5 min para ler
CESAR .
2024-06-06T20:22:06
Tecnologia
Impacto da IA na experiência do cliente e na estratégia de P&D no setor elétrico
A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel importante na prevenção de falhas em equipamentos elétricos. Além de garantir que todo o processo seja otimizado e facilitado, essas ações com o uso da IA também impactam positivamente na experiência do usuário (UX) que utiliza a rede de energia, gerando menos estresse e insatisfação com a companhia elétrica.
Nesse sentido, a IA, associada à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), é um meio para transformar a forma como as empresas de energia operam e trazer mais melhorias para o setor, impulsionando a inovação em P&D. Desse modo, especialistas dos setores podem aproveitar a tecnologia para analisar dados, realizar melhorias e prever falhas antes que ocorram com o auxílio da IA e, consequentemente, gerar maior satisfação para o público que a utiliza.
Com isso em vista, exploraremos qual o impacto da IA no setor elétrico, como ela pode beneficiar a experiência do cliente e o desenvolvimento das empresas, além de destacar o papel do CESAR como centro de inovação para ajudar empresas do nicho. Continue a leitura e obtenha insights.
Impacto da IA na experiência do cliente
Com a utilização de algoritmos avançados de aprendizado de máquina, as empresas podem analisar grandes volumes de dados para prever demandas e comportamentos dos clientes, permitindo uma oferta de serviços mais alinhada às necessidades individuais, personalizados e eficientes. Afinal, é notável que cada vez mais os clientes querem ter uma interação maior com empresas, principalmente quando algo está impactando a vida deles. Confira algumas das possibilidades:
Personalização no atendimento
A personalização de serviços é uma das grandes vantagens da IA. Por meio de chatbots inteligentes e assistentes virtuais, as empresas podem oferecer atendimento ao cliente 24/7, respondendo a dúvidas e resolvendo problemas imediatamente. E, apenas em casos que não for possível resolver com a inteligência, repassar para um setor de atendimento humano.
Segundo a McKinsey, empresas que implementam IA no atendimento ao cliente podem reduzir custos operacionais em até 30% e melhorar a satisfação do cliente de 10% a 20%.
Previsão de demanda e na otimização de serviços
Além do atendimento, a IA pode prever padrões de consumo de energia. É possível implementar soluções de IA que aumentaram a eficiência de previsão de demanda, permitindo uma gestão mais eficiente da rede elétrica. Isso ajuda a evitar sobrecargas no sistema e a planejar melhor a distribuição de recursos.
A otimização de serviços, como o agendamento de manutenções preventivas e a detecção antecipada de falhas na rede, também é uma área onde a IA mostra seu valor. Isso não apenas melhora a confiabilidade do serviço, mas também aumenta a satisfação do cliente, que experimenta menos interrupções e maior qualidade no fornecimento de energia.
Estratégia de P&D com o uso de inteligência artificial e seus benefícios
Como a IA está redefinindo a pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico e acelerando a criação de novas tecnologias e soluções inovadoras, as empresas podem desenvolver ações que foquem em estratégicas, como:
Análise de dados
A capacidade da Inteligência Artificial de processar e analisar grandes volumes de dados em tempo real é um recurso inestimável para pesquisa e desenvolvimento. Por meio de algoritmos avançados, a IA é capaz de identificar padrões complexos e trazer insights em conjuntos de dados que seriam impraticáveis de se explorar manualmente.
Dessa forma, abre novas oportunidades para a inovação e o aprimoramento de sistemas. Ao oferecer uma compreensão mais abrangente e precisa dos dados, a IA capacita pesquisadores e desenvolvedores a tomarem decisões mais informadas e estratégicas e dar andamento de maneira mais rápida do que a convencional.
Com a utilização da IA, o setor elétrico pode fazer levantamentos de reclamações e segmentá-las por tipos ou regiões, áreas que estão com instabilidade na rede e precisam de manutenção e até prever possíveis falhas ao longo de um período.
Automação
A automação de processos, como a modelagem de sistemas energéticos e a simulação de cenários, também recebe uma contribuição da Inteligência Artificial. Por meio da aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina e técnicas de otimização, a IA consegue automatizar tarefas complexas e repetitivas, resultando em uma redução significativa no tempo e nos recursos necessários para o desenvolvimento de novas soluções.
Aqui, entra o processo de automatizar o atendimento com o uso de chatbots, facilitando o contato com os clientes e oferecendo um atendimento rápido e de qualidade.
Descubra as últimas inovações no setor elétrico e como a inteligência artificial está moldando o seu futuro e sobre as mudanças regulatórias promovidas pela ANEEL para incentivar a inovação tecnológica e a eficiência no setor. Baixe nosso e-book e leia mais.
O papel do CESAR como centro de inovação
O CESAR é reconhecido como um centro de excelência em inovação e tecnologia, com uma forte atuação na aplicação de IA no setor de energia. Por aqui, possuímos uma equipe de especialistas em IA para colaborar com empresas do setor elétrico para desenvolver soluções inovadoras, como para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente.
Por exemplo, a parceria entre CESAR e Equatorial Energia resultou na criação de um sistema inteligente de manutenção preditiva para prever falhas nos equipamentos das subestações elétricas.
Com o auxílio de outra parceria, a In Forma, utilizamos IA e big data para desenvolver um modelo preditivo, analisando dados históricos e de testes dos equipamentos. Desse modo, o sistema inteligente de manutenção preditiva permitiu a realização de manutenções apenas quando necessário, resultando na redução de insumos.
Além disso, a vida útil dos equipamentos foi estendida, adiando a necessidade de substituições e, assim, postergando investimentos. O sistema também otimizou a alocação de horas de trabalho, diminuindo o uso inadequado de homem-hora, já que as manutenções foram realizadas de forma mais eficiente e direcionada.