logo
EN
HomeConteúdosInsightsNegócios

3 min para ler


CESAR .


2022-06-15T00:00:00

Negócios


Transição da matriz energética: o futuro do setor de energia está aqui

Em 25 de setembro de 2015, os 193 Estados-membros da ONU aprovaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano que busca assegurar a prosperidade  do planeta e da sociedade, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Considerando o aumento das ameaças climáticas, os ODS se tornaram força-motriz para proteger o futuro e, entre os 18 objetivos, o ODS 7, nos traz a seguinte missão: garantir o acesso à energia limpa, acessível, segura, sustentável e moderna, e promover a transição da matriz energética.

O que é uma matriz energética?

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), matriz energética diz respeito ao conjunto de fontes de energia disponíveis em um país, estado ou planeta, capaz de suprir a demanda de energia. É importante destacar que esse conceito se difere de “matriz elétrica”, esta é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica. Dessa forma, é possível concluir que a matriz elétrica é parte da matriz energética.
O que é transição da matriz energética?

Esse movimento diz respeito à uma transformação no setor de energia global, na qual a produção e consumo de energia deixa de ser realizada a partir de combustíveis fósseis e passa a utilizar fontes renováveis de energia. Essa mudança de fontes de energia não renováveis, como petróleo, gás natural e carvão, para renováveis como eólica e solar, só é possível graças aos avanços tecnológicos e um impulso social em direção à sustentabilidade. 

Outros fatores da transição são a crescente adoção de fontes renováveis no mix de suprimento de energia, o início da eletrificação e as melhorias no armazenamento de energia. Além disso, considerando as mudanças estruturais e permanentes na oferta, demanda e preços, a transição de energia também visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia por meio de várias formas de descarbonização. 

O novo cenário da energia

A Agência Internacional de Energia prevê que a capacidade total de energia renovável do mundo aumentará 50% entre 2019 e 2024. Depois de anos sendo tratadas como um plano B dentro do setor, as fontes de energia renováveis ​​se tornaram uma fonte de eletricidade poderosa e econômica. Quando a demanda por energia é menor, menos recursos naturais precisam ser utilizados e menores são os impactos socioeconômicos e ambientais. 

Os custos de energia solar e eólica caíram tão drasticamente que, em algumas regiões dos EUA, bem como no Reino Unido e na Europa, a energia eólica se tornou mais barata que os recursos energéticos tradicionais de alto carbono. À medida que os custos continuam a cair e as fontes solar e eólica crescem em popularidade e aderência, o setor de energia renovável só continuará ampliando-se e irá se solidificar como uma forte oportunidade de investimento. 

A tendência é que empresas geradoras de energia aposentem os ativos existentes que dependem do suprimento de combustíveis fósseis e construam outras formas de geração de energia.

Espera -se que o mercado de renováveis ​​corporativas continue a crescer: a demanda já foi promovida por meio de iniciativas como a RE100Coalition, na qual grandes empresas se comprometeram a obter 100% de seu poder de fontes renováveis. Outra iniciativa é a Aliança de Compradores de Energia Renovável (REBA), lançada por mais de 300 empresas como o Facebook Inc., o Google LLC, a Walmart Inc. e a General Motors Co.

transição da matriz energética
Fonte: Iberdrola

energia