logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosTecnologia

2 min para ler


CESAR .


2023-12-12T19:55:22

Tecnologia


CESAR é vencedor do SPE Awards e finalista do Prêmio ANP com o projeto “Digital Twin”

O CESAR, centro de inovação que forma profissionais e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais, em parceria com a Petrobras e a UFRJ, ganhou o SPE Awards e foi finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica com o projeto “Digital Twin”. Essa iniciativa se destaca por criar uma ferramenta de monitoramento para avaliar dutos flexíveis em relação à corrosão sob tensão por CO2 (SCC-CO2), contribuindo para otimizar a produção e garantir a segurança operacional na indústria de petróleo.

O prêmio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) destaca projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que aprimoram a eficiência operacional no setor, e o “Digital Twin” é um exemplo desse compromisso com a excelência tecnológica. Já o SPE Awards, criado pela Society of Petroleum Engineers, reconhece anualmente indivíduos e empresas globais que alcançaram conquistas notáveis ​​no setor de E&P offshore. No SPE, o “Digital Twin” venceu na categoria “Best R&D project in last 3 years”. Um grande reconhecimento ao trabalho de toda a equipe multidisciplinar no desenvolvimento desta tecnologia inovadora e disruptiva.

O projeto, como o próprio nome diz, é um gêmeo digital que permite a criação de representações virtuais dos dutos flexíveis em operação no campo. Isso possibilita o monitoramento em tempo real da severidade do SCC-CO2, permitindo que os engenheiros de integridade da Petrobras tomem decisões embasadas em dados para otimizar a produção e maximizar a eficiência das operações.

A ferramenta utiliza sensores instalados em campo para alimentar um modelo de análise de severidade operacional, fornecendo uma visão completa dos dutos mais críticos em campo e auxiliando na tomada de decisão para garantir a segurança operacional dessas estruturas.

Antoanne Pontes e Urbano Chagas, gerentes do CESAR, receberam a congratulação

Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, enfatiza a importância deste projeto: “Esta inovação demonstra nosso compromisso em desenvolver soluções tecnológicas que impactam positivamente o setor de energia. O monitoramento em tempo real dos dutos flexíveis é essencial para garantir a integridade das operações petrolíferas, promovendo uma indústria mais eficiente e segura.”

George Campello, coordenador do projeto na Petrobras, afirma: “Esta tecnologia disruptiva e conectada com a nossa visão de futuro proporciona aumento de eficiência e segurança operacionais, além de contribuir para a redução de emissões de CO2. É um reconhecimento do incrível trabalho de nossa equipe e de nossos parceiros externos, CESAR e LACEO. Parabéns a todos os envolvidos por esta importante conquista na indústria do petróleo.”


gênios digitaisia