logo
EN
HomePortfólioCasesNegócios

8 min para ler


CESAR .


2022-07-06T23:39:07

Negócios


Grupo Boticário: inteligência artificial para uma beleza inclusiva

Diversidade e inclusão tem se tornado parte da agenda de diversas empresas, não apenas quando se fala em representatividade no quadro de colaboradores, mas também na criação dos mais diversos produtos e serviços oferecidos.

O Grupo Boticário, uma companhia de 7 marcas próprias, presente em 16 países, quer ampliar a diversidade e inclusão ao falar de beleza. Entre as suas metas até o ano de 2030, a organização busca que 100% dos seus itens sejam concebidos com a participação de grupos minoritários e que seu portfólio de produtos seja inclusivo e diverso, considerando, inclusive, diferentes estilos de vidas.

Foi pensando em compreender seus clientes em uma escala cada vez mais ampla e profunda, respondendo com agilidade aos seus desejos e necessidades, que o Grupo Boticário buscou o CESAR para desenvolver uma solução de beleza para pessoas com deficiência visual e motora, bem como restrições nos membros superiores.

O objetivo era desenvolver uma tecnologia baseada em inteligência artificial, capaz de tornar possível a aplicação de batom automaticamente, sem borrar, diferenciando a pele dos lábios e do rosto com precisão.

CESAR Summer Job: uma porta de entrada para a inovação

O CESAR Summer é um programa que impulsiona a inovação de empresas por meio da experimentação. Com a duração de 6 semanas, empresas patrocinadoras trazem desafios reais para que estudantes universitários de diferentes cursos possam propor soluções inovadoras em uma abordagem learn by doing (aplicando teorias e conceitos na prática).

O Batom Inteligente foi o desafio trazido pelo Grupo Boticário para o Summer Job e, para solucioná-lo, os estudantes contaram com a orientação de tutores do CESAR nas áreas de design, negócios e tecnologia.

O desafio: um batom inteligente com aplicação precisa

O conceito do Batom Inteligente nasceu ainda nos laboratórios de tecnologia do Grupo Boticário. Nos primeiros estágios do desenvolvimento, o Grupo se deparou com um impasse: diferenciar a pele do rosto da pele dos lábios, algo necessário para possibilitar a eficiência de um batom de aplicação inteligente e precisa.

Assim, a organização trouxe este desafio para o CESAR na busca de resolvê-lo por meio da tecnologia. Ao escolher o Summer Job para solucionar o desafio, o Grupo contou com uma equipe de estudantes de diferentes áreas de formação, que atuaram desde a ideação, passando pela pesquisa, experimentação e desenvolvimento de um protótipo do aparelho inteligente.

  Equipe de estudantes do Summer Job no dia do Pitch do projeto na sede do Grupo Boticário.

A solução encontrada: uso de inteligência artificial (IA)

Durante as 6 semanas de execução do programa, os estudantes realizaram pesquisas sobre técnicas de aplicação de tinta na derme, envolvendo até mesmo o estudo de impressoras de tinta em pele, estudos que foram de suma importância para criar uma base de desenvolvimento da solução.

Os participantes entenderam que existem diferentes tipos de pele, a exemplo da pele masculina, pele madura, dermes com marcações e lábios com contornos e texturas diferentes, e tudo isso precisaria ser levado em conta no desenvolvimento da IA para que a solução fosse capaz de atender pessoas com todos os tipos de características e dificuldades.

No processo de desenvolvimento, 263 mulheres de diferentes idades foram entrevistadas para a obtenção de insights de suas dificuldades. Além disso, os participantes também visitaram a fábrica do Boticário e tiveram contato com métodos de pesquisa e desenvolvimento de maquiagem, também fizeram visitas a lojas para entender mais sobre as especificidades de produtos de beleza.

Após a fase de pesquisa, o grupo de estudantes identificou que uma possível solução para a diferenciação da derme da pele para a do lábio era por meio do método de inteligência artificial, mais precisamente, o método de processamento de imagem.

A tecnologia do aparelho será dotada de algoritmos capazes de fazer o reconhecimento e delimitação do contorno do lábio de forma mais apurada, enviando as coordenadas para a aplicação. O aparelho terá, ainda, indicações sonoras para sinalizar o início e o final da aplicação, para auxílio ao posicionamento do rosto e um display inteligente.

Muito além do desafio

Um grande destaque do programa foi o desejo dos estudantes de ir além, desbravando aquilo que não tinham conhecimento, mas tinham interesse. Por isso, também decidiram criar um aplicativo que não apenas reconhecia o lábio do usuário, como também fazia a análise da saúde da sua pele. E no processo de criação do aplicativo, também trabalharam conceitos de design, identidade de marca, divulgação e inserção no mercado, tudo na forma de um plano de marketing.

Isso se fez possível em razão do formato do Summer Job promover a oportunidade de participantes trabalharem e socializarem com diferentes perfis de idade, formação e cultura. A edição marcada pelo projeto do Batom Inteligente, por exemplo, contou com estudantes e mentores de vários lugares do país, como Ceará, Piaui, Paraná e Pernambuco, divididos em diversas áreas de atuação, promovendo uma diversidade cultural muito enriquecedora e positiva.

