Há aproximadamente 15 anos o design passou a figurar como tema das principais revistas de negócios do mundo. Em 2013, grandes empresas de consultoria começaram a adquirir estúdios de design. Esse movimento da cultura de negócios centrado no design traz o usuário e sua experiência para o centro da estratégia organizacional.
De acordo com o McKinsey Quarterly Report, 2018, as organizações que trazem o design para o centro de sua estratégia organizacional apresentam um crescimento de receita 32% maior e um retorno financeiro 56% mais elevado do que empresas que não adotam essa prática.
O Design para descoberta parte de uma hipótese de solução, e consiste em garantir que o produto certo (ou serviço, processo ou negócio) seja desenvolvido para o seu público ideal. Formado por um conjunto de iterações, este método consiste em um processo contínuo de descoberta. Quanto mais iterações, mais completo e refinado o resultado.
O Product Discovery (ou Design para descoberta, como chamamos aqui no CESAR) é uma das formas de trazer o design para sua organização, ajudando a responder às perguntas certas sobre aquela sua ideia inovadora. Então, como colocá-lo em prática? Leia este artigo e descubra!
O que você vai ler neste artigo:
- O que é Design para Descoberta ou product discovery
- Quais as principais etapas desse método
- Os 6 erros mais comuns ao validar uma hipótese de solução
- Como o design para descoberta pode atuar na definição do seu MVP