G pode impulsionar os pilares do ESG, quer saber mais quais são as oportunidades trazidas por essa tecnologia para o mercado de inovação? Leia o nosso e-book 5G: Um panorama das oportunidades para o mercado de inovação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}