logo
EN
HomeConteúdosInsightsEducação

2 min para ler


CESAR .


2017-12-12T00:00:00

Educação


Roadmap de Educação para IoT — Internet of Things

Por Felipe Furtado, Eduardo Peixoto e Daniel Pereira

Para acompanhar o processo de transformação digital que as indústrias de manufatura vem enfrentando, faz-se necessário investir em modelos mais completos de conhecimento, desde a integração dos produtos com sistemas embarcados até o nível mais avançado de implementação de sistemas, passando pela criação de novos modelos de negócios inovadores. Este report apresenta uma proposta de roadmap de educação para a Internet das Coisas (IoT) que considera diversas trilhas integradas de competências.

De acordo com o POETAS.IT (2016), se esperam grandes mudanças na forma como pessoas e objetos irão interagir em diferentes contextos, e na forma como os negócios serão geridos, mantidos e operados. Também estima-se que a IoT irá gerar um impacto de mais de US$ 11 trilhões de dólares na economia mundial até 2025.

Inserida nesse contexto, a indústria da manufatura vem passando por um processo de Transformação Digital dos bens de consumo. Nesse processo, as indústrias de software e hardware se unem aos Produtos Mecânicos e Isolados (PMI) de forma pontual, mas em um futuro próximo, se espera que essa união seja feita de forma completa e integrada.

Para atender à essa cadeia de produção e construir uma base sólida que permita a construção de uma solução completa de IoT, faz-se necessário repensar e investir em modelos mais integrados de conhecimento, desde o nível mais básico de integração dos produtos com sistemas embarcados até o nível mais avançado de implementação de Sistemas de Sistemas, passando pela criação de novos modelos de negócios inovadores.

Porém, quando se pensa em inovação, faz-se necessário considerar aspectos além das questões tecnológicas. O desenvolvimento das atividades que levam à inovação demanda conhecimentos e perfis transdisciplinares, que alternam condução, práticas e reflexões. Dentro do CESAR, existem três eixos, representados pela abordagem conhecida pelo termo GeNTe (sigla para Gente-Negócios-Tecnologia) que contempla três aspectos básicos (Figura 1):

Figura 1: Inovação no CESAR: GeNTe (Gente-Negócios-Tecnologia)

educaçãoiot