VANT

Projeto do CESAR com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) para desenvolvimento de um Sistema VANT -Veículo Aéreo Não Tripulado- focado na inspeção de linhas de transmissão. O objetivo é utilizar as aeronaves para a detecção de defeitos ou não conformidades e subsidiar os trabalhos de manutenção. A intenção é agilizar e aperfeiçoar o serviço, além de reduzir custos.

No geral, a inspeção aérea é feita por helicópteros tripulados, mas a tecnologia de robótica aérea dos VANTs é capaz de reduzir os custos dessa operação. Além disso, a mesma tecnologia pode ser aplicada em muitas outras áreas. As aeronaves podem sobrevoar, em um trajeto pré-programado, a área ou equipamento monitorado, com uma câmera que mostra em detalhes o sistema. Se constatado um defeito, uma equipe em terra é acionada para ir ao local e fazer o reparo.

Esta experiência consolida o CESAR entre os principais institutos de pesquisa do Brasil no desenvolvimento de tecnologias desta categoria. A plataforma aérea do sistema também é capaz de voar através de ambientes sujeitos a fortes rajadas de vento. Durante o voo, a aeronave capta imagens que permitem a visualização de seus elementos, como por exemplo, cabos, emendas, espaçadores e isoladores. Quando necessário, as manobras podem ser comandadas por uma estação remota com um piloto humano que tem a sua disposição monitores que reproduzem em tempo real as imagens captadas pelas câmeras.

No processo de criação, foram desenvolvidas diversas tecnologias no âmbito de VANTs. A operação e manutenção desses sistemas também exigiram um desenvolvimento técnico da equipe envolvida no projeto. Foram testadas várias abordagens e disponibilizados veículos de diferentes tecnologias. Sendo consideradas as características de cada uma delas, como combustível, nível de vibração e autonomia. Com esse projeto, foi possível disponibilizar equipamentos que contemplam os requisitos do projeto e validar tecnologias mais recentes, que estão em desenvolvimento. A criação de sistemas de controle de tempo real coloca a equipe em um elevado patamar de inovação tecnológica.

Foram realizados testes de inspeções de linhas de transmissão de energia elétrica com quatro protótipos disponibilizados e os requisitos foram atendidos, validando diferentes abordagens tecnológicas de VANTs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *