logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosPessoas

3 min para ler


CESAR .


2022-05-02T00:00:00

Pessoas


CESAR passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

O CESAR acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
 
Os conceitos, a métrica e os indicadores do Pacto já são realidade aqui no CESAR. Com um horizonte não apenas a ser seguido, e sim multiplicado e reverberado em todas as nossas ramificações. A governança ambiental, social e corporativa (ESG) tem sido realizada em prática, como a criação do Comitê de Inclusão e Diversidade da área de Cultura; a mensuração das emissões de GEE (emissão de gases do efeito estufa), o acompanhamento do fornecimento de água nos prédios do Recife, o que representou a valiosa conquista da regularização do abastecimento via Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento). Durante muitos anos, adquiríamos água em caminhão pipa, o que acarretava uma baixa capacidade de controle do líquido consumido. O consumo de água em litros é um indicador importante para aferir a geração de efluentes (esgoto). 

Sobre essas ações de ESG, Roberta Fernandes, Diretora de Cultura, Comunicação, Diversidade e Sustentabilidade do CESAR: “Aprovamos, no planejamento atual, uma diretriz de que o CESAR tem que ser uma empresa inclusiva, diversa e sustentável. Isso significa que podemos pensar em ações práticas para mexer na instituição. Criamos um comitê para tratar exclusivamente de inclusão e diversidade, aprofundamos o trabalho de conscientização para as práticas sustentáveis e hoje. Esse é o trabalho de formiguinha, diário e coletivo, para transformar, efetivamente, a cultura organizacional”. 

No ano passado, nós também entramos no Mercado Livre de Energia em dois dos nossos prédios, garantindo consumo de fonte de energia renováveis. “O Mercado Livre de Energia é uma como uma bolsa de valores, um ambiente de comercialização onde nós, consumidores, podemos negociar preço e quantidade de energia para comprar por um período que pode ser de dois, três, quatro anos ou o tempo que for necessário”, explica Catarina Kiss, Coordenadora de Facilities do CESAR. 
 
Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento do CESAR com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 17 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1300 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.
 
Ao integrar o Pacto Global, nós nos comprometemos a comunicar nosso progresso em relação aos 10 princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. 

Conheça nossas ações em ESG através do nosso Relatório Socioambiental (2021)

Nossa entrada formalizada no Pacto Global

Conheça os dez princípios.  


sustentabilidade corporativa