Jornada de inovação em 4 etapas: descubra onde sua empresa está!

Jornada de inovação em 4 etapas: descubra onde sua empresa está!

O conceito de inovação surgiu há bastante tempo, dentro das grandes indústrias. Com o objetivo de reduzir as despesas ou acelerar a produção, muitos dos conhecimentos gerados foram baseados em estudos de caso. Assim, as melhores práticas derivadas desses estudos eram replicadas em outras organizações. 

Mas aí mora um problema: não há fórmula para a inovação. É necessário pensar em uma jornada, com etapas dentro de uma evolução de maturidade. A inovação também exige a geração de valor. Diferente da criatividade, inovar não é apenas ter a ideia, mas executá-la. 

Por isso é essencial a criação de um ambiente fértil para que ideias surgidas dentro das organizações sejam concretizadas. Tudo isso partindo de espaços seguros para as pessoas inovarem, onde as falhas sejam permitidas. Acontecendo de forma descentralizada e colaborativa e sempre quebrando os silos de comunicação das áreas. 

Mas como fazer isso em um mundo cada vez mais digital, onde temos uma aceleração das ameaças organizacionais? Para o CESAR, é necessário investir não apenas na construção de um portfólio de projetos de inovação, mas seguir uma jornada de inovação que conta com estágios. Onde, em cada etapa desta caminhada, devem ser tomadas decisões e atitudes que podem levar a empresa em direção à maturidade de inovação.

Reunimos as etapas que consideramos como as principais desta jornada, como apresentado abaixo:

1) Preciso engajar as pessoas da minha organização a construírem uma cultura de inovação.

Nessa etapa, é essencial proporcionar um ambiente de experimentação e investir na preparação dos colaboradores em todos os níveis da organização através de treinamentos, consultorias e bootcamps

2) Preciso acelerar os métodos, processos e práticas de inovação da minha organização

Se é essa a necessidade da sua organização, é importante avaliar o nível de maturidade de inovação da organização e de suas squads. Fazer conexões com o ecossistema de startups em busca de novos negócios e até mesmo  desenvolver times internos para agir como startups dentro da empresa, são medidas que aceleram a inovação.  

3) Preciso definir métricas, medir o sucesso e gerar eficiência para a inovação da minha organização

Para enfrentar esse desafio, foque no desenvolvimento de uma Governança da Inovação. Nesta fase, além de avaliar o nível de maturidade de práticas de inovação, é necessário desenvolver uma estratégia, criar um portfólio e definir métricas de sucesso para medir a eficiência da inovação

4) Já tenho um portfólio de inovação que gera bons resultados, só preciso de um parceiro para potencializar minhas estratégias e ir mais longe

Parabéns! Sua empresa está em um nível avançado da jornada da inovação. Este é o momento de Potencialização da Inovação. Uma estratégia recomendada é a integração do negócio com laboratórios de experimentação e inovação longe da operação tradicional da empresa, a fim de expandir suas competências e mirar em novos mercados.

Podemos ajudar você a acelerar o seu negócio e concretizar práticas de inovação na sua empresa! 

A partir da nossa atuação em inovação corporativa, nós cocriamos estratégias e oportunidades de aceleração e criação de novos negócios, fomentando práticas de inovação e intraempreendedorismo. A partir de nossos frameworks, ferramentas e metodologias já consolidadas, apoiamos organizações não apenas com teoria, mas também na prática, learning by doing, identificando, potencializando e concretizando oportunidades de inovação.

 Entre em contato conosco e descubra como podemos te apoiar a acelerar o passo na Jornada de Inovação da sua empresa.

<FALE COM UM CONSULTOR>
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}