logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

4 min para ler


CESAR .


Publicado em: 26 de outubro de 2023

Tecnologia


Transformando a saúde no Brasil: A revolução da oxigenoterapia com o Salvus ATAS O2

Dispositivo médico branco conectado a um cilindro de oxigênio verde, com visor digital e mostrador de pressão.  Fundo desfocado de um quarto de hospital.

Importante inovação na área de saúde, centrada na medição precisa e monitoramento do consumo de oxigênio medicinal, o Salvus ATAS O2 é capaz de garantir benefícios clínicos, financeiros e logísticos para todos os atores envolvidos na oxigenoterapia: estabelecimento, profissional, paciente e familiares. O produto foi desenvolvido em conjunto pela empresa Salvus e pelo CESAR, no âmbito da linha de fomento Piloto IoT (Internet das Coisas), do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). O projeto contou ainda com financiamento da Embrapii e do Sebrae, apoio técnico e econômico da WND | Sigfox Brasil e do NUTES (Núcleo de Telessaúde da UFPE) e suporte de diversas instituições e centenas de pessoas comprometidas com a inovação e transformação da saúde no Brasil.

Inicialmente, a Salvus desenvolveu um protótipo da solução de monitoramento remoto online do oxigênio medicinal, capaz de registrar e exibir o uso do gás em tempo real, batizada de ATAS O2. Posteriormente, em parceria com o CESAR, evoluiu o nível de maturidade da solução, passando por diversas fases até a disponibilização ao mercado. O produto tem um sensor de fluxo avançado para monitorar o fluxo de oxigênio de forma precisa e contínua. A bateria de longa duração e conectividade própria por meio de tecnologias LP Wan, como Sigfox e CATM, garantem operação constante e confiável.

Além disso, a solução inclui uma plataforma inteligente para monitoramento em tempo real do paciente, permitindo um acompanhamento imediato capaz de minimizar impactos clínicos e agilizar os processos de cuidado. O ATAS O2 rastreia a necessidade de recarga, eliminando a dependência da equipe e melhorando a eficiência operacional.

O Contexto Desafiador das Doenças Respiratórias Crônicas

As Doenças Respiratórias Crônicas (DRC) representam 8% da taxa de mortalidade global, sendo a terceira causa de morte no mundo no conjunto de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). No Brasil, só considerando a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma das DRCs mais comuns, foram registrados 31.291 óbitos em 2020, segundo o DataSUS, com custo estimado em R$ 1,5 bilhão por ano ao sistema de saúde pública. O cenário foi severamente agravado pela crise de Covid-19, especialmente considerando as cerca de 86 milhões de pessoas do grupo de risco.

As diretrizes para administração da oxigenoterapia apontam para a personalização do tratamento. A triagem, planejamento e execução dos processos levam em conta cada vez mais o contexto do paciente – não apenas patológico, mas também à forma como o oxigênio é administrado, o tipo de interface, e também à rotina do paciente.

O uso da solução ATAS O2 para monitoramento remoto da oxigenoterapia, em pesquisa realizada em um hospital público, resultou em economias significativas e melhorias na prática clínica. A solução permitiu otimizar o uso do oxigênio de forma individualizada, minimizando complicações, reduzindo custos de internamento e acelerando o processo de desmame.

O apoio e as conquistas do projeto

A colaboração com o BNDES permitiu avanços notáveis no projeto, incluindo a realização de pilotos em serviços ambulatoriais e pré-hospitalares, bem como parcerias internacionais, como a conquista do prêmio internacional e uma colaboração com a agência canadense MITACS.

O BNDES identificou a saúde como uma das principais áreas de investimento para o avanço da IoT no Brasil, junto com manufatura, agricultura e cidades inteligentes. Os objetivos estratégicos incluem tratamento de doenças crônicas, promoção da saúde, eficiência na gestão e estímulo à inovação.

O projeto inovador do consórcio CESAR e Salvus marca um avanço significativo na gestão do oxigênio medicinal no Brasil, tanto em hospitais quanto no ambiente domiciliar. Apesar dos desafios, especialmente relacionados à necessidade de políticas públicas diversificadas, é possível implementar inovações IoT em estabelecimentos de saúde, especialmente em hospitais privados. O ATAS 02 sinaliza um futuro promissor onde a tecnologia e a eficiência se combinam para benefício coletivo.

Quer saber mais sobre essa revolução na gestão da oxigenoterapia? Baixe nosso relatório completo para uma visão aprofundada sobre como o ATAS O2 está transformando a saúde no Brasil.

White paper completo


InovaçãoIoT

,

Talvez você goste também

Imagem Ilustrativa do card Por que apostar em educação corporativa como vantagem competitiva empresarial?
Aprendizagem contínuaEducação Corporativa

Por que apostar em educação corporativa como vantagem competitiva empresarial?

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Tecnologia que antecipa falhas: como manutenção preditiva gera eficiência no setor de óleo e gás?
Indústria 4.0Manutenção PreditivaÓleo e Gás

Tecnologia que antecipa falhas: como manutenção preditiva gera eficiência no setor de óleo e gás?

Leia mais
Parcerias público-privadas
Inclusão digitalInclusão socioprodutivaProjetos educacionais

Como o investimento social privado pode impulsionar novos modelos de educação?

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Inovação circular: entenda o novo motor da mobilidade sustentável
inovação circularMobilidade 4.0mobilidade inteligente

Inovação circular: entenda o novo motor da mobilidade sustentável

Leia mais