logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosNegócios

5 min para ler


CESAR .


Publicado em: 03 de abril de 2024

Negócios


CESAR debate futuro da inteligência artificial e da computação de alto desempenho no Web Summit Rio

Um palco da "websummit RIO"

O CESAR e a Lenovo levarão para o Web Summit Rio 2024 a demonstração de um projeto colaborativo inédito: o tradutor de linguagem de sinais em tempo real para surdos, que tem como propósito quebrar barreiras e promover a participação ativa de indivíduos surdos como comunicadores e não apenas como destinatários, de forma mais inclusiva. Alimentado por IA, o projeto será apresentado no dia 16, na Academia IA, espaço exclusivo para discutir o futuro da Inteligência Artificial e uma das novidades desta edição do evento.

Finalista da recente edição do SXSW Innovation Awards, premiação que faz parte do maior festival de tecnologia e inovação do mundo, o projeto foi desenvolvido ao longo de cinco anos. O tradutor usa tecnologia capaz de identificar visualmente e contextualizar gestos individuais por meio de um conjunto de dados de milhares de vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A IA captura movimentos de sinalização e os transforma em mensagens de texto e áudio em português em tempo real.

Em vez de traduzir cada sinal individualmente, a IA e o banco de dados que a acompanha concentram-se em discernir os movimentos, analisando os contornos das mãos e, principalmente, os pontos de articulação do sinalizante. A iniciativa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do CESAR e da Lenovo é pioneira no mundo, com potencial para aplicação universal e um exemplo da busca da Lenovo para desenvolver IA para todos.

No dia 17, será a vez do time à frente do projeto SolverBR contar como a colaboração entre CESAR, Petrobras e Nvidia foi a responsável pelo avanço de um experimento aplicado ao mundo real a partir de tecnologias avançadas como IA, computação de alto desempenho (HPC) e computação quântica.

Apresentado com destaque na GTC, conferência global da Nvidia em Inteligência Artificial, o SolverBR lida com o processo de execução de simuladores de reservatórios para campos de petróleo. Essas simulações surgem da necessidade de responder a várias perguntas relacionadas à tomada de decisão na exploração de reservatórios e vão desde a localização de um poço até a estratégia de produção e previsão de comportamento financeiro.

São processos caros em termos de tempo e poder computacional, este último consumindo uma quantidade significativa de energia. Consequentemente, numerosos estudos visam otimizar a execução dessas simulações para melhorar a eficiência de custo, o que impacta em ganhos significativos para qualquer setor e negócio.

Um homem de óculos está em uma sala usando gestos de mão, sobrepostos com um esquema de rastreamento de pontos.  A legenda diz "Agora Lenovo" e "Voz gerada por IA: Lenovo".

Tradutor de libras
“Esta colaboração materializa a experiência do CESAR no desenvolvimento de PD&I, com o uso de inúmeras tecnologias avançadas, combinada com nossa habilidade altamente qualificada em pesquisa, design e gerenciamento de projetos”, diz Lauro Elias Neto, diretor executivo do CESAR. “Nosso compromisso é aplicar a inovação como contribuição para aperfeiçoar produtos e serviços dos nossos parceiros. Unir esse propósito à causa da inclusão nos deixa ainda mais orgulhosos de estar presentes no Web Summit Rio.”

Mais de 2,3 milhões de brasileiros enfrentam dificuldades de comunicação devido à surdez profunda e usam Libras e a Língua Gestual Portuguesa (LGP), juntamente com vários dialetos de sinais regionais. A escala e a complexidade do desafio motivaram o projeto de pesquisa e desenvolvimento, financiado pela Lenovo. Em todo o mundo, são 430 milhões de pessoas que apresentam perda auditiva moderada ou grave no ouvido com melhor audição, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Estou honrado por fazer parte deste projeto inspirador. Como parte da visão da Lenovo de oferecer tecnologia inteligente a todos, esta nova solução de IA preenche lacunas de comunicação existentes, além de aprimorar seu uso para acelerar o aprendizado de Libras, usando visão computacional para rastrear a precisão dos gestos e ‘instruir’ os usuários a fazer ajustes específicos”, disse Hildebrando Lima, Diretor de P&D da Lenovo.

