Painel SXSW 2022 com palestrantes no palco e uma grande tela exibindo um homem falando para uma plateia sentada em um auditório.

Três pontos que as palestras iniciais da South by Southwest trazem para pensarmos no futuro

Um dos maiores festivais de inovação e tecnologia do mundo, o SXSW mostra os principais debates da atualidade na área

Desde o último dia 11, ocorre em Austin, Texas, Estados Unidos, um dos maiores festivais de inovação e tecnologia do mundo. O South by Southwest (SXSW) é prestigiado pelos maiores nomes do setor e é um grande centro de debates e tendências das inovações com as quais o mundo pode lidar daqui para a frente.  E o CESAR acompanha de perto cada palestra sendo realizada no evento. Nas palavras do CEO do Centro, Eduardo Peixoto, já nesse começo de evento é possível vermos temas relevantes e que nos trazem um olhar muito importante sobre o futuro em diversas áreas: de saúde à educação, do combate à pobreza ao uso de inteligência artificial em nosso cotidiano. 

A seguir, Eduardo destaca os principais pontos debatidos até aqui. 

Inteligência Artificial mais presente na medicina preventiva
O debate sobre a saúde esteve em alta nos últimos dois anos e veio para ficar. Quem soube aproveitar o momento foi o mundo da tecnologia: as healthechs – como são chamadas as startups que atuam na área da saúde – tiveram um boom durante a pandemia e serviços como o de telemedicina se destacaram.

O SXSW, porém, traz uma visão ainda mais avançada para o setor de medicina: a possibilidade de que a inteligência artificial seja utilizada na detecção e prevenção de doenças. “É uma lógica muito usada no nosso dia a dia: o aprendizado de máquina e o processamento de linguagem natural passam a ajudar na detecção precoce de doenças. É como se a Alexa ligasse para o seu médico e recomendasse testes para detectar uma doença, como o Alzheimer, por exemplo, com antecedência, ajudando em seu tratamento ou prevenção”, comenta o CEO. 

Conhecimento sem fronteiras
A pandemia mudou a educação em poucos meses mais do que o último século havia conseguido fazer. Não só aulas à distância foram implementadas, mas também a tecnologia passou a ser fator onipresente na educação, do ensino fundamental ao superior. 

No South by Southwest, essa mudança pela qual o conhecimento vem passando tem sido um debate em alta. “A pandemia nos trouxe a clara noção de que o mundo do conhecimento não possui fronteiras, e essa clareza vem por termos acompanhado a criação de novos polos de tecnologia que ampliaram esse alcance nos últimos anos. O modelo do conhecimento está se reinventando rapidamente e novos centros de inovação estão nascendo para se juntar a nomes como o do Vale do Silício, por exemplo”, diz Peixoto. 

Desigualdade social no mundo pós-pandêmico
Uma das principais preocupações trazidas no começo do evento é justamente sobre um dos principais impactos que dois anos de pandemia trouxeram ao redor do globo: o aumento da desigualdade social, da pobreza e também da disparidade digital. 

“Um dos impactos debatidos com maior intensidade nesse começo de evento, e para o qual vamos precisar de muitos esforços e união, é o crescimento da desigualdade. As palestras têm batido na tecla de que precisará haver um esforço conjunto e global para que esse aumento de pobreza e miséria seja revertido. E a tecnologia vem sendo entendida como fator fundamental para vencermos essa batalha”, reforça Eduardo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *