logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosNegócios

3 min para ler


CESAR .


Publicado em: 14 de outubro de 2021

Negócios


Suape e CESAR começam a desenvolver sistema para ampliar eficiência nas operações portuárias

Equipe de engenheiros usando capacete e máscara em um porto, perto de um navio cargueiro.

A plataforma será a base para um PCS, ferramenta utilizada em vários portos do mundo para facilitar o fluxo de dados e informações entre os diversos atores envolvidos nas operações

Com o objetivo de desenvolver novas ferramentas tecnológicas voltadas para a gestão das operações portuárias, que buscam ganhos de produtividade, melhor comunicação e eficiência logística, o Complexo de Suape e o CESAR  deram início aos estudos de desenvolvimento de um novo sistema, após firmarem parceria em julho passado. A plataforma construída será a base para um Port Community System (PCS), ferramenta utilizada em vários atracadouros do mundo para aperfeiçoar o fluxo de dados e a troca de informações entre os diversos atores envolvidos nas operações portuárias.

Nos últimos dias, equipes de desenvolvimento, design e empreendedorismo do CESAR visitaram o time de colaboradores da torre de controle do Porto de Suape, para trabalho conjunto de imersão. O propósito do encontro foi identificar os possíveis gargalos nas operações. Numa fase posterior dos estudos, serão desenvolvidos produtos e soluções para automação dos processos críticos para dinamizar as movimentações no porto. Essas soluções abarcam temas que vão desde o agendamento de chegada e partida de navios (line up), passando pelas operações, indicadores, relatórios e até faturamento.

A expectativa é de que, após o desenvolvimento das soluções, Suape ganhe um sistema simplificado, reduzindo retrabalho e aumentando a confiabilidade nas operações. “Com a eliminação dos gargalos, os ganhos de eficiência vão ser enormes. Deveremos começar de maneira mais básica, com os agendamentos. A partir daí, evoluiremos para a questão das operações, da interface com praticagem, Marinha, etc., tudo de forma automatizada”, explica o consultor de inovação do CESAR, Jaime Alheiros.

“Outra vertente importante da PCS é a possibilidade de gerar relatórios, como o de emissão de quantidade de carga para a Antaq, relatórios de desempenho do porto, entre outros. Fora isso, o novo sistema deve facilitar a parte do faturamento, calculando automaticamente as variáveis presentes nas tabelas, início e fim das operações, volume movimentado e ocupação nos berços. Com tudo isso em mãos, Suape poderá dar ainda mais atenção a questões estratégicas, focando nos indicadores de qualidade e eficiência portuária, que impactam diretamente na competitividade do atracadouro”, agrega Jaime.

“O novo sistema possibilitará maior integração com outros sistemas do comércio exterior e por alguns atores da comunidade portuária, além da atualização tecnológica das ferramentas atualmente em uso. Será o primeiro passo para o desenvolvimento de uma plataforma que trará benefícios para toda a comunidade portuária de Suape”, acrescenta o diretor de Gestão Portuária da estatal, Paulo Coimbra.

 


eficiência

,

Talvez você goste também

Imagem Ilustrativa do card Grupo Keep se une ao CESAR para inovar o uso de recebíveis no varejo
Grupo KeeprecebíveisstartupsVentures

Grupo Keep se une ao CESAR para inovar o uso de recebíveis no varejo

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card CESAR aprofunda entendimento sobre o carbono azul em manguezais pernambucanos
Carbono azulDescarbonizaçãopesquisaSoluções Baseadas na Natureza

CESAR aprofunda entendimento sobre o carbono azul em manguezais pernambucanos

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Parceria entre CESAR e Bossa Invest une smart money e expertise tecnológica para impulsionar startups além dos grandes centros
Bossa InveststartupsTech Venture BuildingVentures

Parceria entre CESAR e Bossa Invest une smart money e expertise tecnológica para impulsionar startups além dos grandes centros

Leia mais
Navio cargueiro cheio de containers
CESARLogística portuáriaPMISPorto de Suape

Com solução criada pelo CESAR, Porto de Suape se torna referência nacional em digitalização e automação logística

Leia mais