Baseada em redes neurais de aprendizagem profunda, a arquitetura do sistema é semelhante a modelos como o GPT-3 para tradução e reconhecimento de português para Libras, facilitando a tradução em língua de sinais em tempo real. “Para a geração de vídeos em linguagem de sinais, as organizações realizam um intérprete sintético (um avatar virtual semelhante a um humano) usando modelos de Rede Adversarial Generativa (GAN)”, explica Victor Casadei, cientista de dados do CESAR, que co-liderou a iniciativa e estará presente para apresentar o projeto no Web Summit Rio, no dia 16, junto ao time da Lenovo.

Simuladores para campos de petróleo
O projeto visa explorar a possibilidade e os ganhos potenciais de executar uma parte deste simulador em novos hardwares com arquiteturas inovadoras, especificamente a arquitetura ARM (da sigla Máquina RISC avançada). A arquitetura ARM foi escolhida por várias razões, e uma delas é seu baixo consumo de energia. Neste ponto, a Nvidia entra em campo como um dos principais players no mercado de hardware de alto desempenho.

“Embora a solução seja bastante específica para casos de simulação de reservatórios de petróleo, o que pode ser aplicado a outros setores é o conceito de computação de alto desempenho. Indústrias, como a geomecânica, a de análise de tráfego, de estudos climáticos e até o setor financeiro, precisam de simulações para auxiliar na tomada de decisão que requerem significativo poder computacional”, explica Benedito Macedo, diretor executivo do CESAR. Ele estará no dia 17 com o arquiteto de soluções da Nvidia, João Paulo Navarro, e o consultor de TI da Petrobras, Felipe Portella, em debate mediado pela jornalista Adriana Salles, editora chefe da MIT SMR e HSM Management.

AGENDA DO CESAR

IA para Todos – Desenvolvimento CESAR| Inovação Lenovo
Data: 16/04, às 15h30
Local: Academia IA
Participantes: Lauro Elias Neto (diretor executivo do CESAR), Hildebrando Lima (diretor executivo de P&D da Lenovo no Brasil) e Vitor Casadei (cientista de dados do CESAR)

Master Class: PD&I de Missão Crítica na Vanguarda com o CESAR
Data: 17/04, às 11h
Local: Pavilhão 6
Participantes: Beto Macedo (diretor executivo do CESAR), João Paulo Navarro (arquiteto de soluções da Nvidia) e Felipe Portella (consultor de TI da Petrobras), com mediação de Adriana Salles (editora chefe da MIT SMR e HSM Management)


lenovonvidiaweb summit

,

Talvez você goste também

Imagem Ilustrativa do card Grupo Keep se une ao CESAR para inovar o uso de recebíveis no varejo
Grupo KeeprecebíveisstartupsVentures

Grupo Keep se une ao CESAR para inovar o uso de recebíveis no varejo

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card CESAR aprofunda entendimento sobre o carbono azul em manguezais pernambucanos
Carbono azulDescarbonizaçãopesquisaSoluções Baseadas na Natureza

CESAR aprofunda entendimento sobre o carbono azul em manguezais pernambucanos

Leia mais
Imagem Ilustrativa do card Parceria entre CESAR e Bossa Invest une smart money e expertise tecnológica para impulsionar startups além dos grandes centros
Bossa InveststartupsTech Venture BuildingVentures

Parceria entre CESAR e Bossa Invest une smart money e expertise tecnológica para impulsionar startups além dos grandes centros

Leia mais
Navio cargueiro cheio de containers
CESARLogística portuáriaPMISPorto de Suape

Com solução criada pelo CESAR, Porto de Suape se torna referência nacional em digitalização e automação logística

Leia mais