logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

2 min para ler


CESAR .


2022-08-17T00:00:00

Tecnologia


Tecnologias da Indústria 4.0: tudo que você precisa saber sobre Gêmeos Digitais

A Quarta Revolução Industrial marca a movimentação do setor em direção a mais eficiência, automação e autonomia em escala. Essa nova era da indústria reflete a evolução e convergência de diversas novas tecnologias, materializando a visão de um futuro marcado por avanços tecnológicos-robóticos. 

Embora o conceito de Indústria 4.0 venha sendo amplamente explorado nos últimos anos, suas tecnologias habilitadoras e principais aplicações ainda são relativamente desconhecidas. Pensando nisso, o CESAR deu início a uma série de conteúdos voltados para explorar, de maneira mais aprofundada, como cada tecnologia habilitadora da Indústria 4.0 atua e impacta o setor, juntamente à casos reais do mercado. 

O primeiro conteúdo abordou a IIoT, Internet das Coisas Industrial. Além dela, outras tecnologias serão exploradas nos conteúdos que virão a seguir, como: 

Neste material, daremos continuidade à série ao falar sobre Gêmeos Digitais, uma tecnologia moderna e ambiciosa, com um potencial de contribuição em diversas áreas. 

O que são gêmeos digitais?

Um gêmeo digital é um conceito que surge da modelagem e simulação, e que agora pode – com mais precisão – refletir um produto físico, processo ou serviço com o auxílio de IoT. A principal ideia é que estímulos gerados no modelo real e virtual produzam a mesma resposta. Esse emparelhamento entre o mundo físico e virtual, permite que fábricas monitorem e controlem remotamente equipamentos e sistemas, por exemplo. 

Além disso, os gêmeos digitais são chave para que seja possível executar modelos de simulação para testar e prever alterações de ativos e processos em diferentes cenários, contribuindo para que empresas obtenham benefícios substanciais, como operações aprimoradas, inovação de produtos e serviços, e time-to-market mais rápido.

Os gêmeos digitais ganharam interesse significativo nos últimos anos, à medida que a Internet das Coisas (IoT) se tornou cada vez mais difundida, porém, a sua lógica não é novidade: o conceito esteve presente na tecnologia de emparelhamento da NASA no projeto Apollo 13. O futuro da tecnologia, contudo, só poderá mostrar todo o seu potencial depois que os dispositivos de IoT se tornarem difundidos e acessíveis.

É possível utilizar Gêmeos Digitais para:

  • Reproduzir virtualmente um sistema de produção;
  • Analisar processos logísticos;
  • Testar processos de montagem da linha de produção;
  • Integrar informações para que, se houver mudança no design do produto, a produção também seja alterada.
Fonte da imagem: Siemens

indústria 4.0