logo
EN
HomeConteúdosInsightsDesign

2 min para ler


CESAR .


2022-07-07T00:00:00

Design


CESAR no PMU – design protagonizando soluções em mobilidade urbana

por Maria Eduarda Cazé, Analista de Eventos e Parcerias do CESAR

Querido diário, organizar um evento não é fácil, mas é extremamente satisfatório ver pessoas sendo impactadas.

No dia 24 de Junho, enquanto um ouvido estava no forró, o outro estava nas apresentações do CESAR no Parque de Mobilidade Urbana. O evento aconteceu de 23 à 25 de Junho no Memorial da América Latina em São Paulo, no formato híbrido – para a minha felicidade –  e trouxe temáticas importantes para promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva, por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo.

Willian Grillo, nosso Consultor em Design gaúcho, foi presencialmente falar sobre a conexão do “Neurodesign com a concepção de interfaces veiculares”. Uma abordagem baseada na aplicação de insights de neurociência e psicologia para a criação de designs mais eficazes utilizando biossensores, como o Eletroencefalograma (EEG), a Resposta Galvânica da Pele (GSR) e Rastreamento Ocular para coletar reações corporais aos estímulos gerados pelas interfaces.

Mobilidade urbana“Esse tipo de pesquisa é especialmente relevante em contextos onde estamos experimentando tecnologias e soluções disruptivas, onde o usuário ainda não consegue formar uma opinião adequada sobre o que está sendo apresentado, mas os dados neurofisiológicos conseguem nos dar estas respostas sem passar pela interpretação pessoal e tem sido usada pelo CESAR em pesquisas na área de V2X (Vehicles to Everything) onde as possíveis conexões trazidas pelo uso de Internet 5G e IoT estão revolucionando a maneira como nos relacionamos com os veículos.” (Willian Grillo).

Para saber mais sobre a palestra de Grillo, é só conferir o vídeo a seguir:


designMOBILIDADE