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CESAR .


2021-06-16T00:00:00

Design


Design não é só sobre desenhos, e você deveria saber disso

Se você ainda associa design só a desenho ou a algo bonito, está na hora de rever os seus conceitos. Você pode estar perdendo diferencial competitivo.

POR: PRISCILA ALCÂNTARA / DESIGNER NO CESAR

Ainda é comum que algumas empresas vejam o design como algo caro e que não é para elas por conta do público que atendem, que tenha, talvez, um produto digital. Também pode acontecer da sua empresa ter designers para cuidar do seu site ou fazer um post legal para as redes sociais, desenhar as telas do seu sistema. A verdade é que muitas vezes o design, enquanto disciplina, costuma ser visto como algo artístico e não técnico. Isso acontece muito por conta da confusão entre design e desenho.

Pois bem, se você traduzir a palavra “design” do idioma original, você não vai encontrar “desenho” como principal sinônimo. Vai encontrar “projeto”. Quando a gente pensa dessa forma, fica mais fácil de entender como o design pode se aplicar para você e seus negócios. Porque assim como você não constrói uma casa sem um projeto previamente definido, por conta do risco que essa atitude oferece, tá na cara que você também não deveria colocar o seu produto ou serviço na rua sem um bom projeto antes, não é mesmo?

O design pode identificar problemas reais

As etapas de um projeto que envolve design incluem entender o desafio, formular possíveis soluções embasadas na realidade das pessoas impactadas pelo seu produto, serviço, processo ou experiência e construção de uma proposta que pode ser validada de acordo com a missão que as pessoas envolvidas na sua cadeia de valor tem para cumprir. 

O ciclo de design inicia a partir dos “por quês”, de forma a entender as motivações das pessoas e o ecossistema onde elas estão inseridas antes de propor uma solução final. Com essa fórmula a chance daquilo que você entrega para os seus stakeholders ser um sucesso aumenta muito e evita perda de tempo e dinheiro consertando o que poderia ter saído da melhor forma já da primeira vez.

Clayton Christensen, professor de administração na Harvard Business School e escritor de “The Innovator’s Dilemma”, executou um dos processos também utilizados nos métodos comuns do pensamento de design de modo a entender o que acontecia com as pessoas para descobrir “Como podemos vender mais milkshakes em uma rede de fast-food?”  


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