min para ler
08 de Agosto, 2022

Negócios Educação

Bootcamp CESAR: Cultura de Inovação para formar intraempreendedores

Cultura de Inovação

 Desde o seu surgimento, em 1996, o CESAR sempre fomentou uma Cultura de Inovação junto aos nossos parceiros e clientes. Promovemos diferentes programas e iniciativas que visam construir um mindset inovador, através do uso de novas tecnologias, metodologias e abordagens.  Contudo, esse objetivo não se restringe apenas ao que oferecemos para o mundo externo, também praticamos a inovação dentro de casa. 

Segundo Krippendorff, 70% das 30 ideias mais transformadoras eleitas pelo comitê de professores da Wharton School vieram de intraempreendedores, o que demonstra a oportunidade que as empresas têm em criar ambientes de experimentação sistematizado e estimularem seus colaboradores a serem empreendedores. 

Pensando nisso, o CESAR  criou uma experiência inspiradora para os nossos colaboradores, a Jornada do Intraempreendedor, que possui 3 principais etapas: 

  • 1ª fase: Bootcamp para seleção e exploração de ideias de negócios inovadores;
  • 2ª fase: Pré-Aceleração das melhores ideias, que se tornarão MVPs a serem testados no mercado;
  • 3ª fase: Aceleração das soluções com melhor potencial de criar novos negócios.

Este case relata como se deu toda a experiência da fase de Bootcamp, como ela já gerou impacto dentro da Cultura de Inovação do CESAR e o que está no horizonte para as próximas fases.

Bootcamp: um pontapé para o intraempreendedorismo

O Bootcamp de Inovação do CESAR representou a primeira etapa da Jornada do Intraempreendedor, um programa de geração e exploração de ideias criado com o propósito de investir em novas oportunidades de negócios, produtos e processos, além de preparar as pessoas da organização a atuarem de forma colaborativa, por meio da Cultura de Inovação. 

A Jornada do Intraempreendedor parte do mapeamento de desafios estratégicos da instituição e vai até a concretização da solução. Neste caminho, os colaboradores passam por workshops, mentorias, processos de prototipação e validação, despertando e habilitando, assim, os inovadores corporativos de uma organização.

“O bootcamp do CESAR foi o start de uma jornada que está apenas começando. Incentivamos (ainda mais) o potencial inovador dos nossos colaboradores ao promovermos um ambiente seguro para intraempreender. E o resultado não poderia ter sido melhor!  A partir do momento que damos protagonismo ao inovador corporativo com a liberdade e recursos necessários, conseguimos ver em poucas semanas desafios serem transformados em oportunidades, e por consequência, a geração de ideias verdadeiramente inovadoras”, explica Renata Sellaro, gerente de projetos do CESAR.

Nesta primeira fase, o CESAR fez um exercício de entendimento da estratégia da organização e da identificação de dores e oportunidades, para criar um direcionamento para que os colaboradores, munidos de todo seu potencial criativo, sugerissem de forma colaborativa e diversa, ideias e soluções para os desafios identificados. 

Os desafios internos incentivaram soluções e ideias para diversas frentes do CESAR, capazes de impactar positivamente e de forma escalável os negócios. Os temas escolhidos foram: 

  • Produtos educacionais;
  • Educação online;
  • Apagão no mercado de TI;
  • Gestão de pessoas;
  • Inovação Aberta;
  • Atuação com Startups;
  • Negócios de Impacto (ESG)
  • Tecnologias emergentes;
  • Cultura Data-driven;
  • Cultura e gestão da inovação.

A construção do Bootcamp buscou fomentar três principais fatores: 

  • Práticas - um conjunto de técnicas e ferramentas de design e negócios inovadores; 
  • Mentalidade - um fator que auxilia na criação de um clima que seja favorável à inovação;
  • Competências - um conjunto de habilidades formadas através da prática e repetição de métodos inovadores. 

Uma oportunidade de empreender dentro da organização

O anúncio do programa foi muito bem recebido pelos colaboradores, tivemos uma grande aderência, com cerca de cem ideias inscritas. Das propostas enviadas, doze foram selecionadas para participar do bootcamp, cada grupo composto por uma média de 5 integrantes.

Durante 4 semanas, os participantes imergiram em processos de experimentação rápida e ideação, para explorar problemas e soluções para criação de modelos de negócios escaláveis a partir dos desafios mencionados.  Para isso, utilizamos um conjunto de conhecimentos e práticas de inovação, como: Design Thinking, Lean Startup, Gestão Ágil, Experimentação, Product Lifecycle e preparo de pitch.

Os colaboradores também contaram com 04 workshops preparatórios, processos de mentoria baseados na metodologia de lean startup e muita troca entre as pessoas, reforçando um dos maiores objetivos do CESAR, a colaboração entre times e colaboradores.

Cultura de inovação

Soluções inovadoras que fazem a diferença

O objetivo do CESAR foi o desenvolvimento de novos negócios, alinhados às estratégias de futuro da organização, e nossos colaboradores trouxeram propostas incríveis. 

Ao final das 4 semanas de imersão e desenvolvimento, as 12 equipes selecionadas se reuniram para o Demoday, momento em que os participantes apresentaram as ideias trabalhadas nessa primeira etapa da jornada para uma banca avaliadora. O evento foi realizado no modelo híbrido, com equipes se apresentando tanto remotamente, quanto presencialmente, no auditório da CESAR School, nossa escola de inovação.

A banca, então, ficou responsável por identificar 5 propostas que serão pré-aceleradas pelo CESAR, dando início à segunda etapa da Jornada do Intraempreendedor. 

As escolhas da banca se dividiram em diferentes temas, contemplando uma gama de desafios mapeados pelo CESAR, dentre eles, escalar as vendas dos produtos educacionais, otimizar nosso ecossistema de inovação aberta, novas soluções com tecnologias emergentes e criação de negócios de impacto orientados por pautas ESG.

As cinco ideias aprovadas já estão em evolução dentro do CESAR, evidenciando que o bootcamp, como primeira fase da Jornada do Intraempreendedor, rendeu os frutos desejados e fomentou, mais ainda, a cultura de inovação presente no CESAR, oferecendo, além disso, soluções estratégicas, escaláveis e inovadoras, capazes de impactar verdadeiramente negócios e pessoas.

No vídeo a seguir, confira como foi essa experiência para o CESAR e seus colaboradores:

 

Dê início a uma Jornada de Inovação na sua empresa por meio de intraempreendedores

O programa “Jornada do Intraempreendedor” é voltado para organizações que querem transformar sua cultura através da inovação, de forma descentralizada e por meio de seus colaboradores. Esse programa fortalece a Cultura de Inovação entre as pessoas, apoiando a adoção de uma mentalidade para inovar, de forma multidisciplinar, trabalhando cultura, colaboração e resultados. 

Entre os benefícios de começar a Jornada do Intraempreendedor estão: 

  • identificar desafios e oportunidades vinculadas à estratégia da organização;
  • Garantir o engajamento dos colaboradores em ações de inovação;
  • Habilitar uma mentalidade inovadora e empreendedora nos colaboradores;
  • Entrega de resultados concretos que possibilitam a tomada de decisão para criação de novos produtos, serviços, negócios e processos.

Gostou de conhecer o Bootcamp CESAR e ter um primeiro contato com a Jornada do Intraempreendedor? 

Neste case, trouxemos o programa realizado dentro do CESAR, porém, esta iniciativa inovadora também pode ser personalizada e adaptada para a realidade e os desafios da sua empresa.  Entenda como cocriar a sua Jornada do Intraempreendedor em parceria com o CESAR, fale com um consultor.

Comentar