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CESAR .


2023-03-07T00:00:00

Design


Alinhamento estratégico utilizando design-driven

Por Marcondes Gorgonho, Gerente de Projetos no CESAR.

Para Peter Drucker  (1962), considerado o pai da administração, o planejamento não está diretamente relacionado às decisões na construção de um futuro, mas às implicações no processo de tomada de decisão do presente. Seguindo essa linha, Chiavenato  (2001) defende a tese que o planejamento passa por definir os objetivos que deverão ser alcançados e escolher de forma antecipada as melhores ações para atingir esses objetivos.

O dicionário Aurélio (2010) define a estratégia como “a arte de aplicar os meios disponíveis e explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos ou, num sentido ainda mais amplo, como a arte militar de planejar e executar movimentos e operações…”. Podemos compreender através da literatura que a arte do planejamento estratégico nasceu no meio militar com o objetivo de antecipar as ações dos inimigos.

Dito isso, podemos partir para uma definição de alinhamento estratégico, que é a ação de emparelhar recursos para alcançar os objetivos definidos no planejamento organizacional (Drucker, 1962). Vários modelos, metodologias e métodos têm sido aplicados com o objetivo de sincronizar a capacidade de integração entre as várias áreas de negócio, otimizando a eficiência dos recursos disponíveis.

As organizações estão diante do desafio de se tornarem mais sustentáveis sem perder sua capacidade competitiva, então, os líderes vêm buscando manter a inovação e a competitividade através de um olhar design-driven.

Inovação como fator crítico de sucesso

Inovar não é somente melhorar, fazer mais rápido ou usar mais tecnologia. É importante ter uma nova significação para o melhor produto segundo Roberto Verganti que publicou o livro Design Driven Innovation em 2009. Por um longo tempo, a inovação foi guiada por necessidades do mercado, mas agora existe uma abordagem diferente baseada no design.

Verganti defende que a inovação não seja motivada apenas pelas demandas do mercado, mas que ela crie mercados inteiros. Além disso, as novas significações e propósitos são fundamentais para a inovação.

O design surge como ferramenta para as organizações

O design surge, então, como uma ferramenta para as organizações com o objetivo de ter um processo sistêmico para alcançar a inovação focada em propósitos, criando valor para os clientes. Criar uma cultura organizacional focada em design é importante para estabelecer modelos e formas de acelerar o processo, criar ou transformar negócios.

Os princípios do design são diferentes dos princípios da engenharia. De um lado temos a engenharia focada na construção da solução de um problema. Do outro, o design que tenta ir além, criando novas realidades, novas formas de abordagens e até mesmo necessidades e percepções. Dessa forma, consegue criar um ambiente disruptivo capaz de gerar capacidade na organização de ir além, extrapolando os limites organizacionais.

O CESAR (2022) define em seu artigo que “ser design-driven é trabalhar em torno de um grande objetivo para trazer resultados e valor não só para a instituição, mas para a sociedade como um todo.”

Feedbacks como direcionadores das tomadas de decisão

Para Verganti (2009), é importante que as organizações olhem para e respeitem os feedbacks de seus clientes, também é necessário ir além e pensar em estratégias para gerar uma significação (propósito).
A metodologia design-driven divide seus processos de inovação da seguinte forma (Verganti, 2009):

●       Ouvir: é imergir no conhecimento dos intérpretes dos usuários.
●       Identificar: identificar a origem das necessidades ou as oportunidades para criar a inovação.
      Interpretar: e ressignificar, desenvolver, criar novos significados ou designs.
●       Difundir: é buscar difundir um novo significado ou design.
●       Contagiar: é a criação de capacidade para disseminar um novo significado depois de difundido.

Design driven
Nesse contexto, podemos definir que o alinhamento estratégico pode ser utilizado para alinhar os recursos com o planejamento organizacional. Criar uma organização design-driven parte de uma visão estratégica na camada da alta administração, chegando até o nível operacional (top-down).

O foco é impulsionar negócios com ressignificação e propósito, observando as necessidades reais e criando novas abordagens e formas de solução. Vale ressaltar que essa mudança organizacional precisa ser muito bem gerida, visto que é necessário quebrar paradigmas, reestruturar capacidades organizacionais e ter como foco as pessoas.

É importante compreender que design-driven não é uma fórmula mágica que irá resolver todos os desafios das organizações. Mas é um processo que será executado o quanto for necessário para desenhar, construir e desenvolver novas soluções que têm como propósito atender às necessidades da sociedade. Essa abordagem irá levar as organizações a novos patamares na geração de valor.

Para continuar desenvolvendo seus conhecimentos sobre alinhamento estratégico utilizando uma abordagem com design-driven e está sempre atualizado como essa estratégia tem gerado valor para as organizações, clique aqui para baixar gratuitamente o nosso guia de Design para descoberta.

REFERÊNCIAS

1. CESAR. (2022-05-12). Como a Abordagem Design Driven Transforma Acelera e Renova Negócios. From CESAR: https://www.cesar.org.br/pt/w/como-a-abordagem-design-driven-transforma-acelera-e-renova-negocios

2. Chiavenato, I. (2001). Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus.

3. Drucker, P. F. (2003). Prática de administração de empresas. Rio de Janeiro: Cengage. 1ª edição, Português

4. Ferreira, A. B. (2010). Mini Aurélio: O dicionário da língua portuguesa (5 ed.). Curitiba: Positivo.

5. Martins, W. (2022-05-Dezembro). Design-driven inovação. From SENNO: https://senno.ai/design-driven-inovacao/

6. Verganti, R. (2009). Design Driven Innovation: Changing the rules. Harvard.


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