logo
EN
HomeConteúdosInsightsEducação

2 min para ler


CESAR .


Publicado em: 12 de dezembro de 2017

Educação


Roadmap de Educação para IoT — Internet of Things

Ilustração abstrata mostrando uma mão desenhando conexões entre ícones de tecnologia, como dispositivos móveis, código binário, engrenagens e um gráfico.  Conceitos de inovação e interconexão digital.

Por Felipe Furtado, Eduardo Peixoto e Daniel Pereira

Para acompanhar o processo de transformação digital que as indústrias de manufatura vem enfrentando, faz-se necessário investir em modelos mais completos de conhecimento, desde a integração dos produtos com sistemas embarcados até o nível mais avançado de implementação de sistemas, passando pela criação de novos modelos de negócios inovadores. Este report apresenta uma proposta de roadmap de educação para a Internet das Coisas (IoT) que considera diversas trilhas integradas de competências.

De acordo com o POETAS.IT (2016), se esperam grandes mudanças na forma como pessoas e objetos irão interagir em diferentes contextos, e na forma como os negócios serão geridos, mantidos e operados. Também estima-se que a IoT irá gerar um impacto de mais de US$ 11 trilhões de dólares na economia mundial até 2025.

Inserida nesse contexto, a indústria da manufatura vem passando por um processo de Transformação Digital dos bens de consumo. Nesse processo, as indústrias de software e hardware se unem aos Produtos Mecânicos e Isolados (PMI) de forma pontual, mas em um futuro próximo, se espera que essa união seja feita de forma completa e integrada.

Para atender à essa cadeia de produção e construir uma base sólida que permita a construção de uma solução completa de IoT, faz-se necessário repensar e investir em modelos mais integrados de conhecimento, desde o nível mais básico de integração dos produtos com sistemas embarcados até o nível mais avançado de implementação de Sistemas de Sistemas, passando pela criação de novos modelos de negócios inovadores.

Porém, quando se pensa em inovação, faz-se necessário considerar aspectos além das questões tecnológicas. O desenvolvimento das atividades que levam à inovação demanda conhecimentos e perfis transdisciplinares, que alternam condução, práticas e reflexões. Dentro do CESAR, existem três eixos, representados pela abordagem conhecida pelo termo GeNTe (sigla para Gente-Negócios-Tecnologia) que contempla três aspectos básicos (Figura 1):

Figura 1: Inovação no CESAR: GeNTe (Gente-Negócios-Tecnologia)

EducaçãoIoT

,

Talvez você goste também

Imagem Ilustrativa do card Por que apostar em educação corporativa como vantagem competitiva empresarial?
Aprendizagem contínuaEducação Corporativa

Por que apostar em educação corporativa como vantagem competitiva empresarial?

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Tecnologia que antecipa falhas: como manutenção preditiva gera eficiência no setor de óleo e gás?
Indústria 4.0Manutenção PreditivaÓleo e Gás

Tecnologia que antecipa falhas: como manutenção preditiva gera eficiência no setor de óleo e gás?

Leia mais
Parcerias público-privadas
Inclusão digitalInclusão socioprodutivaProjetos educacionais

Como o investimento social privado pode impulsionar novos modelos de educação?

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Inovação circular: entenda o novo motor da mobilidade sustentável
inovação circularMobilidade 4.0mobilidade inteligente

Inovação circular: entenda o novo motor da mobilidade sustentável

Leia mais