logo
EN
HomeConteúdosInsightsPessoas

5 min para ler


CESAR .


2022-09-12T00:00:00

Pessoas


Do remoto ao presencial: Bootcamp e Imersão Leader X – Banco do Brasil

Por Verônica Tebas, Gerente de Negócios do CESAR

O projeto do Bootcamp Leader X surgiu da necessidade do nosso parceiro, o Banco do Brasil por meio da DIPES – Diretoria de Pessoas, em dar continuidade a uma jornada de ideação com colaboradores de todo o país. Mais de 2000 funcionários participaram da jornada desde o início e chegamos ao número de 50 finalistas.

Para nós do CESAR existem algumas premissas antes de apertarmos as mãos junto a uma instituição: missão, visão e propósito comuns. Cocriar uma caminhada em parceria neste projeto foi mais uma prova viva de que quando o olhar é para o desenvolvimento, antes de tudo das pessoas e, depois dos profissionais, o sucesso é garantido.

O desafio de uma jornada remota 

Foram meses angustiantes. A ideia inicial seria fazermos algo híbrido misturando a vibe inovadora poderosa do Porto Digital e encontros remotos com muita troca e conhecimento. Mas, como a vida tem algumas surpresas, fomos pegos pela pandemia. Em pleno século XXI, muitos trancados em casa, vivendo os desafios da incerteza e tendo que estruturar a vida diante das novidades. Do grupo de 50 finalistas, muitos eram funcionários que atuavam em agências, na ponta,  e tinham que lidar com o desafio da pandemia, a necessidade de dar sua melhor contribuição para o país no seu trabalho e absorver os conteúdos e atividades do Leader X.

Sabem o que foi mais interessante durante esse período incerto? Ficamos todos unidos. Nossa comunidade trocava experiências, frustrações e em vários momentos ficamos desanimados pela impossibilidade de estarmos juntos presencialmente. Quando a energia de um caia, vinha outro e levantava. 

Foram horas de mentorias, de frio na barriga pra ensaiar o tal do pitch e muitas risadas. Quando eu me lembro de cada pitch que foi encaminhado para a gente eu misturo gargalhada com emoção. Teve neném que nasceu, gente que foi promovida (indo até pra Sede em Brasília!), gente que perdeu pessoas queridas, teve casamento que acabou e novos amores começando. 

E o que aprendemos com isso tudo? O digital nos ensinou demais. Para alguns foi mais desafiador do que para os outros, mas uma certeza tiramos disso tudo: somos absolutamente diferentes hoje como pessoas e profissionais comparando com quem éramos no início do nosso projeto. E o digital? Não morde!

E o encontro presencial veio? 

Mas é claro que veio! No tão esperado mês de agosto tivemos a alegria do caloroso encontro presencial. Praticamente todos puderam estar no CESAR, em Recife, conhecendo nossas várias instalações e se conectando com mentores e colegas que estiveram conosco além de estarem com nosso C-Level e Diretoria. Um encontro regado de afeto, de reconhecimento, de comida gostosa e de muitos passos dados pelas ruas encantadoras e coloridas do nosso Porto Digital. 

 

“O mix que fizeram de palestras, cultura e visitas aos parceiros foi excelente. Divertido, inspirador e gratificante. Para muitos foi muito mais do que a premiação do Leader, mas a oportunidade de estar imerso em uma realidade muito, muito distante da minha, mas que permite o sonho e a desejabilidade de trabalhar mais com inovação no banco.” – Felippe Bond, Gerente Geral de Unidade de Negócios do Banco do Brasil

A cada abraço em quem chegava conseguimos materializar todo o companheirismo que construímos na nossa comunidade digital. Falamos do Futuro do Dinheiro, de Liderança Inovadora, de Inovação Aberta e tenho convicção de que todos saíram de lá com o coração aquecido e a mente cheia de novas ideias para a inovação do Banco do Brasil.

“Estar com o CESAR foi maravilhoso em diversos aspectos: respiramos inovação, percebemos o quanto ela pode ser simples e reforçamos o fato de que as pessoas são o centro de tudo. O CESAR deu um show de carinho, cuidado e dedicação. Os conteúdos foram passados de forma leve e o encadeamento de temas foi bem acertado”. – Cristine Cardoso, assessora em unidade estratégica da Dipes do UniBB.

Se for pra escrever aqui o nome de cada um a quem devo gratidão por essa nossa conquista, vou gastar laudas e laudas. Se eu puder, como forma de representar os participantes, tomar a liberdade de citar uma pessoa é a Alessandra Volkmer Fell. Que sorte o Banco poder contar com gente tão comprometida e especial como essa amigona. Do lado do CESAR, agradeço à Gerente de Projetos do CESAR, Renata Sellaro, e Julyenne Moura, Gerente de Produtos: a prova de que as gerações depois da minha tem muito a nos ensinar.

O último recado é: se conecte com as pessoas. São elas que vão potencializar a inovação da sua empresa. É na ponta, no contato com as necessidades dos clientes que estão as soluções mais rápidas e escaláveis pros seus problemas. Permita que esses colaboradores acessem o melhor conhecimento e as ferramentas necessárias para fazerem a transformação mais do que urgente. 

E nós, aqui do CESAR, estamos ansiosos em contribuir com você. Para saber mais sobre como podemos fazer a diferença juntos, entre em contato conosco e fale com um consultor.

Nosso Bootcamp é sensacional!


bootcamp