logo
EN
HomeConteúdosInsightsPessoas

4 min para ler


CESAR .


2021-12-23T00:00:00

Pessoas


4 características essenciais para uma liderança melhor

M.SC JIMENS LIMA | Consultor de Software no CESAR e M.SC MARCELO FERREIRA |Gerente de projetos no CESAR, professor na CESAR School e mentor da Global Alumni no programa de transformação digital | MIT Professional Education

Feliz, Otimista, Determinado e Abundante são características que bons líderes deveriam ter. A diferença entre pessoas com e sem estes comportamentos é o que difere o chefe do verdadeiro líder. Em projetos, costumamos ter dois tipos de líderes: o líder proativo pega uma bola quadrada e compartilha com seu time, essa sendo remodelada a 4 ou mais mãos, e líderes reativos, – ou melhor, chefe –, que segura a bola para si.

Entenda como ser esse líder no seu time

Este conceito foi introduzido pelo Caio Carneiro em seu livro: SEJA FODA, cujo significado é: FelizOtimistaDeterminado Abundante.

Em minha vivência como Consultor e Líder de projetos de Software, venho reforçando e discutindo habilidades essenciais que líderes precisam ter e compartilhar com seu time: empoderar, alinhar expectativas, engajar e vender o futuro.

1. Empodere o seu time!

Existe uma regra do exército americano que compartilho sempre com meus times, a Power to the edges; consiste em atribuir às suas tropas o poder de tomar decisões rápidas, sem a necessidade da aprovação do líder imediato. Em meus times todos possuem voz ativa, do estagiário ao engenheiro mais experiente. Formamos times autônomos, capazes de resolver problemas complexos, enxergando possibilidades de crescimento em escala na sua carreira, alinhadas com a estratégia da organização, resultando em colaboradores mais Felizes.

 2. Conheça o seu time e alinhe expectativas!

Sempre que um projeto inicia, o bom líder precisa nivelar cada membro do time, mapeando habilidades que vão além da senioridade, identificando pessoas que também possuam características de liderança, como o Otimismo. Elas serão as mais recomendadas para liderarem o projeto com você!

Lembre-se, líder, você tem a difícil missão de apresentar a sua visão de futuro para o seu time, quando você não tem uma visão nítida do futuro, pode ser que eles não consigam suportar o presente. Por isso, seja transparente com o seu time, — venda a sua visão! —,  assim eles também devem compartilhar a sua missão para com aquele projeto, lembre-se o time faz parte dele!

 3. Identifique e forme trabalhadores- Tipo 2!

Alguns anos atrás li um artigo muito provocador, que foi um ponto de inflexão em minha carreira, proporcionando uma mudança de mindset, criando ações dentro e fora e fora do CESAR.

O artigo: Que tipo de trabalho fazem os engenheiros de software que ganham $500 mil por ano? Que tipo de tarefas ou habilidades fazem deles tão valiosos? E como você pode replicar o sucesso deles?

Antes de qualquer coisa, costumo dizer que ninguém nasce nato. Ninguém é um líder nato. Liderança é algo que pode ser aprendido e aprimorado!

O trabalhador tipo 2 é desejo de qualquer organização, colaboradores que “cavam” uma solução e trazem um time inteiro consigo!

O CESAR é uma empresa que reconhece e motiva os seus colaboradores a serem cada vez mais proativos. A nossa missão: melhorar a vida de pessoas e organizaçõesDE FATO É

Um dos papéis que enxergo em um líder é o de formar times do tipo 2 [novos líderes], que tenham visão crítica, que não aceitam um NÃO como resposta padrão, são pessoas dispostas a buscar o SIM. O Líder precisa ser Determinado! Sustentado por três princípios: visão, coragem e competência! 

4. Venda uma visão de futuro para o seu time! 

Um bom líder precisa entender quais anseios do seu time, saber como contribuir com o crescimento individual, definindo estratégias e OKRs (Objective and Key Results) para que o colaborador possa saber quais caminhos trilhar. O líder precisa apresentar aos seus liderados que “o maior inimigo do que você mais quer é aquilo que você quer agora!”. Por isso a importância de ter as expectativas do seu time alinhadas. 

Quem nunca recebeu uma pergunta de alguém do seu time: O que falta para chegar em tal nível? Respondo com três perguntas:

  1. O que você tem feito para chegar neste nível?
  2. Tem atingido os seus objetivos?
  3. Tem sido Abundante com os demais membros do time?

Agora que todos sabem algumas habilidades essenciais para ser esse líder, tenha a visão clara de como você pretende chegar e como. Estude, aprenda novas habilidades [fora da sua área que tirem da zona de conforto], mostre os seus resultados para o time, eles serão a prova da sua capacidade de execução, seja  instigue com a visão que o futuro pode te proporcionar e tenha sede do sucesso [o sucesso deixa rastros].

Quer vir trabalhar no CESAR? Temos vagas para pessoas desenvolvedoras, engenheiras de software, dados e testes, e designers.  Inscreva-se 


liderança