logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosTecnologia

2 min para ler


CESAR .


Publicado em: 12 de dezembro de 2023

Tecnologia


CESAR é vencedor do SPE Awards e finalista do Prêmio ANP com o projeto “Digital Twin”

Entrega de prêmio de inovação tecnológica

O CESAR, centro de inovação que forma profissionais e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais, em parceria com a Petrobras e a UFRJ, ganhou o SPE Awards e foi finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica com o projeto “Digital Twin”. Essa iniciativa se destaca por criar uma ferramenta de monitoramento para avaliar dutos flexíveis em relação à corrosão sob tensão por CO2 (SCC-CO2), contribuindo para otimizar a produção e garantir a segurança operacional na indústria de petróleo.

O prêmio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) destaca projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que aprimoram a eficiência operacional no setor, e o “Digital Twin” é um exemplo desse compromisso com a excelência tecnológica. Já o SPE Awards, criado pela Society of Petroleum Engineers, reconhece anualmente indivíduos e empresas globais que alcançaram conquistas notáveis ​​no setor de E&P offshore. No SPE, o “Digital Twin” venceu na categoria “Best R&D project in last 3 years”. Um grande reconhecimento ao trabalho de toda a equipe multidisciplinar no desenvolvimento desta tecnologia inovadora e disruptiva.

O projeto, como o próprio nome diz, é um gêmeo digital que permite a criação de representações virtuais dos dutos flexíveis em operação no campo. Isso possibilita o monitoramento em tempo real da severidade do SCC-CO2, permitindo que os engenheiros de integridade da Petrobras tomem decisões embasadas em dados para otimizar a produção e maximizar a eficiência das operações.

A ferramenta utiliza sensores instalados em campo para alimentar um modelo de análise de severidade operacional, fornecendo uma visão completa dos dutos mais críticos em campo e auxiliando na tomada de decisão para garantir a segurança operacional dessas estruturas.

Antoanne Pontes e Urbano Chagas, gerentes do CESAR, receberam a congratulação

Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, enfatiza a importância deste projeto: “Esta inovação demonstra nosso compromisso em desenvolver soluções tecnológicas que impactam positivamente o setor de energia. O monitoramento em tempo real dos dutos flexíveis é essencial para garantir a integridade das operações petrolíferas, promovendo uma indústria mais eficiente e segura.”

George Campello, coordenador do projeto na Petrobras, afirma: “Esta tecnologia disruptiva e conectada com a nossa visão de futuro proporciona aumento de eficiência e segurança operacionais, além de contribuir para a redução de emissões de CO2. É um reconhecimento do incrível trabalho de nossa equipe e de nossos parceiros externos, CESAR e LACEO. Parabéns a todos os envolvidos por esta importante conquista na indústria do petróleo.”


IA

,

Talvez você goste também

Imagem Ilustrativa do card Laboratório IIoT: Como provas de conceito estão reduzindo riscos e acelerando a inovação industrial em Manaus
Laboratório IIoTPoC industrial

Laboratório IIoT: Como provas de conceito estão reduzindo riscos e acelerando a inovação industrial em Manaus

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Projeto Yara acelera formação de talentos em tecnologia na Zona Franca de Manaus
CESAR ManausProjeto YaraZFM

Projeto Yara acelera formação de talentos em tecnologia na Zona Franca de Manaus

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card CESAR e The Shift se unem em série de conteúdos sobre cibersegurança
CibersegurançaConteúdosNovidadeThe Shift

CESAR e The Shift se unem em série de conteúdos sobre cibersegurança

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card CESAR potencializa projetos de inovação com novo “fast track” da Lei do Bem, a partir de acordo estratégico entre MCTI e EMBRAPII
Lei do Bemsegurança jurídica e previsibilidadeUnidade EMBRAPII

CESAR potencializa projetos de inovação com novo “fast track” da Lei do Bem, a partir de acordo estratégico entre MCTI e EMBRAPII

Leia mais