Neoenergia: Design e Inovação para melhoria operacional e da experiência do colaborador

A Neoenergia é uma companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados , os seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP) atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4,1GW em geração, sendo 90% de energia renovável, e está implementando mais 1GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 679 km de linhas em operação e 4.862 km em construção.

O NeoMOP surgiu pela constante busca da Neoenergia pelo incremento da eficácia e eficiência de seus processos internos. Com uma equipe dedicada ao desafio de atender a todos esses clientes, a empresa buscou viabilizar que houvesse o máximo de efetividade e simplificação no registro das horas de trabalho de seus colaboradores atuando em projetos de investimento.

  • Entre 4 horas e 1 dia de trabalho era o tempo total empregado mensalmente pelos colaboradores para viabilizar o registro e sumarização do volume de horas em atividades de investimento.
  • 27% das horas trabalhadas pelos eletricistas fora do horário comercial (os chamados serviços de prontidão) tinham seu registro precário.

Além de descomplicar a vida dos funcionários através de um processo mais fácil, natural e intuitivo, as horas trabalhadas em projetos de investimento, proporcionam benefícios contábeis. E esse foi o desafio no qual o CESAR mergulhou para buscar soluções inovadoras com tecnologia e design, tornando a Neoenergia pioneira em desenvolver esse tipo de controle dentro do mercado brasileiro.

Nossa abordagem

Ao longo de 11 semanas, um time do CESAR fez uma imersão completa na empresa para entender com profundidade os detalhes do nosso desafio e delinear os melhores caminhos para resolvê-lo junto com os colaboradores da Neoenergia.

12 entrevistados | 20+ horas de entrevistas

A principal descoberta foi que o sistema então utilizado para o apontamento das horas provocava uma sobrecarga em setores específicos da empresa e, sobretudo, redução de eficiência operacional e contábil por não ser tão intuitivo.

Co-criação e design participativo

Priorizando a participação ativa de pessoas que serão impactadas diretamente pelo projeto, partimos para a co-criação: uma semana para concretizar nossos achados, testar teorias e identificar problemas no uso atual.

O resultado final foi o protótipo não funcional de um novo sistema, com uma interface simplificada, que facilita a vida de todos e melhora o acesso a informações. O protótipo do sistema passou pela validação de colaboradores que não participaram do processo de criação como um teste para entender se a solução era mesmo clara e intuitiva para todos.

Resultados

Mais do que opiniões positivas, o protótipo foi aprovado por 96.25% das pessoas que o testaram por meio do SUS (System Usability Scale), que mede a usabilidade de um sistema.

Além disso, o projeto, mesmo com curta duração, ajudou a equipe da Neoenergia a entender melhor as demandas de cada setor da companhia, que aprendeu com as metodologias colaborativas a enxergar os resultados da empresa de forma coletiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *