logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosTecnologia

5 min para ler


CESAR .


Publicado em: 17 de abril de 2024

Tecnologia


O papel crucial da Computação de Alto Desempenho e outros insights do Web Summit Rio

Três palestrantes sentados em banquinhos, participando de um painel em um evento tecnológico. Um telão atrás deles exibe informações sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A Computação de Alto Desempenho (HPC, do inglês High Performance Computing) é uma área da computação concentrada no desenvolvimento de sistemas e tecnologias capazes de realizar tarefas computacionais intensivas em um tempo significativamente reduzido. Isso é alcançado através da utilização de hardware especializado, como supercomputadores e clusters de computadores, junto com técnicas avançadas de programação e algoritmos eficientes. A tecnologia está em pauta no Web Summit Rio 2024 e foi tema na masterclass conduzida pelo CESAR, Nvidia e Petrobras nesta quarta-feira.

Benedito Macedo, diretor executivo do CESAR, João Paulo Navarro, arquiteto de soluções da Nvidia, e Felipe Portella, consultor de TI da Petrobras, falaram sobre as experiências com o projeto SolverBR, em encontro mediado pela jornalista Adriana Salles, editora chefe da MIT SMR e HSM Management. O trabalho lida com o processo de execução de simuladores em campos de petróleo, para nortear decisões na exploração de reservatórios, desde a localização de um poço até a estratégia de produção e previsão de comportamento financeiro.

A solução utilizou a nova arquitetura de chip da Nvidia e conseguiu reduzir o custo da exploração de petróleo em 30%. “Indústrias, como a geomecânica, a de análise de tráfego, de estudos climáticos e até o setor financeiro, precisam de simulações para auxiliar na tomada de decisão que requerem significativo poder computacional”, explicou Benedito Macedo.

A masterclass também contou com a visão dos especialistas sobre outras tecnologias, a exemplo da Computação Quântica e Inteligência Artificial e como elas irão impactar os negócios e trazer ganho de eficiência nos mais diversos setores da economia. E é justamente este o ponto de interesse da maioria dos participantes do evento, seja nos estandes das centenas de instituições ou nas palestras de renomados nomes nas mais diversas áreas.

De conversas sobre o estado atual do venture capital a reflexões profundas sobre o papel da IA na segurança digital, mergulhamos em um mundo de possibilidades e desafios. Aqui, reunimos os principais insights de mais um dia de Web Summit.

O estado do Venture Capital

O Venture Capital está em uma nova era de oportunidades para startups, conforme assinalamos em artigo recente. Após um cenário marcado por altos e baixos, o VC está em um ponto de virada em 2024. Laura Constantini, da Astella, e Magnus Grimeland, da Antler, compartilharam suas perspectivas sobre a discrepância entre as necessidades das startups e o cenário de financiamento. Apesar dos desafios enfrentados em 2023, o mercado está se recuperando, especialmente nos Estados Unidos.

Para empreendedores, a mensagem é clara: o momento de iniciar um negócio é agora. Com alternativas como Corporate Building e Angel Investors, o Brasil oferece um terreno fértil para o crescimento das startups, independentemente do cenário de financiamento. O Venture Capital, inclusive

A IA e a Segurança Digital

A Inteligência Artificial tem redefinido a segurança digital, mas também apresenta novos desafios. Kaarel Kotcas, da Veriff, e Andre Ferraz, da Incognia, exploraram como a IA está transformando a maneira como protegemos nossas identidades online. Com o surgimento de deepfakes e outras tecnologias, a segurança digital tornou-se uma prioridade ainda maior.

Os usuários estão cada vez mais dedicados a entender como os dados são utilizados pelas empresas para garantir transparência e responsabilidade no uso da IA, de acordo com os debatedores. Por isso,as organizações estão trabalhando para tratar os clientes como parceiros, focando em explicar como e onde os dados serão usados. É vital para os usuários compreenderem a importância de fornecer seus dados, especialmente em contextos onde isso pode prevenir fraudes.

Digital First, a nova economia brasileira

Em um mundo cada vez mais digitalizado, o Brasil busca avanços. Luiza Trajano, do Magazine Luiza, Rodrigo Marques, da Claro Brasil, e Mate Pencs, da LOFT, destacaram a importância da inovação e da inclusão digital. Da expansão da conectividade em áreas rurais à adaptação contínua às novas ferramentas digitais, o Brasil pavimenta o caminho em direção a uma economia digital vibrante e inclusiva.

“Precisamos ter um ambiente propício à inovação. Às pessoas que estão lá na ponta, precisamos motivá-las e entregar meios para que elas consigam manter o espírito da inovação sempre aceso, motivadas e com os meios e ferramentas adequados”, declarou Luíza Trajano.

Um homem sentado em uma cadeira em um palco iluminado, com o logotipo da Web Summit Rio em destaque atrás dele, rodeado por uma estrutura de cubos iluminados em tons de branco e vermelho.

Inteligência Artificial para um futuro promissor

Fabio Coelho, do Google Brasil, e Angélica Mari, da Forbes, mergulharam na promessa e no potencial da Inteligência Artificial para impulsionar a inovação e resolver problemas complexos. Desde a criação de novos produtos até a democratização do acesso, a IA está moldando o futuro de maneiras transformadoras.

“Nos próximos dois anos, os olhos do mundo vão se voltar para o Brasil. Cuidar da Amazônia, entender a transição energética e aumentar nossa produção agrícola. O Google busca sempre sentar em uma mesa em que soluções sejam criadas de forma ousada e responsável. Ousada para impulsionar a inovação, responsável para garantir a segurança de quem usa”, afirmou Fabio Coelho, destacando Ele o impacto social da tecnologia, desde a democratização do acesso através de smartphones até inovações financeiras como o PIX.



,

Talvez você goste também

Imagem Ilustrativa do card CESAR é finalista em dobro no Prêmio Brasileiro de Design 2025
DesignFASTImpacto socialPrêmio

CESAR é finalista em dobro no Prêmio Brasileiro de Design 2025

Leia mais
Web Summit
cesarcesar europaweb summit lisboa

CESAR marca presença no Web Summit Lisboa 2025

Leia mais
Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, realizando palestra sobre Cibersegurança em evento.
CibersegurançaEmbrapii

Google firma parceria com o Centro de Competência Embrapii operado pelo CESAR

Leia mais
CESAR e CESAR School levaram mais de 40 atividades para o REC'n'Play!
IAInovaçãoPessoasREC’n’Play 2025

Principais insights do CESAR e da CESAR School no REC’n’Play 2025: tecnologia, educação e o futuro feito por gente

Leia mais