logo
EN
HomeConteúdosInsightsNegócios

4 min para ler


CESAR .


Publicado em: 25 de março de 2019

Negócios


Transformação Digital: 8 fundamentos para Impacto

Ilustração estilizada de pessoas com fones de ouvido e dispositivos de mídia analógica e digital, incluindo toca-discos, fita cassete, CD e smartphone.  Texto "CESAR REPORTS Transformação Digital".

A transformação digital começou meio que sem ninguém perceber, bem lentamente… Depois, muito de repente! A internet comercial é de 1995. Quem já estava acordado por lá consegue notar o quanto de mudanças ela trouxe para a sociedade e os negócios. Às vezes, até que não percebemos, porque ela é tão pervasiva que a gente pensa que quando nascemos ela já estava por aí. Mas pare um pouco e pense. Lembra do telegrama? Eu usei algumas vezes, para dar parabéns ou enviar felicitações para pessoas queridas e distantes. Distante também, com a internet, ficou relativo.

Pense mais um pouquinho. Como comprávamos música? Livros? E como assistíamos seriados? E aqueles produtos que não achávamos em lugar nenhum, onde achamos hoje? Humm, tem algo mais recente e polêmico: como chamávamos um táxi?! As mudanças são gigantes e o alcance ilimitado. Por conta da digitalização, vamos encontrar neste tempo setores que se transformaram completamente, e outros que despareceram completamente.

O tempo médio de permanência das empresas no índice S&P 500, que era de 33 anos em 1964, caiu em 2016 para 24 anos. E deve encolher para apenas 12 anos até 2027.
Innosight/Richard N. Foster/Standard & Poor’s

A redução de custos computacionais, o compartilhamento e o amplo acesso às tecnologias digitais aceleraram todo um processo de transformação de organizações e mercados. Enquanto antes era preciso concentrar recursos para ter eficiência de coordenação, hoje, em muitos casos, isso é resolvido por um App. Na verdade, o digital em suas diversas ondas trouxe para perto de zero o custo de transação na troca de valor na sociedade. E não se trata apenas de mudanças na oferta, já que organizações inteiras estão sendo completamente reescritas para continuarem sendo relevantes. O digital nos negócios agora não é mais para otimização, mas para transformação.

Transformação Digital é a destruição criativa, em rede, dos modelos de negócios [tradicionais] provocada pela maturidade das plataformas digitais.
Silvio Meira, fundador do CESAR

Para qualquer organização, de qualquer setor, o tema Transformação Digital é premente. E principalmente para aquelas empresas que estão em setores cujo volume de receitas ultrapassa 20% no digital. Para estas, segundo Paul Proctor, analista do Gartner, quem ainda não se iniciou no assunto talvez seja melhor começar a pensar na resposta à ruptura do negócio, ou numa estratégia de saída.

Danado é achar que é só mais uma tecnologia. A Transformação Digital, na verdade, tem diversos aspectos. Eu gosto da abordagem que utilizamos no CESAR, que procura entender o fenômeno e as mudanças que ele opera sob oito perspectivas:

1- Cultura & Pessoas: é a perspectiva do ser humano em relação às mudanças na era digital, tanto no papel de líder-autor das transformações como no de instrumento nas novas configurações das sociedades e dos negócios, com foco em práticas de inovação e empreendedorismo transformador dentro das organizações;

2- Consumidores: a vida em rede e o novo ecossistema de comunicação mudaram a forma de nos relacionarmos. A jornada do consumidor, o marketing digital, branding e e-branding são essenciais para entender, capturar e satisfazer o novo consumidor digital;

3- Concorrência: na era digital, as fronteiras da competição já não são mais as mesmas. Mesmo as empresas mais diligentes e preparadas podem sofrer com ataques de competidores mais ágeis, inesperados e assimétricos;

4- Inovação: a inovação tem outros métodos e processos. Saímos de um mundo onde as empresas desenhavam e lançavam sozinhas seus produtos no mercado para um mundo de cocriação e de contínua experimentação. A regra é aprender rápido! E inovar continuamente;

5- Processos: procurar entender como as empresas se envolvem digitalmente com fornecedores e estão propensas a usar software para gerenciar suas operações internas, otimizar o uso de ativos físicos e os relacionamentos com clientes e fornecedores;

6- Modelos de Negócios: as tecnologias digitais são ferramentas que permitem acessar novos mercados e encontrar novas maneiras de crescer. Modelos de negócios assimétricos são os principais agentes de disrupção de negócios estabelecidos. Entender e modelar novos modelos de negócios a partir da jornada da Transformação Digital é essencial para a sobrevivência das organizações;

7- Dados: são de extrema relevância para a estratégia e tomada de decisões das organizações atuais. Mas poucas sabem como extrair valor deles e, ao mesmo tempo, assegurar os direitos intelectuais em ativos digitais, a privacidade e a segurança dos consumidores;

8- Tecnologias: por fim, para ter sucesso na era digital, as organizações precisam ir além de conhecer as tecnologias digitais (como IoT, Big Data e Inteligência Artificial) e se empoderar delas, pois constituem a força da competição.

É, portanto, com base nestas 8 perspectivas da Transformação Digital que lançamos a nova série do CESAR Reports. Fique atento, aguarde os próximos artigos. Será imperdível!

Eduardo Peixoto
Coordenador do Programa Executivo de Gestão de Negócios na Era Digital (www.cesar.school/gned)


Transformação Digital

,

Talvez você goste também

Imagem Ilustrativa do card Por que apostar em educação corporativa como vantagem competitiva empresarial?
Aprendizagem contínuaEducação Corporativa

Por que apostar em educação corporativa como vantagem competitiva empresarial?

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Tecnologia que antecipa falhas: como manutenção preditiva gera eficiência no setor de óleo e gás?
Indústria 4.0Manutenção PreditivaÓleo e Gás

Tecnologia que antecipa falhas: como manutenção preditiva gera eficiência no setor de óleo e gás?

Leia mais
Parcerias público-privadas
Inclusão digitalInclusão socioprodutivaProjetos educacionais

Como o investimento social privado pode impulsionar novos modelos de educação?

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Inovação circular: entenda o novo motor da mobilidade sustentável
inovação circularMobilidade 4.0mobilidade inteligente

Inovação circular: entenda o novo motor da mobilidade sustentável

Leia mais