“Essa interdisciplinaridade fez com que a gente reconhecesse o quão rico é ter essa diversidade em um processo de desenvolvimento, foi essa diferença entre conhecimentos e agregados que tornaram o projeto possível”. – Beatriz Bonafini, participante da edição do Batom Inteligente do CESAR Summer Job e atual Cientista de Dados no CESAR.

Beatriz também conta que o Grupo esteve sempre acompanhando os participantes, presencial e remotamente, desde a ideação, até o momento do pitch da solução que foi, inclusive, realizado na Sede do Grupo Boticário na presença do CEO da organização.

Com o protótipo finalizado, o Grupo apresentou o projeto para todos os stakeholders e o feedback foi de muito entusiasmo pela possibilidade de desenvolver o device com esse tipo de tecnologia, principalmente dentro do Brasil, visto que o Grupo Boticário é uma empresa nativa brasileira.

Pós Summer Job: desenvolvimento do protótipo

Um dos maiores benefícios do Summer Job é o fato de que os estudos e protótipos gerados podem ser posteriormente desenvolvidos e virarem produtos inovadores das empresas patrocinadoras. E este foi o caso do Batom inteligente.
Após a finalização do programa, o Grupo contou com o apoio do CESAR novamente, desta vez, para evoluir o protótipo em um novo ciclo onde um time de desenvolvedores do Centro de Inovação se debruçou para aprimorar a solução.

No primeiro momento, o projeto foi dividido em 2 fases, focadas em estudar o estado da arte da ciência e da engenharia, visando identificar a viabilidade técnica e comercial do desenvolvimento do device inteligente. Nas duas fases, os resultados obtidos foram bastante promissores, apontando para a viabilidade do experimento e a continuação do processo de desenvolvimento do mesmo.

Em seguida, demos início à terceira fase do projeto, visando o desenvolvimento contínuo de protótipos de um possível produto. As etapas executadas foram:

  • Refinamento das técnicas de segmentação da região labial;
  • Estudo abrangente de hardwares de aplicação;
  • Consultoria de Ux em cima das possíveis soluções;
  • Elaboração, evolução e validação dos protótipos.

A proposta da terceira fase era identificar alternativas de melhoria e integração da IA (das etapas anteriores) com um dispositivo IOT que permitisse descobrir e medir a arte da aplicação do batom em um lábio de um manequim.

Ao final, o CESAR entregou ao Grupo Boticário um relatório com estudos complementares sobre segmentação dos lábios, dispositivos utilizados na aplicação e possíveis métodos para o Batom inteligente, além de um protótipo do dispositivo de aplicação.

Entrega do projeto ao Grupo Boticário pelo time de desenvolvimento do CESAR no laboratório do Recife..

“Nós adoramos trabalhar com a equipe do CESAR, é um time super comprometido com a causa, entenderam o problema do nosso segmento da indústria e buscaram formas de solucionar o desafio trazido. Foi incrível o entrosamento do time como um todo e a bagagem técnica da equipe montada para nos ajudar a fazer o desenvolvimento do projeto. É sempre uma experiência muito incrível. O CESAR ficou super bem quisto e reconhecido por nós”. – Milene Haraguchi, Cientista P&D do Grupo Boticário.

Hoje, o protótipo de alta fidelidade segue em desenvolvimento numa parceria entre o CESAR e a startups Neurobots, dando continuidade ao objetivo do Grupo Boticário de alcançar a inclusão por meio da tecnologia. A Beatriz, estudante e participante do programa à época, passou a integrar o time do CESAR como Data Scientist, tendo trabalhado até o início de 2021 no desenvolvimento do protótipo que ajudou a criar e, posteriormente, como mentora de outras edições do CESAR Summer Job.

Um programa que transforma empresas e pessoas

O CESAR Summer Job impacta a vida dos estudantes e transforma organizações. Em apenas 6 semanas, estudantes participantes ganham experiência prática , e as empresas identificam talentos e desenvolvem protótipos e propostas que podem se tornar produtos inovadores.

O Summer Job para os participantes

Os participantes têm a oportunidade de mostrar seu potencial, aprender metodologias e ferramentas estratégicas, e desenvolver competências importantes para estarem bem posicionados no mercado de trabalho.

O Summer Job para as organizações

Para empresas, o Summer Job proporciona um espaço de experimentação, considerando oportunidades e desafios que podem fomentar produtos e serviços inovadores e modernos, além de propostas de potenciais soluções para problemas reais e atuais da organização. O programa também aproxima empresas de jovens talentos, pois é possível identificar perfis compatíveis com as necessidades e habilidades procuradas, o que pode ser um indicativo para uma possível contratação.

Sua empresa está em busca de iniciativas que estimulem a inovação? O CESAR Summer Job pode ser a porta de entrada ideal para projetos e produtos inovadores. Para entender como ser uma empresa patrocinadora e quais são as diversas vantagens, fale com um consultor.


cesar summer jobprototipação