logo
EN
HomeConteúdosInsightsNegócios

7 min para ler


CESAR .


2024-03-13T17:06:22

Negócios


O papel do TRL para inovações de sucesso em empresas

TRL INOVAÇÃO

A inovação é a força que move empresas em todos os setores e faz com que busquem novos processos, produtos e serviços, trazendo melhorias para todas as áreas da organização. Isso garante que estejam alinhadas com o nível tecnológico do mercado atual, proporcionando maior desenvoltura e progresso em seu nicho de atuação.

A capacidade de se adaptar, evoluir e liderar mudanças é fundamental para o sucesso em um mercado competitivo. Nesse sentido, a inovação deve ser contínua e se tornar um pilar da instituição, impulsionando o desenvolvimento de novas soluções, produtos e serviços que atendam às demandas em constante evolução dos clientes.

É no cenário de inovação que surge o método Technology Readiness Level (TRL), ou Nível de Maturidade Tecnológica, que se destaca como uma ferramenta crucial no processo de avaliação e de gerenciamento eficaz do desenvolvimento de novas tecnologias. Assim, entender sobre a prática e visualizar como ela pode ser um fator de sucesso é fundamental.

Quer tirar insights valiosos sobre o tema? Continue a leitura e entenda a fundo o tema.

Entenda o que é o TRL e a influência do método nas empresas

O TRL é um sistema desenvolvido pela NASA que fornece uma estrutura bem definida para avaliar o estágio de maturidade de uma tecnologia, desde a concepção até a implementação. Ou seja, trata-se de um método que oferece uma compreensão detalhada sobre o estado atual de uma determinada tecnologia, destacando suas características específicas em cada estágio de desenvolvimento.

Ao entender como o TRL de uma tecnologia deve ser medido, as empresas podem avaliar melhor os riscos, planejar os investimentos e tomar decisões mais assertivas.Com essas informações em mãos sobre quais inovações são mais viáveis para aquele momento e quais ainda precisam esperar, a chance de sucesso é ainda maior.

A escala de TRL abrange 9 fases, exigindo que uma tecnologia esteja plenamente desenvolvida e madura antes de avançar para o estágio seguinte. Caso a tecnologia não atenda aos critérios específicos de um nível, são necessárias melhorias adicionais até alcançar a maturidade requerida para progredir.

A jornada do TRL inicia-se com:

  • TRL1: onde a exploração de conhecimentos fundamentais é realizada por meio de uma ampla gama de recursos;
  • TRL2: se concentra na pesquisa exploratória para compreender melhor o conceito e a necessidade da tecnologia;
  • TRL3: envolve estudos preliminares para definir os resultados esperados e estabelecer objetivos de desenvolvimento claros;
  • TRL4: aplica o conhecimento em um contexto prático, permitindo a primeira avaliação do desempenho tecnológico;
  • TRL5: valida o processo tecnológico contra os indicadores de desempenho estabelecidos, assegurando sua eficácia;
  • TRL6: testa o protótipo em um ambiente controlado para detalhar o funcionamento e a interação dos componentes;
  • TRL7 e TRL8: avançam para testes em ambientes operacionais reais, facilitando os ajustes necessários antes do lançamento;
  • TRL9: marca a finalização do desenvolvimento, com a tecnologia pronta para ser comercializada ou implementada, após um rigoroso processo de validação.

Entender cada etapa e os requisitos para progressão é essencial para o desenvolvimento bem-sucedido de tecnologias inovadoras, assegurando que elas estejam prontas para atender às demandas do mercado ou da aplicação interna.

A importância do TRL nos projetos de P&D

Por ser um meio de identificar os estágios das tecnologias que estão sendo desenvolvidas, o TRL é um processo de grande importância para os projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). É com ele que a instituição consegue verificar suas ações e visar as próximas.

Afinal, para ter o sucesso ideal nos projetos, é preciso uma métrica de como ele está, podendo ser definido como uma régua para verificar o seu padrão de qualidade. Desse modo, o TRL traz alguns insights poderosos para a empresa, tais como:

Riscos e oportunidades

Com o TRL, a empresa obtém uma estrutura clara sobre o nível de maturidade tecnológica dos projetos. Isso permite que as equipes identifiquem possíveis riscos durante o desenvolvimento e estabeleçam metas adicionais para corrigi-los, reduzindo as chances de algo dar errado antes de avançar para a próxima fase.

Sem essa base, quanto menor for a maturidade de um produto, maior será o risco técnico no mercado. Em outras palavras, se um sistema foi implementado antes de estar completamente pronto, as chances de problemas associados a ele serão ainda maiores, o que pode ter um impacto negativo significativo na empresa.

Decisões de investimento informadas

As empresas podem tomar decisões mais informadas sobre onde e quando investir seus recursos financeiros. Por exemplo, projetos em estágios iniciais de TRL exigem mais investimentos, uma vez que representam algo mais arriscado, ou seja, incerto. Ainda, demandará de um longo prazo para começar a ganhar forma.

Já os que estão em estágios avançados podem demandar recursos para escalonamento e comercialização, precisando de um investimento para isso. Entretanto, como os projetos já estão em fase final, a instituição logo começa a ter o lucro devido, suprindo esse investimento que realizou para colocar o produto em uso.

Isso permite que as empresas avaliem melhor as oportunidades de investimento e priorizem os projetos que oferecem maior probabilidade de sucesso comercial.

A relação do TRL com os investimentos em inovação

Para obterem sucesso nos projetos de inovação, as empresas podem buscar programas que ofereçam suporte adequado, com fontes de fomento que as auxiliem nesse processo.

Embrapii: Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

A Embrapii é um programa destinado a auxiliar diversos setores da indústria brasileira. Seu foco é fornecer suporte financeiro e uma rede de parceiros para as organizações poderem se desenvolver no mercado, aumentando a maturidade dos negócios e gerando mais tecnologias.

No entanto, para um projeto ser considerado elegível para o incentivo, ele deve estar situado entre as etapas de desenvolvimento tecnológico conhecidas como TRL 3 a 6. Isso implica que sua proposta deve abranger desde a fase inicial de concepção até a experimentação prática.

TRL ANEEL

ANEEL: Agência Nacional de Energia Elétrica

A ANEEL conta com um programa de P&D para o setor elétrico brasileiro, no qual as organizações devem, obrigatoriamente, destinar uma porcentagem do seu ROI para pesquisas internas. Para isso, as empresas podem buscar por startups e fundos de investimentos para ter auxílio durante o processo.

Por meio da avaliação do TRL, a ANEEL determina qual é o potencial, a viabilidade e a prontidão tecnológica de cada projeto de P&D solicitado a ela. Assim, além de conferir se ele faz sentido para o momento, ela também pode orientar políticas e regulamentações que incentivam a adoção de tecnologias energéticas mais avançadas e eficientes.

Desse modo, para manter o incentivo, a empresa deve continuar desenvolvendo suas tecnologias, trazendo inovação ao setor de energia e demonstrando em que estágios elas se encontram na métrica do TRL. Para entender mais, confira também os impactos das novas diretrizes da ANEEL para a área.

Suframa: Superintendência da Zona Franca de Manaus

A Suframa é o órgão responsável pelos incentivos fiscais na Zona Franca de Manaus, é ela quem fornece fontes de fomento e proporcionando mais insumos para novos projetos.

Ao adotar o TRL como critério de avaliação, a Suframa identifica e prioriza projetos com maior potencial de sucesso, alinhados com as necessidades e as demandas locais. Isso ajuda a impulsionar o crescimento da indústria, a diversificação econômica e contribuir para a geração de empregos.

Acelerando a inovação com o CESAR

O CESAR é um centro de inovação que oferece suporte especializado para empresas que buscam desenvolver projetos de P&D. Durante o processo, utilizamos o conceito de TRL como guia, desde a pesquisa até o desenvolvimento de soluções de alta maturidade digital, isso permite que todo o projeto tenha um embasamento maior e esteja realmente pronto para ser utilizado, seja como forma de processo interno ou como produto comercial.

Com uma equipe experiente e uma infraestrutura de ponta, podemos te auxiliar em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento tecnológico. Assim, oferecemos consultoria e mão de obra estratégica para orientar sua empresa em todo o planejamento e execução de suas iniciativas de P&D.

Com o CESAR, você terá um parceiro para te ajudar desde a concepção da ideia até a implementação de soluções inovadoras. Entre em contato com nossos especialistas e entenda ainda mais como podemos te auxiliar em projetos de P&D.


inovaçãotecnologia