Vagalume

A massificação da banda larga no Brasil através do programa PNBL encontra dificuldades na entrega do sinal de Internet ao consumidor final, a chamada “última milha”. O WiFi é o padrão adotado, porém seu alcance é limitado, dificultando o acesso aos moradores de regiões remotas.O CESAR, identificando a oportunidade de levar WIFI para regiões remotas, realizou uma parceria com a Elcoma para a concepção de uma solução capaz de atender a necessidade, o roteador Vagalume.

O Vagalume é um roteador de baixo custo que propaga o sinal Wifi em vastas áreas sem a necessidade de cabeamento. Esta propagação é alcançada através do protocolo de rede Wifi Mesh (em Malha). O CESAR trabalhou em parceria com a Elcoma em todo o ciclo da inovação. A oportunidade de negócios foi identificada através de pesquisas e consultas ao mercado, seguida de sessões de ideação. O financiamento do projeto também foi desenhado e executado pelo CESAR, o qual propôs a Elcoma buscar recursos de P&D com o programa de Subvenção Econômica da FINEP, elaborando todo o projeto técnico e plano de negócios submetido ao Edital de Subvenção. Uma vez contemplada com recursos de P&D da FINEP, a Elcoma contratou o CESAR para o desenvolvimento do roteador em conjunto com sua equipe e também para transferência de conhecimento tecnológico para sua equipe. Por fim, através de uma consultoria de planejamento estratégico de tecnologia, o CESAR ajudou a Elcoma no desenho do modelo de negócios para o Vagalume.

A solução rodou em 3 pilotos em alguns estados brasileiros, como Maranhão, Pernambuco e Distrito Federal. Os resultados foram bastante positivos e atualmente o Vagalume vem sendo bem aceito no setor privado. Desde seu lançamento, no final de 2014, mais de 200 equipamentos foram instalados em locais de alta densidade de acessos, quando o alto volume de conexões e transferência de dados ocorrem. Universidades, eventos, praças públicas e shopping centers estão entre os locais onde a solução atende de forma inovadora a necessidade de acesso à banda larga.

O Vagalume proporcionou para a Elcoma uma guinada em sua estratégia de negócios, permitindo a empresa ingressar no mercado de soluções de “networking”, diversificando suas ofertas de produtos e serviços além do já saturado mercado de fabricantes de computadores. Para o CESAR, a experiência fortaleceu seu posicionamento no mercado como um parceiro de negócios. O centro de inovação acumulou aprendizado em todas as áreas e disciplinas envolvidas na concepção, desenvolvimento e comercialização da inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *