logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

4 min para ler


CESAR .


2022-12-05T00:00:00

Tecnologia


Como o Code Bootcamp otimizou a automação de testes no CESAR?

Por Brunna Arruda, QA engineer e Renan Oliveira, Software Test Engineer do CESAR.

O Code Bootcamp é um evento similar a uma maratona de codificação, iniciativa que consiste em focar, exclusivamente, em atividades de automação ao longo de um dia, especialmente no desenvolvimento de novos casos de teste automáticos, exigindo uma preparação e objetivos bem definidos, e transformando a realidade de automação de um projeto em pouco tempo e com esforço conjunto. 

Como surgiu?

Um dos grandes desafios de uma das equipes de teste do CESAR era dispor de tempo para atividades de automação, uma vez que o time era responsável por todas as atividades do processo de testes, incluindo as execuções manuais que tomavam a maior parte do tempo. 

A partir de diferentes dores levantadas pelo time, em 2019 surgiu a ideia de separar pelo menos um dia totalmente dedicado para automação, com a ciência da empresa e do cliente.

Considerando o grande escopo de atividades e responsabilidades do time, a automação não costumava ser uma prioridade. No entanto, era um desejo de todos ter mais prática e vir a realizar a maioria dos casos de teste manuais com automação, para reduzir o esforço gasto e ter sempre o feedback do status da saúde das funcionalidades.

Logo nas primeiras sessões de teste foi possível notar ganhos: todos do time se tornaram ainda mais focados, com objetivos em comum, trabalhando juntos em um ambiente diferente, com um processo mais dinâmico, com metas bem planejadas e com uma maior motivação. 

Assim, foi possível conquistar o resultado pretendido: o número de casos de teste automatizados em apenas um dia tornou- se maior do que o realizado em alguns meses. 

Qual é o objetivo principal?

Inicialmente, o objetivo do programa foi focar em casos de teste, ou seja, na criação de scripts automáticos para cobrir as centenas de testes manuais existentes.  Com o passar do tempo, outros tipos e atividades de automação foram sendo integradas ao Code Bootcamp, como, por exemplo, o desenvolvimento de ferramentas ou refatoração dos scripts já existentes. 

Além disso, devido aos benefícios proporcionados ao time, a atividade passou a ser realizada quinzenalmente, sempre que possível, com todos os membros do time participando de todas as atividades relacionadas ao bootcamp. 

Dessa forma, a iniciativa passou a interessar membros de outros projetos que viram no Code Bootcamp uma oportunidade de progredir nas atividades de codificação, trazendo ainda mais insights sobre o que poderia ser realizado durante o evento. 

Quais são as atividades realizadas no bootcamp?

1. Configuração do ambiente: Instalar as ferramentas necessárias para possibilitar a realização e execução dos testes automáticos, como IDEs, plugins e bibliotecas;

2. Automação de novos testes:  Criação de scripts para executar casos de teste de forma automática, reduzindo procedimentos que são executados manualmente e diminuindo o envolvimento humano em tarefas repetitivas.

3. Refatoração de códigos antigos que não funcionam mais: Geralmente, em razão das atualizações que acabaram ocorrendo nos dispositivos, seja uma alteração de UI, mudanças de requisitos do software, entre outros. 

4. Implementação de melhorias: Atividades de otimização dos scripts do framework de testes e dos próprios casos de teste, de forma a aprimorar a performance, legibilidade e integrar padrões e bibliotecas;

5. Desenvolvimento de soluções/ferramentas: Automação de tarefas realizadas pelo time, que antes eram feitas manualmente, como também implementação de ferramentas de suporte às atividades e processos;

6. Treinamentos: Cursos e suportes realizados pelas pessoas do time no intuito de ganhar conhecimentos.

Benefícios para clientes 

Um dos grandes dilemas encontrados durante a execução dos primeiros Code Bootcamps, era identificar qual seria a percepção do cliente sobre a dedicação total do time em automação durante o bootcamp. Porém, os resultados que a automação traz ao projeto, quando bem empregada, já são fatores que beneficiam e justificam todo o esforço. 

São eles:

  • Uma maior cobertura automática;
  • Redução no esforço manual;
  • Feedback rápido sobre a saúde das funcionalidades;
  • Execuções mais frequentes;
  • Confiança na equipe em relação ao comportamento das aplicações;
  • Capacitação do time e resultados rápidos. 

No final dos primeiros bootcamps, o cliente ficou muito satisfeito e apoiou cada vez mais essa iniciativa, já confiando no planejamento e realização do evento na periodicidade definida pelo grupo.
 

automação de testes
Fonte: o autor

teste de software