Governança da Inovação: O que você precisa saber para começar 

Governança da Inovação: O que você precisa saber para começar 

Com as novas demandas do mercado, não basta apenas investir em inovação: é preciso estabelecer uma série de boas práticas para garantir resultados efetivos e gerenciar as diferentes iniciativas existentes dentro de uma empresa.

Foi nesse contexto que surgiu a Governança da Inovação, um conjunto de métodos, processos, práticas e métricas utilizados para conectar iniciativas e projetos das empresas à sua estratégia de inovação.

Trata-se de um sistema de processos de tomada de decisão multifuncionais que definem, alinham e gerenciam iniciativas inovadoras ao longo de todo o ciclo de vida de um produto, negócio ou serviço. 

De acordo com artigo publicado pela Sopheon, organizações com melhores práticas em gestão da inovação gastam menos para trazer o dobro de receita e têm a capacidade de desinvestir mais cedo de projetos de baixo potencial.

Como começar a implantar um processo de Governança da Inovação? 

Definitivamente não é uma tarefa simples criar uma forma estruturada de governança que permeie os níveis estratégicos, gerenciais e táticos das organizações. 

Pensando nisso, a partir de muita pesquisa e experiência prática, o CESAR lançou o Go.In, uma metodologia fundamentada em cinco etapas que ajuda empresas a gerir um portfólio de iniciativas de inovação e prestar contas sobre o sucesso de cada uma delas.

Começando pelo planejamento estratégico, após implementada, a metodologia alinha e gerencia as atividades de inovação aos objetivos estratégicos da organização.

As 5 etapas do Go.In 

  1. Defina sua tese de inovação

A tese de inovação deve conter as hipóteses claras de como a empresa pode se beneficiar das mudanças que devem ocorrer no mundo nos próximos anos, em qualquer área. Assim, será possível traçar objetivamente os tipos de projetos, ideias ou negócios que poderão ser desenvolvidos. 

  1. Estruture um portfólio de inovação

Ele vai descrever os produtos e serviços da organização de forma sistêmica, com detalhamento de informações que envolvem desde o seu nível de maturidade até o peso que os investimentos terão por horizonte de inovação.

  1. Tenha um framework e siga um método

Lide com as iniciativas de inovação como modelos de negócio, considerando da fase de concepção até a chegada ao mercado com a definição de critérios claros e objetivos para a tomada de decisão sobre novos investimentos em cada uma dessas fases. 

  1. Meça e acompanhe o sucesso da inovação

A Contabilidade da Inovação se baseia em métricas com distintos níveis de granularidade para avaliar a contribuição dessas iniciativas para a empresa como um todo, além de ajudar a  tomar decisões sobre realizações de novos investimentos em projetos de inovação e esclarecer os impactos dessas iniciativas. 

  1. Comunique sua estratégia para toda a organização

Promova apresentações para todos da organização sobre a Governança. Garanta que todos tenham acesso às informações necessárias para entender a estratégia e o processo de inovação da empresa. 

Conheça em detalhes a metodologia Go.In.

Lembre-se que estabelecer um processo de governança da inovação não é algo que se faz de um dia para o outro e é um processo que depende muito do nível de maturidade digital e a relação que a empresa tem com inovação. 

Saber o momento ideal para implantar este processo pode ser o ponto de virada entre um modelo de gestão de sucesso e uma iniciativa desconectada que pode engessar a empresa. 

Você pode contar com os mais de vinte anos de experiência do CESAR com inovação para apoiar sua empresa neste processo. Entre em contato com um dos nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}