CESAR aprofunda entendimento sobre o carbono azul em manguezais pernambucanos

O CESAR, o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, participou da facilitação de um pré-projeto junto à Repsol Sinopec Brasil (RSB). A iniciativa representa um passo importante na demonstração de como as Soluções Baseadas na Natureza (NBS – Nature-Based Solutions)* são estratégicas e reforçam o papel do setor de energia na mitigação dos impactos climáticos provocados pelo efeito estufa.

O encontro proporcionou a conexão entre universidades (CESAR School, UFRPE e UFPE), pesquisadores, startups (como a Treevia), organizações não governamentais, consultores técnicos e representantes do poder público municipal e estadual no avanço das pesquisas em torno de soluções capazes de moldar um setor de energia mais sustentável.

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SEMAS) e a diretoria de sustentabilidade do Complexo Industrial de Suape também apoiaram as atividades.

Leia também: Com solução criada pelo CESAR, Porto de Suape se torna referência nacional em digitalização e automação logística

Foi realizada uma visita técnica a diversos manguezais ao longo de 106 km da costa litorânea pernambucana, com o objetivo de compreender a dinâmica do carbono dentro do ecossistema do manguezal e suas contribuições para a captura e armazenamento de gases do efeito estufa.

Leia também: ESG NOW: em parceria com o CESAR, startup inova com assistente virtual de IA para impulsionar práticas ESG

*As Soluções Baseadas na Natureza são estratégias que utilizam os próprios processos e elementos naturais para enfrentar desafios sociais, ambientais e econômicos.

 

Quer entender como o setor de O&G pode inovar no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis? Faça o download do nosso E-Book gratuito: Descarbonização para um futuro sustentável: Inovações no setor de Óleo e Gás!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *